Resistência

“E Asa clamou ao Senhor seu Deus, dizendo: Senhor, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força. Acuda-nos, pois, o Senhor nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. Senhor, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem.” II Crônicas 14:11.

Dez anos antes, Asa havia começado uma limpeza e santificação no povo. Filho de um rei idólatra, ninguém sabe porque razão decidiu impulsionar semelhante mudança. A Bíblia apenas nos conta de sua decisão de fazer com que o povo abandonasse os ídolos falsos e voltasse a Deus. Ele começou em sua casa e conseguiu que todo o povo o imitasse.

Houve prosperidade, paz e melhoras na qualidade de vida durante dez anos. Mas de repente apareceu um problema muito grave. Nem sempre por ser fiel a Deus as coisas saem bem. Sem razão aparente, o reino de Asa se viu ameaçado. Vinha um exército etíope de um milhão de soldados para invadir seu reino. Não havia nenhuma possibilidade humana de ganhar a batalha. Era um problema numérico. Perdiam seguramente.

O problema era desesperante, uma situação nova, imprevista, que ameaçava sua segurança. Assim Asa faz a única coisa que sabe fazer bem. Invoca a Deus para que Ele faça o milagre. Depositou sua confiança em Deus, porque sabia que Deus era poderoso para responder e ajudá-lo.

Asa vai para a batalha com seu pequeno exército e invoca a Deus pela vitória. Ele sabia que Deus tem o poder para ajudar ao poderoso e ao fraco, ao que merece e ao que não. A misericórdia de Deus alcança a todos. E Deus responde. O maior exército da época é derrotado sem haver lançado uma flecha. Ninguém pode opor resistência a Deus.

Contra quê está lutando hoje? Qual é seu inimigo que tem nas cordas? Talvez seja um cristão fiel, e teve dias bons e agradáveis. Mas agora está em meio de um problema que não tem solução, que é demasiadamente grande para que possa resolver. Causa-lhe inquietude e temor. Não enxerga a saída e se angustia.

Asa lembra você de que Deus pode ajudar igualmente ao forte e ao fraco. Deus está perto e pode ajudar você. Não importa quão grande seja seu problema. Deus é maior. Nada o resiste.

REFLEXÃO: Ninguém pode se opor a Deus.

Notas:

Traduzido por Thaíse Dias Lima

por Daniel Perez Cliffe