Conheça o novo filme dos criadores de Prova de Fogo: Corajoso

Já está sendo produzido o quarto filme da Sherwood Pictures, produtora dos filmes Prova de Fogo e Desafiando Gigantes. Intitulado Corajoso, os atores afirmaram nesta terça-feira em uma entrevista que o filme toca em um nervo sensível à medida que mergulha nas vidas de quatro agentes da lei que fazem um compromisso de serem melhores pais.

Ken Bevel, que interpreta um dos quatro agentes disse que seu pai da vida real deixou a família depois de se envolver com drogas e álcool. “Isso realmente me magoou muito quando jovem, porque eu não tinha ninguém para me ajudar a tomar decisões e descobrir a vida”, disse.

Seu personagem, o xerife adjunto Nathan Hayes, também cresceu sem pai e tem o desafio de ser um bom pai para seus três filhos jovens. Também reflexo de sua vida real, Hayes se esforça para perdoar o seu pai que abandonou a família.

“Esse filme é realmente de bater no âmago de algumas coisas que eu não dava a devida atenção”, disse ele.

Alex Kendrick, diretor e co-escritor do filme, observou que Bevel se expressou naturalmente quando teve que filmar a cena em que perdoa seu pai. Apesar das semelhanças, no entanto, o porta-voz do filme insistiu em dizer que o personagem Hayes, não é baseado na vida do Bevel.

“Ele fez um teste como todos os outros”, disse Kris Fuhr, vice-presidente de marketing teatral da Provident Films, o grupo de marketing do filme. Fuhr acrescentou que quando o script foi escrito nenhum ator havia sido escolhido.

Paternidade

“Corajoso”, que é esperado para ser lançado em 2011, fala sobre a vida de quatro policiais em Albany, Geórgia, (EUA) que, ao dar o seu melhor no trabalho, não estão colocando os mesmos esforços para serem bons pais. Uma tragédia atinge a família de um dos oficiais, unindo os outros em torno dele. A partir desse fato eles prometem serem pais mais empenhados.

Os criadores do filme disseram que queriam destacar a promessa de Deus para “converter os corações dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais”. Cerca de 24,7 milhões de crianças americanas vivem sem seus pais biológicos. Os criadores do filme citaram as estatísticas do governo federal americano e revelaram que 63% dos suicídios são realizados por jovens, 90% de todas as crianças de rua são fugitivas e 85% de todos os jovens nas prisões vêm de lares sem pai.

“Deus chama a Si mesmo de nosso pai e um pai representa o Senhor aos seus filhos”, disse Stephen Kendrick, co-roteirista de “Corajoso”, no anúncio do filme. “Mas muitas vezes os pais desta geração estão deturpando a imagem de Deus e as crianças estão crescendo pensando que Deus é como o seu pai terreno”.

Kendrick disse que seu pai foi uma grande inspiração para o filme. Seu pai “quebrou a cadeia” e fez uma decisão consciente de ser um pai devoto aos seus filhos. “A mensagem de ‘Corajoso’ é realmente muito do que vimos no nosso próprio pai. É uma mensagem para os homens aprenderem a quebrar a cadeia, dizendo: ‘independentemente do que a cultura está fazendo, independentemente do que meu pai fez e não fez para mim, eu vou perdoá-lo, buscar a Deus como meu Pai Celestial. Eu e minha casa serviremos ao Senhor’”, disse Kendrick.

Ministério de Homens

Muitos pastores americanos participaram da visita ao set esta semana e manifestaram interesse em utilizar o filme como um recurso para ensinar homens a serem pais melhores. Kenneth Henderson, fundador do ministério “Cavaleiros da Verdade Inc”., disse que sua organização está discutindo como usar o filme quando ele for liberado.

“Temos uma crise na paternidade. Esse filme é tão oportuno”, disse Henderson, depois de ver clipes do filme na terça-feira. “Quando você vê tantas crianças sem pais por aí você enxerga como é importante recuperar as crianças. Nós definitivamente queremos usar isso como uma maneira de ajudar os homens a compreender como é importante o envolvimento na vida de seus filhos”.

Outros sucessos

A produtora Sherwood Pictures, dos irmãos Kendrick, foi fundada em 2002 e tornou-se uma sensação em 2006 com o lançamento do filme “Desafiando Gigantes”, que arrecadou mais de US$ 10 milhões em um orçamento de produção de apenas US$ 100.000.

Após o sucesso de “Desafiando Gigantes”, foi lançado “À Prova de Fogo”, que foi utilizado para salvar muitos casamentos. O filme foi produzido em 2008 com um orçamento de US $ 500 mil de bilheteria, mas agrega registrado US $ 33 milhões.

O livro The Love Dare foi anunciado pelo jornal New York Times como um dos mais vendidos e permaneceu entre os cinco primeiros por mais de um ano com três milhões de exemplares vendidos.

Stephen Kendrick, diretor de “Corajoso” disse que sua esperança para o mais recente filme não é sobre números de bilheteria, mas sobre a transformação no coração. “Nós queremos especialmente que os homens saiam do cinema dizendo: ‘que tipo de pai eu estou sendo, que tipo de pai que eu poderia ser?’ e perceber o papel crucial e influentes que têm”, disse ele.

“Se o pai está andando com o Senhor e ele está buscando Deus você tenderá a ver o resto da família seguindo o exemplo”, observou Kendrick. “Não estamos tão preocupados com a bilheteria, mas em pegar os corações dos pais”.