Reprovado na vistoria

Essa aconteceu comigo quando fui contratar um novo seguro para o meu carro.

Como de praxe, me mandaram fazer a vistoria do veículo. Chegando lá, o vistoriador bastante atento aos detalhes do meu Corsinha 95, fez as anotações e pediu que eu assinasse o documento. Todo satisfeito fui pra casa com meu carro segurado.

Vinte dias depois, recebo uma carta da Seguradora, comunicando que meu seguro estava sendo rejeitado com base no laudo da vistoria. Fui até a agência, onde foi confirmada a rejeição e me devolveram o dinheiro que havia pago pelo seguro.

Fiquei bastante indignado. Reclamei com o pessoal do Banco, pois tinha recebido socorro logo depois da vistoria, quando o carro teve uma pane elétrica. Prova de que o seguro estava valendo. A funcionária me explicou que enquanto o laudo da vistoria não chega à Seguradora, o seguro fica garantido, mas tão logo recebem o resultado, ratificam ou não, e no meu caso ele estava sendo rejeitado.

Motivo? Vazamento de óleo no motor! O quê? Vazamento de óleo? Mas o carro foi revisado há pouco tempo! Isso não é possível! Resolvi então ligar para o dono da empresa responsável pela vistoria. Ele gentilmente pediu que verificassem o fato e em seguida um empregado me confirmou: vazamento de óleo no motor!

O pior foi ouvir minha Fofinha dizer depois: Eu falei pra você que tinha umas gotinhas de óleo na varanda e você nem ligou!

Bem queridos, essa história me ensinou algumas lições que quero compartilhar com vocês.

1- Dê importância aos pequenos problemas

Creio que a maioria das pessoas é como eu. Só pára o carro para manutenção quando ele pára primeiro por defeito. Na vida cristã infelizmente às vezes acontece o mesmo. Não damos a devida importância aos pequenos problemas, tentando administrá-los, e num belo dia o probleminha vira um problemão. São mentirinhas faladas para ocultar algo, são questões mal resolvidas entre irmãos, são pecados praticados e não confessados, etc. Para não ter que amargar um problema espiritual mais sério, é melhor tratar os pequenos. A Palavra de Deus nos diz “Aquele, pois, que pensa estar de pé, cuidado para que não caia”. (I Coríntios 10.12).

2- O Vistoriador é Excelente!

Minha primeira reação foi de raiva do vistoriador. Afinal, precisava ser tão rigoroso assim na vistoria? Irmãos, existe um Vistoriador por excelência. Aquilo que outros não vêem, Ele vê. Olhares que outros não percebem, Ele percebe. Conversas que outros não escutaram, Ele escutou. Negócios que outros não presenciaram, Ele testemunhou. Nada lhe passa despercebido. A Palavra de Deus nos diz (Salmo 139. 1-2). Esse Vistoriador é Jesus Cristo que a tudo vê. Oxalá sejamos todos aprovados durante Sua Vistoria!

Sucesso a todos!

Ah! Eu já ia me esquecendo. Fiz a manutenção do carro, corrigi o vazamento e já contratei novo seguro.