Ser fraco para ser forte

“Pois, quando sou fraco é que sou forte.” 2 Co 12:10

Por algum tempo tentei entender o que Paulo quis dizer ao escrever essas palavras aos coríntios. Porém, o entendimento destas palavras não era fácil. Afinal, como posso eu ser forte sendo fraco?

Olhando sem a devida atenção, parece loucura o que está escrito. Porém, este versículo nos ensina algo muito importante.

Voltando um pouco no texto, vemos que Paulo tinha um “espinho na carne” 2 Co 12:7. Não se sabe ao certo o que era esse “espinho”, porém, Paulo era atormentado por ele. Era, de certo modo, uma fraqueza de Paulo. Isso o atormentava tanto que ele pediu a Deus que retirasse o espinho, mas Deus não o fez. Por quê? Pois o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza! 2 Co 12:9.

Na fraqueza, o poder de Cristo em nós fica mais evidente: não é nossa capacidade que nos faz superar determinada situação, mas sim a atuação de Deus! É preciso reconhecer nossas limitações e entregá-las a Deus. Lembre-se: Ele pode TODAS as coisas.

Se você tem dificuldade em controlar seus pensamentos, ore a Deus, reconheça sua fraqueza, e deixe Cristo se manifestar em você. Já se a sua luta é em administrar seu dinheiro, deixe Cristo orientá-lo. Em nenhuma situação as coisas serão fáceis (afinal, é uma fraqueza), mas o poder de Deus pode ajudá-lo se você deixar. Você será forte para vencer qualquer fraqueza se reconhecer sua limitação e entregá-la a Deus. É Ele quem nos fortalece! Fp 4:13.

Por fim, conforme Paulo, devemos nos alegrar nas fraquezas. Parece loucura novamente, mas não podemos nos esquecer que é nestes momentos que a glória de Deus se manifesta em nós. É nestes momentos que podemos mostrar a todos o quão grande é o nosso Deus e o Seu amor por nós.