Vida humana, obra em construção

“Então chegaram-se a ele, e disseram: Edificaremos currais aqui para o nosso gado, e cidades para as nossas crianças” (Números 32:16).

“SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” (Salmo 127:1,2).

“Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.” (1 Tessalonicensses 5:11).

OIKODOMEO – OIKODOME: Edifício; processo de edificação. a) Construção: do templo de Herodes, por exemplo (Mt 24:1; Mc 13:1–2); b) A igreja como “edifício” construído por Deus (1Co 3:9; 2Co 5:1; Ef 2:21); Edificar, fazer uma construção material: casa, torre, cidade. (Nm 32:16); Figurado – Desenvolver uma religião (Mt 21:33,42; Mc12:1,10;4:29;6:48,49); O processo de se promover a maturidade espiritual e semelhança a Cristo por parte dos cristãos: “edificação” (1Co 14:3,5,12,26; 2Co 10:8; 12:19; 13:10; Rm 14:19; 15:2; Ef 4:12,16,29). Fortalecer – Estabelecer os cristãos na fé em Cristo; promover a sua maturidade espiritual e semelhança a Cristo no modo de viver (At 9:31; 20:32; 1Ts 5:11).

Assim como construem-se casas e prédios, onde as “peças e elementos” são postos um a um, onde no final edifica-se grandes edifícios, podemos fazer pontes de relacionamentos e crescimento espiritual. O ser humano possui características criativas. O de construir, por exemplo, é uma delas. Isto se percebe claramente pelo universo de edificações e arquiteturas que existem pelo Brasil e pelo mundo. Nas cartas doutrinárias de Paulo ele usa metáforas e recomenda estabilidade, e o desenvolvimento espiritual como sendo algo facilmente adquirido através da contribuição mútua. Existe uma ênfase na comunhão entre os irmãos. Não dá para crescer sozinho. Uma grande obra se faz com muitas pessoas – um canteiro de obras da construção civil constitui-se de engenheiros, arquitetos, mestres, serventes e outros mais.

Sim, somos edificados através dos outros. O crescimento depende da contribuição de cada membro. É através dos dons e talentos que a edificação é promovida. Paulo na sua carta aos Tessalonicenses (5:11) vem consolidando um ensino de edificação mútua. “Falando acerca da morte física e da vinda de Cristo”. É exatamente nessa linha de raciocínio que ele inseriu a importância da vida comunitária, ou seja, através do encorajamento, podemos amadurecer e desenvolver esperança para além da morte. Vigiar para não ser surpreendido na vinda gloriosa de Cristo. Temos outro texto de Paulo quando ele escreveu aos Romanos 14:19. Nesse contexto, Paulo diz que o amor deve ser o aferidor de todas as questões da vida e da fé. Portanto, tudo que edifica o irmão está dentro dos padrões do reino de Deus. E tudo que não edifica o próximo está fora dos valores do reino. Sendo assim, entendemos que para edificar um irmão precisamos sacrificar as nossas próprias vontades e preferências.
Será, porém, um sacrifício bem recompensado, porque essa expressão de amor fará com que o corpo seja beneficiado pelo resultante crescimento (Ef 4:16). Para que o cristão possa desenvolver em sua vida o caráter e o comportamento de Cristo, terá que se valer do ministério de outros irmãos. Todo membro indistintamente, digo, individualmente recebeu de Deus responsabilidades, uma habilidade e um ministério que são essenciais à edificação de outros membros (Ef 4:16). Cada um com sua característica e individualidade, os fortes e os fracos, os leigos e os doutores, congregam-se e dependem-se mutuamente.

Cada edifício construído será uma porta aberta para promover novos relacionamentos. Haverá unidade e santidade de vida. A alegria e a paz dos membros atrairá outras pessoas para serem acrescentadas ao corpo. Quando a igreja cresce de modo qualitativo, ela também transborda de modo a se edificar quantitativamente (At 9:31), para finalmente e concordemente exercitar aquilo que Paulo diz: “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.” 1 Pedro 3:18.