Quando a cisterna parece ser o nosso fim

O profeta Jeremias é um homem que foi constituído profeta antes mesmo de nascer. Antes de ter forma no ventre materno, Deus tinha um plano para sua vida Jr 1:5. Mas, mesmo sendo um homem que se alegrava pela Palavra Jr 15:16, ele também passou por momentos de dificuldade. No capítulo 38, versículo 6, lemos que ele fora lançado em uma cisterna cheia de lama e ficou atolado.

Nós também somos frutos de um sonho de Deus. Mas, em nossas vidas existem momentos em que também nos encontramos dentro de uma cisterna, nos sentindo rebaixados, inferiores e, até mesmo crendo que Deus se esqueceu de nós. Ou então, estamos atolados em meio aos problemas, à depressão, ao sentimento de perda, ao pecado e tantas outras situações que nos fazem ficar estagnados, incapacitados de seguir em frente.

Nestas horas, onde parece que a morte é o que nos resta, Deus traz um escape. Para livrar o profeta, Ele fez com que um eunuco fosse buscar ajuda perante o rei Jr 38:7-13 e os homens usaram cordas para retirar Jeremias daquele lamaçal. Deus também usa cordas para nos amarrar e nos manter bem firmes a Ele Os 11:3. Quando os problemas baterem à porta, quando as promessas demorarem a se cumprir, quando as acusações estiverem além da nossa capacidade e quando acharmos que não vai dar certo, basta lembrarmos que Ele é o nosso Deus Jr 30:22 que nos recompensará Jr 31:16 e nos alegrará Jr 31:13.

Ainda que tudo e todos digam que você não vai sair da cisterna lembre-se que é o Senhor quem diz que “há esperança para o seu futuro” Jr 31:17. Invoque-o, e Ele te responderá Jr 33:3. Mesmo dentro da cisterna, ainda há esperança para mim e para você.