Perseverança: O desafio nosso de cada dia

“Mas aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24.13).

Quem de nós nunca foi vítima de uma vontade quase incontrolável de desistir? É uma tentação quase irresistível, e todos os humanos já foram submetidos ao teste de continuar quando todas as opções apontam para o fim da linha.

É uma crise no relacionamento que aponta para o distanciamento definitivo, é o desânimo que sugere a desistência do curso, é um desgosto que parece conduzir ao esfriamento da fé, e tantas outras situações que mostram as penumbras da trilha do “game-over”.

Exatamente nessa hora, a desafiadora palavra PERSEVERANÇA precisa convolar-se em uma atitude ousada, para que se consiga ver o final feliz dos projetos da nossa vida. Numa definição pessoal, PERSEVERAR é a decisão de fazer alguma coisa além do que a circunstância mostra ser possível. E é exatamente aí que está a incrível diferença entre os que recebem o nome de “vitoriosos” e os que são adjetivados de “apenas competidores”.

Não desistir nunca será um ato único, é uma tarefa cotidiana. São pensamentos e ações que precisam estar todos os dias na nossa pauta principal. É como se levantássemos a cada manhã e falássemos à nossa própria consciência: hoje eu renovo meus votos de tentar mais um pouco, de não ceder às pressões e de não recuar diante dos desafios que terei. Dizer isso sem saber o que há de acontecer nas próximas 24 horas, mas com a certeza de que a atitude corajosa garantirá vigor e atrairá a ajuda de Deus por meio da fé.

Jesus considerou nossas batalhas, imaginou nossas reações de frustração, teve consciência de que a multiplicação da iniquidade traria um peso maior à labuta em busca do alvo maior, que é a vida eterna, mas não nos omitiu a informação de que isso não serviria de justificativa aos que pensam em desistir.

Não consigo imaginar quais sejam as angústias que o tomam, ou os anseios que o apavoram, muito menos as perguntas que o ameaçam, também não sei dos medos que tentam bloquear sua estrada, mas existe um desafio a ser vencido. PERSEVERE! Muitas lágrimas podem ser evitadas e muitas lamúrias eliminadas se você continuar. Muitos sorrisos serão abortados se você desistir.

Perseverar hoje é abrir possibilidades para muitas conquistas e alegrias em um belo, promissor e longo futuro. Posso lhe fazer um honesto pedido? Por favor, seja qual for o motivo que você tenha, NÃO DESISTA ANTES DO FINAL!