#336: Os evangélicos e as estruturas de poder

Paulinho DegaspariAdriana Degaspari, Pedro Dulci e Davi Lago (autor do livro Brasil Polifônico) se encontram para um papo politizado sobre a necessidade do nosso envolvimento com o poder público. Entenda o contexto da nossa jovem democracia, saiba a diferença entre laicidade e laicismo e conheça mais sobre o tema para se envolver com o interesse pelo bem comum.

Duração: 59 minutos

Siga irmaos.com também nas redes sociais:

Facebook: irmaos.com/facebook
Instagram: irmaos.com/instagram
YouTube: irmaos.com/youtube
Telegram: irmaos.com/telegram
WhatsApp: (19) 99731-9223

Para ouvir este programa, clique no play do player abaixo ou baixe o arquivo mp3 em seu computador. Se preferir, baixe o arquivo zipado. Para ouvir em um smartphone, instale algum aplicativo de podcasts e procure pelo Podcast irmaos.com.

CONTEÚDO RELACIONADO

  • Lourival Gonçalves

    Sou grato a Deus por Ele está levantando referenciais em nossos dias, desde o uso da tecnologia,que no caso aqui deixo um dica a você Paulinho pra convidar RODRIGO KASHIMA do site Igreja Multimídia pra um podcast,até as simples coisas que até então pensávamos serem dispensáveis ao Reino.Amo ouvir Davi Lago.Baixando.

  • Lourival Gonçalves

    Atualmente tenho tido bastante privilégio de ter uma grande gama de canais e vias onde me auxiliam no amadurecimento cultural e politicamente.O mais lindo de tudo isso é que estamos tratando de tais assuntos através do próprio cristianismo.Muitos dizem que talvez não tenhamos credibilidades ao tratarmos sobre política,cultura,temas como aborto,ideologia de gênero e etc por intenderem que isso provoca interrupções pelo fato de sermos cristãos.Por muito tempo construiu-se o pensamento que a participação dos cristãos na política era deletéria como citado no podcast. Hoje tenho visto,ouvido,podcast,livros,encontros em torno de tais assuntos.Digo boas produções,não polimistas de facebook.
    Atualmente tenho acompanhado alguns proeminentes que falam de uma igreja missional como Michael Goheen,Ed Stetzer,Ricardo Agreste. Quanto ao embate que as vezes enfrentamos, como bem colocou a Dri no podcast sobre o lixo, eu gosto muito de um e-book chamado CONTROVÉRSIA: Como um cristão lidar com debates do site VE.
    Eu gostaria de citar muitas outras coisas,mas deixo aqui em destaque algo que tem colaborado para meu crescimento junto aos jovens sobre o papel da Juventude na sociedade.É um bate-papo chamado TALK FREE (Conversa Livre).Esse encontros começaram por inspiração de irmãos.com.No TF tratamos dos assuntos que estão em voga e como podemos contribuir pra mudar a sociedade.Já falei aqui e digo que Deus tem usado grandemente essa ferramenta como via para potencializar o seu Reino.Paulinho disse que uma vez que o ministério de comunicação não é pra anunciar a igreja senão a Cristo.
    Algum tempo atrás tivemos grande alarde na mídia sobre a questão da arte.Recentemente achei uma moçada que chegou e tem mostrado como Deus se faz presente em algo que muitos diziam que era algo espúrio.Deixo o link dessa moçada aqui https://medium.com/@coletivotangente.
    Agora,tem alguém que tenho aprendido muito sobre a questão da política é o Pr e Deputado Carlos Bezerra Jr. http://carlosbezerrajr.com.br/
    Parabéns pelo belo Podcast e obrigado pela Box kkk

  • Luciano Maristela Rios

    Faltou o Davi dizer se pretende ser candidato…

  • Luciano Maristela Rios

    Gostei da ideia de verificar as estruturas de origem dos candidatos. Já estarei utilizando essa informação para formar minha convicção para o voto. Muito obrigado!

  • Daniel Nogueira

    Eu ouço na velocidade 2x e foi frenético mas muito bom!

    Costumo me munir de informações pra votar através de podcasts com temas políticos como Mamilos, NBW, Xadrez Verbal, Teologia de Buteco, Viracasacas, Petit Jornal entre outros. Acho quando perceberam uma inclinação política pra uma direção né… Hehehehe

    Abraços!

  • Stefan Yuri Wondracek

    É sempre complicado pensar em um cristão se envolver na política partidária devido a corrupção sistêmica. Então a gente fica na dúvida até que ponto o cristão terá espaço e força pra realmente fazer a diferença. Mas por outro lado se isso não acontecer, estaremos abrindo mão de nossa responsabilidade. Por mais dura que seja a luta. Ouvi os dois podcast IRMÃOS.COM e BTCAST, tem aquela repetida básica de algumas frases e ideias, mas se complementaram bem! Vale a pena escutar os dois.

  • valtencir d de miranda

    Sobre política e evangélicos no Brasil, penso que no geral, o nível de entendimento e consequentemente debate, é muito raso, tipo senso comum, pois basta algum candidato se declarar a favor de alguma pauta tida como cristã( família tradicional, contra o aborto…), ai então, sem uma discussão mínima sobre os temas ou sobre a veracidade das informações ou idoneidade daquele que se declara como, pode considerar-se quase eleito. Sei que pareço pessimista e até preconceituoso com relação aos cristãos, mas tenho visto debates nas redes sociais, de Pastores e Lideres evangélicos sobre esses assuntos, que parece que em politica existe o lado de Deus e o outro do capeta, e dou um exemplo, sobre marxismo cultural tão demonizado pelos protestantes, não digo que não exista em algum nível, mas fica parecendo que o outro lado é neutro de ideologias, ou que é cristão. Bom mas como foi dito no podcast, o cristão vive em duas esferas, cidadão do Céu e da Terra, e as vezes vão ser conflitantes, Deus nos dê de sua graça para não se impressionar alem do necessário com aquilo que é fugaz. Grande abraço.

  • Welington Leal

    Ótima iniciativa, padecemos por falta de conhecimento. Temos que conhecer todos os aspectos , contextos e variáveis do cenario político social que estamos inscritos. Sermos curiosos procurar nos informar, conversar com amifam e familiares. Verificar se promessas políticas são viáveis, úteis e se são cumpridas. Propor mudancas, se engajar e perseverar nessa caminhada com a forca de Jesus.

  • Vinicius Grimaldi

    Gostei bastante do episódio e nem achei que ficou tão corrido, não…
    Sinceramente, vejo que procuro saber pouco sobre os candidatos e, normalmente, busco informações a partir de sites de notícias e jornais. Procuro não votar em candidatos evangélicos visto as experiências que tivemos e quebro essa regra apenas em casos que conheço pessoalmente e, por isso, consigo atestar de seus testemunhos.
    Achei ótima a ideia de buscarem uma agenda para entrevista dos candidatos! Será que eles topariam? Abraços!!

  • Tiago Miranda Pedroso

    Gostei muito do episódio, ouvi primeiro o Btcast e depois aqui, por que esse assunto me interessa bastante. Eu costumo ouvir podcasts sobre política e atualidades como o do Nexo Jornal, que tem uma série só sobre política este ano e está muito bom, Mamilos e NBW. E também me atualizo principalmente em política pelo próprio Nexo Jornal que é independente e tem uma visão bem equilibrada dos assuntos e também pela newsletter do Meio pelos mesmos motivos. É isso, que Deus continue abençoando vocês. Um abraço.

  • Felipe Barbosa

    Excelente programa! Sobre as ferramentas, uso bastante o dicionário político do site Politize

    http://www.politize.com.br/dicionario-politica/

    É uma boa ferramenta pra entender alguns termos políticos, numa linguagem bem acessível. Outra dica excelente é a extensão pro chrome VIGIE AQUI que destaca, em qualquer site, os nomes de políticos que ocupam (ou ocuparam) cargos eletivos. Sempre que o nome de um político condenado, processado ou investigado aparecer, o Vigie Aqui grifa ele de roxo. Depois, é só passar o mouse por cima do nome para conferir a ficha judicial do político. É assustador, mas útil.

    http://www.vigieaqui.com.br/

  • Welber Martins

    Muito feliz com o Irmãos.com 🙂

  • Jessé Thais Beloni

    não tenho nenhuma ferramenta específica, geralmente busco diversas fontes para entender o fato com o objetivo de isolar um pouco do argumentos tendenciosos que mídia coloca.

  • Welber Martins

    Ao aprendi lendo livros como politica segundo a Bíblia, é igreja sinfônica, ouvindo podcasts e debatendo com gente que pensa diferente.

  • Flávia Amorim

    Muito boa a discussão com Davi Lago. Por mais programas com essa temática.
    Quero ganhar o livrooooo

  • Cláudio Antônio da Silva

    Muito bom este episódio, mantendo a marca irmaos.com, de sempre nos trazer excelentes assuntos que nos ajudam a pensar melhor e com mais consciência.