Tirando força da fraqueza

“Sinto-me muito fraco e totalmente esmagado; meu coração geme de angústia” (Salmo 38.8).

É tão ruim quando olhamos para dentro de nós e percebemos o tamanho da nossa fraqueza! São momentos em que nos falta força para orar e ler a Bíblia e até falta ânimo para tomar decisões, faltam energias para vencer as tentações e, enfim, são momentos esmagadores.

É neste momento que o Senhor nos faz entender que a sua força é capaz de suprir todas as nossas fraquezas (2 Coríntioa 12.10), nos fazendo triunfar em Cristo acima de todas as nossas debilidades.

Quando olhamos para nós mesmos, não vamos encontrar nenhuma válvula de escape, nos veremos perdidos e condenados ao eterno fracasso. É isso que o diabo quer. Quer me ver destruído e abatido, esmagado e triturado. A sua obra é matar, roubar e destruir (João 10.10), mas a palavra de Deus afirma que o Filho do Homem veio desfazer as obras do diabo! Deus tem propósitos de vida abundante para todos os que são seus (1 João 3.8).

Todos nós temos uma fraqueza e lutamos contra ela insistentemente. É a melhor atitude que se deve tomar. Lutar sempre, desistir nunca. Paulo afirma em 2 Coríntios 1.7 que, da mesma maneira que participamos das tribulações, também Deus nos faz participar da consolação. Não podemos esquecer que o mesmo Deus que permite a fraqueza, providencia juntamente o escape. Ele é Deus de livramento!

Devemos viver lembrando de que se estivermos sozinhos, certamente perderemos nossa alegria, nosso entusiasmo e seremos consumidos pela nossa angústia. Mas quando entregamos confiantemente nossa vida inteira ao Senhor Jesus, veremos que as fraquezas têm diminuta importância se comparadas com a força e a grandeza de Deus que se revela em nós pelo seu poder e amor (Romanos 8.18).

Há um segredo que garante força e segurança para enfrentar a fraqueza. Abra a sua Bíblia e leia o que Davi diz, perceba o quebrantamento do coração dele, visualize a dependência que ele tinha de Deus e peça ao Espírito Santo para te ajudar a viver dessa maneira (e intensamente): “Quanto a mim, sou pobre e necessitado, mas o Senhor preocupa-se comigo” (Salmo 40.17).

Nunca permita que sua fraqueza seja maior que você, repreenda em nome de Jesus toda acusação e viva uma vida de constantes vitórias na presença de Deus. Lembre-se de que Deus te chamou para ser vitorioso e a palavra dele para você é esta: Você consegue! Revista-se de Deus e, assim como Ele venceu, seja vitorioso também. Você é um campeão de Deus! (João 16.33; Joel 3.10).

Que o Grande Rei te abençoe!