Movimento da Igreja Emergente ameaça fundação da igreja, diz Pastor

O movimento da Igreja Emergente está a procurar revitalizar a fé, mas pode acabar separando a Igreja de Cristo da Palavra de Deus, diz um pastor e teólogo Presbiteriano Reformado.

“Se as igrejas que abraçam o princípio da Sola Scriptura (só a Escritura) não conseguirem compreender e resolver as questões expressas na conversa da Igreja Emergente, poderemos perder uma geração inteira de crentes professantes”, diz o Reverendo Rutledge Etheridge, um professor adjunto de teologia sistemática no Seminário Teológico Presbiteriano Reformado (RPTS, sigla em Inglês) em Pittsburgh e pastor da Igreja Presbiteriana Reformada Providence.

Segundo Etheridge, o movimento da Igreja Emergente – conhecido pela metodologia flexível e pelos esforços para ser culturalmente relevante – procura reunir os pontos bons do passado do Cristianismo, pintando ao mesmo tempo uma nova imagem actual da fé. Aqueles familiarizados com o movimento dizem que os seus membros procuram viver a sua fé naquela que eles acreditam ser uma sociedade “pós-moderna”, e os seus líderes são frequentemente críticos em relação às igrejas evangélicas tradicionais e frequentemente valorizam muito as boas obras e o ativismo social.

Apesar de líderes Emergentes tais como Mark Driscoll, pastor da Igreja Mars Hill em Seattle, alegarem que o movimento é muito amplo, indo desde Cristãos doutrinários até Emergentes liberais, o último grupo constitui uma parte do movimento grande o suficiente para levar muitos conservadores a questionar o movimento inteiro.

Etheridge, cujos argumentos, como os de muitos outros, se dirigem contra a Igreja Emergente em geral e não especificamente contra o ramo Emergente, diz que a sua compreensão da natureza e conteúdo das Escrituras se revela prejudicial para a identidade e missão da Igreja.

“Se a Igreja Emergente eventualmente definir a Igreja de Cristo, então a Igreja como Cristo a definiu deixará de existir”, conclui o pastor Presbiteriano Reformado.

No próximo fim-de-semana, Etheridge irá apresentar três palestras, intituladas “A Crise de Identidade da Igreja: Sola Scriptura e a Igreja Emergente”, que abordará a conversa de grande alcance do movimento da Igreja Emergente sobre como viver a vida Cristã com autenticidade.

“Embora devamos aplaudir e aplicar grande parte do seu conteúdo, também temos de confrontar que ela é movida por uma antiga corrente filosófica que ameaça desde sempre desviar a Igreja de Cristo da fundação da sua fé – a Palavra de Deus escrita”, diz Etheridge, cujas palestras do próximo Sábado no RPTS são patrocinadas pela Reformation Society de Pittsburgh.

No seu primeiro seminário, “A Mecânica e a Missão da Igreja – Uma Nova Velha Conversa”, Etheridge irá examinar as principais questões levantadas pela conversa da Igreja Emergente e explicar por que é que essas questões são tão cruciais para a natureza, finalidade, e impacto da igreja no mundo.

No segundo, “A Igreja Emergente – Reforma ou Regressão”, o pastor de Pittsburgh irá demonstrar a forma como a crítica à igreja da parte dos líderes da Igreja Emergente, é alimentada por elementos da mesma filosofia que eles querem que ela rejeite. O seu pensamento e apelo vanguardista à Igreja é na realidade um convite retrógrado, declara Etheridge.

No terceiro seminário, “Sola Scriptura – Clareza no Meio da Confusão”, Etheridge irá chamar os Cristãos à confiança na Palavra de Deus e na capacidade que Ele lhes dá de realmente conhecê-la e vivê-la. A chamada será uma resposta aos detalhes de um apelo da Igreja Emergente a ser humilde na abordagem da Escritura, que Etheridge diz equivaler a um agnosticismo contrário às afirmações conhecíveis da Bíblia.