Amigo de verdade

“Procura vir ter comigo depressa… Somente Lucas está comigo. Toma contigo a Marcos e traze-o… Na minha primeira defesa ninguém foi a meu favor… Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças… O Senhor me livrará também de toda obra maligna.” II Timóteo 4:9-18

Quem precisa de inimigo tendo fulano como amigo? Já falou ou pensou isso de alguém? ou, o que é pior, alguém já disse isso sobre você? Não há dúvida de que ter bons amigos está cada vez mais difícil. Esse tipo de gente não se encontra facilmente nas escolas, no trabalho, na padaria, na vizinhança, e pra ser franco com você, nem nas igrejas.

O homem foi criado para relacionar-se com o seu Criador e com o seu semelhante, e é sempre bom ter um amigo por perto, mas não há dúvida de que, ao atravessarmos por momentos difíceis em nossa vida, é quando mais precisamos deles, e creio que esses momentos nos ajudam a ver quem são os amigos de verdade.

Amigo de verdade é o tipo de sujeito que jamais o deixa na mão, que jamais vira as costas pra você, que não fica longe na sua hora de aperto, e que nunca faria campanha para lhe derrubar. Amigo de verdade não apoia o seu erro e jamais puxa o tapete, que não lhe beija num dia e o ignora no outro.

Não podemos nos esquecer que somos falhos e por isso nossos relacionamentos são falhos e às vezes nos decepcionamos com alguém ou alguém se decepciona conosco. Agora, se estamos mesmo à procura de um amigo de verdade, temos que conhecer melhor o Amigo de Paulo, a Quem ele chamava de SENHOR.

Paulo tinha uns poucos amigos de verdade, mas quando precisou deles, nenhum estava por perto. Alguns porque fugiram; outros porque estavam longe e nada podiam fazer. Mas o seu Amigo de verdade, o Senhor Jesus, estava lá. Sim, Ele estava lá ao seu lado, encorajando-o, abraçando-o, enxugando suas lágrimas, entendendo o seu medo e suas fraquezas, defendendo-o contra os inimigos e protegendo-o contra as forças do mal.

Paulo sabia que podia contar com alguns poucos amigos, tais como Lucas e Timóteo, mas tinha plena consciência que o Único que sempre estaria com Ele era o Senhor Jesus.

Graças a Deus pelos bons amigos que Ele nos tem dado, por aqueles amigos do peito que estão sempre presentes, mas muito mais pelo amigo Jesus, o nosso Amado, pois Ele não permite que nada nos separe dEle e do Seu amor.

Jesus, o nosso Amigo de verdade, é muito maior do que esse mundo todo mas cabe dentro do nosso coração, afinal de contas, cada um de nós, juntos, cabemos dentro do coração dEle.