Livro conta quantidade de palavras ditas por mulheres na Bíblia

Uma reverenda da Igreja Episcopal do estado de Minnesota, Estados Unidos, resolveu pesquisar quantas palavras foram ditas por mulheres na Bíblia fazendo um estudo com auxílio de outras três mulheres.

Lindsay Hardin Freeman conseguiu identificar 14.056 palavras ditas por mulheres citadas na Bíblia. O livro sagrado traz a fala de 93 mulheres, mas apenas 49 delas tiveram seus nomes revelados e juntas são donas de apenas 1,1% das palavras encontradas no Antigo e no Novo Testamento.

Freeman revelou que ficou surpresa com o fato de nenhum estudioso ter se comprometido a fazer essa conta. O projeto realizado por ela tinha como objetivo identificar cada mulher que aparecesse falando na Bíblia e contar quantas palavras elas pronunciaram.

Os resultados dos estudos foram publicados no livro lançado em setembro do ano passado com o título “Bible Women: All Their Words and Why They Matter” (As Mulheres da Bíblia: Todas as Suas Palavras e Por Que Fazem a Diferença), ainda sem tradução para o Brasil.

Ao concluir a obra, Freeman reclama da mulher ser silenciada nas igrejas cristãs, enquanto a Bíblia mostra que elas tiveram sua importância para a história. “Nós, por algum motivo, nos esquecemos do testemunho das mulheres na Bíblia pelos últimos milhares de anos e todas as contribuições que elas fizeram para a fé e para a história do mundo”.

O professor de “O Novo Testamento” no Seminário Teológico de Lancaster, Greg Carey, disse ao The Huffington Post que a obra da reverenda presta “um serviço valioso” por desvendar a participação e a histórias dessas mulheres.

“Ao trazer essas mulheres e suas histórias a um lugar só, Freeman abre uma oportunidade para que nós as vejamos como um todo”, disse Carey que também concorda que a Bíblia dá pouco destaque para as mulheres.

A autora separou seu livro por capítulos seguindo cada livro da Bíblia e narrando um pouco a história das mulheres que participaram das histórias. A análise despertou sentimos diversos em Lindsay Hardin Freeman e em suas colegas. “Nós fomos transformadas; o nosso pequeno grupo de quatro pessoas se transformou. Choramos e rimos com essas histórias. Nossa fé aumentou.”