Sou Ana Del Pietra, tenho quinze anos, e sobrevivi ao terremoto que arrasou meu país.

Apagaram-se as luzes e a escuridão era tudo que se podia ver. O gosto de poeira entrava pelas minhas narinas e fazia arder meus olhos. Encolhi os ombros com medo, pois apesar de não estar vendo nada, ouvia gritos e barulho de paredes desabando. Um grito de terror misturado com dor ressoou perto de mim. Eu não tinha forças para me mexer, fiquei paralisada, embora não sentisse nenhuma dor, eu estava perplexa. Percebi que eu estava no meio dos escombros. Tudo tinha acabado. Cadê a Rose?

Naquela tarde tudo parecia normal. Eu percorri o caminho de sempre. Estranhei que minha prima Rose não tivesse aparecido na escola e resolvi visitá-la, afinal éramos apelidadas de “as gêmeas”, e não era pela aparência física.

Na verdade, fisicamente éramos bem diferentes. Eu, mais moderninha. Cabelos esticados, castanhos escuros, mas com uma mecha loira na frente, isso ressaltava mais a minha pele negra. Gostava de calça jeans, se bem que só tinha duas, e além disso, eu tinha ficado com bem mais meninos do que ela.

Rose não era assim. Parecia uma indiazinha, sempre de saia de tecido estampado, nem sempre combinando com a sandália ou com a blusa. A gente era pobre, mas nos divertíamos. Apesar disso ela tinha uma qualidade. Ela era sincera e lia a Bíblia todos os dias. Aliás, muitas vezes ela me convidou para ir à “Cabana”. Era assim que ela chamava o lugar rústico mal coberto e sem reboco, que ela e um monte de gente estranha se reunia para estudar a Bíblia, orar, e falar de Jesus. Se eu fui? Bom, eu detestava essas coisas, mas vamos pular essa parte.

Finalmente cheguei à casa dela, que ficava numa rua estreita de terra , onde as casas pareciam ter sido construídas umas em cima das outras, por isso apenas vielas e becos davam acesso ao lugar. Ela estava sozinha e parecia estar mexendo na cozinha. Já estava na hora do pai e os três irmãos mais novos chegarem da rua, onde eles vendiam frutas todos os dias para o ganha pão.

19:50 da noite avistei Rose pela porta de entrada. “Oi amiga”, gritei. Ela sorriu. E tudo desabou. Foi muito rápido, pensei que o mundo estivesse acabando, pois a Rose sempre me alertava que era preciso se preparar para a vinda de Jesus, e eu, sempre tive medo de não dar tempo de mudar de vida. Até aquele momento eu achava que isso era conversa de gente pouco esclarecida. Mas tudo mudou quando a terra tremeu. Ouvi gritos abafados do lado de fora: “Terremoto! Terremoto! As pessoas desesperadas clamavam a Deus.

Fui tateando a parece, para tentar chegar ao lugar onde eu tinha visto a Rose. Não dava nem pra ficar em pé, pois havia um peso enorme, só então entendi que a casa devia ter caído em cima de nós. Folguei o pé, ao sentir que tinha pisado em algo macio – era o braço de Rose. Percebi que ela devia ter desmaiado. E agora? Será que vamos morrer?

O corpo dela estava preso debaixo de um monturo de terra e pedra. Fiquei apavorada ao sentir cheio de gás de cozinha vazando. Eu não tinha forças, mas precisava tirar esse monte de coisas de cima da minha prima. Devo ter demorado horas para remover os escombros na escuridão. Um pedaço de pau que achei me ajudou a continuar agachada, empurrando a terra com ele.Rose gemeu. Graças a Deus. Ela estava viva.

— Você consegue andar?

Ela não me respondeu. Parecia estar atordoada e sua cabeça sangrava um pouco. Gritei por socorro. Ninguém me ouviu. Eu não sabia o que fazer. Chorei abraçada à Rose, e permaneci assim talvez por uns dez minutos que pareciam uma eternidade.

— Vou puxar você pra lá. Tem um barulho em cima de nós, isso vai cair a qualquer minuto. Ela balançou a cabeça concordando.

Acabei de puxá-la. Tudo ruiu e desabou exatamente no lugar em que ela tinha estado. Foi numa fração de segundos. Quando a laje acabou de cair, deu pra ver o céu, então percebi que tinha uma saída.

Arrastei a Rose até a saída. Aí vi a rua. Pessoas desoladas sentadas na rua choravam. Gente machucada por todos os lados. Carros de bombeiros. Escuridão total. Só a luz da lua e faróis de carro de socorro, aliviava as trevas. Engoli a saliva com dificuldade sentindo o gosto de terra.

— Estamos salvas Rose. Estamos salvas!!

Graças a Deus os homens ouviram nossos gritos e terminaram de nos puxar para um lugar seguro.

Foi nesse instante que Rose, já consciente me falou com voz fraca, mas firme.

— Prima, se eu morresse, eu já estava preparada, pois já tenho aceitado Jesus Cristo como meu Salvador. Você está preparada?

Eu não sabia bem o que eu estava sentindo, mas respondi com firmeza.

— Rose, eu não quero mais levar minha vida igual eu vinha levando. A gente quase morreu! A partir de hoje eu quero ser como você. Quero ter essa esperança.

— Então você está recebendo a Cristo agora? Perguntou Rose enquanto esboçava um sorriso.

— Com certeza, respondi.

Um alívio inexplicável invadiu meu coração, então eu completei:

— Você me ajuda?

— Claro, respondeu Rose.

Foi a última vez que falei com a Rose. Ela está ainda internada num hospital improvisado pelos soldados para socorrer as vítimas. Ouvi dizer que ela passa bem.

Quanto a mim, permaneço firme na minha fé em Cristo, apesar de reconhecer que ainda preciso aprender muita coisa. Eu não sofri ferimentos graves, então estou empenhada a tentar a ajudar outros irmãos haitianos, que perderam tudo. É muito bom ver que a esperança deles também está em Jesus. Quando a Rose ficar boa, ela vai me ajudar.

(Esta é uma obra de ficção, para nos dar motivos para orar pelo Haiti, e pelos possíveis irmãos em Cristo que sofrem lá.)

  • http://www.irmaos.com/membro/fabiofaith/ Fabio Faith

    Somente quem este lá sabe realmente o sofrimento e caos de um terremoto. Senhor, tenha misericordia daquele povo!!

  • http://www.irmaos.com/membro/luciene/ Luciene Andretti

    Quantas pessoas que se foram sem salvaçao… Eh triste, mas eh a realidade… Milhares de pessoas se despedem desta vida sem um compromisso com Cristo. E nao eh preciso procurar nos grandes desastres mundiais para encontra-las. Sim, essas pessoas tbm foram sem Cristo, mas e aquelas que estao a nossa volta e sequer sabem da nossa fe??? Acho que essas serao cobradas de nos, nao?! Quanto aos haitianos, devemos com certeza orar pelos que estao vivos, para que sejam salvos pela fé em Jesus, e tambem pelos irmaos que levam a Luz naquele pais. Deus os abençoe.

  • http://www.irmaos.com/membro/itadeu/ Itadeu Soares de Oliveira

    Quantas vezes pensamos só em nós mesmos, e não cumprimos a palavra de DEUS (amar o teu próximo como a ti mesmo, mt:22:39b). DEUS ama os “Haitianos com a qualquer um de nós”. Vamos unir em clamor a DEUS para eles serem salvos. Um abraço: DEUS o abençõe meu irmão.

  • http://www.irmaos.com/membro/francine/ Francine Michelin

    muitas pessoas moreram sim sem salvaçao mas eu creio que a missericordia de Deus pode ter alcançado coraçoes ali mesmo que seja um segundo antes de suas mortes…..e devemos orar sim para quem pessoas se convertam e olhem para jesus …..nao como alguem que quer bençaos…mas sim para um salvador….

  • http://www.irmaos.com/membro/3d50n/ Edson Luis de Paula

    Graça e Paz meus amados, realmente só estando naquele lugar para termos idéia do que aconteceu. Conheço uma mulher (Geiza) que é missionária e ela sempre nos mantém informado de como as coisas estão por lá. Há alguns dias atrás 5 pessoas da Finlândia estavam em missão aqui no Brasil, e qdo souberam do que havia ocorrido lá, não pensaram muito, e foram para lá também (Alice, Hantti, Hanna, Marianna e Marianne). Assim que tiver notícias, poderei postar algo. Um abraço a todos.

  • http://www.irmaos.com/membro/helida/ Yana Hélida

    Só estando naqele lugar para saber o sofrimento daqele povo……Deus os Ajude…

  • http://www.irmaos.com/membro/edsonjj/ Edson Julionel

    com certeza só pode dizer alguma coisa quem está ou esteve neste acontecimento muito triste a qual nos chocou muito, mas que o nosso Deus possa estar ajudando a cada família ou individualmente a cada um

  • http://www.irmaos.com/membro/mimila/ Mirella Souza

    é precisamos orar pelos que sofrem, pode ser que não der mais tempo nem pra eles nem pra nós precisamos nos apressar!

  • http://www.irmaos.com/membro/leandro/ Leandro Sebastiao Tavares de Melo

    Olá amigão todos aqui estamos com saudades de você, quando poder mande nos e-mail , Que Deus continue te abençoando por tantos artigos edificantes que tem escrito. Um abração de todos !

  • http://www.irmaos.com/membro/karoline/ Karoline Oliveira

    quantos até hj estão sofrendo …muitos ainda nem tem um lugar para morar..não tem o que comer…Que Deus abençõe esse povo…manisfestando sempre a sua miséricordia e graça…e que Eles vejam o poder de Deus naquele lugar..e aceite Jesus…como único Senhor e Salvador de todos nós…Pois somente Ele pode curar a nossa dor…e enxugar nossas lágrimaas…Amém ! !

  • http://www.irmaos.com/membro/suely/ Sueleide Gomes da Silva

    FATOS TRISTES,SOFRIMENTO DE PESSOAS SAO REALMENTE PROFUNDOS, QUE FAZ “DOER NA ALMA”.QUE O SENHOR TENHA MISERICÓRDIA DESTAS PESSOAS INOCENTES, QUE POSSAM OUVIR A PALAVRA CONFIAR E CRER NO SENHOR JESUS CRISTO,SOMENTE DEUS PODE SALVA-LAS. QUE DEUS CONTINUIE OS ABENÇOANDO OS HOMENS DE DEUS QUE ESTAO PREGANDO A PALAVRA DA VERDADE.

  • http://www.irmaos.com/membro/mariceu/ Marcela Alves Milan

    Ótimo texto, apesar de ser apenas uma obra para insentivo ,o meu desejo é que possa existir muitas Rose por esse mundo , para servir como bom exemplo !

  • http://www.irmaos.com/membro/ledaaraujo/ Silvarleide Araujo

    Gente! Descobri ontem alguém bem pertinho de mim que está viajando para o Haiti, mês que vem, atendendo ao chamado missionário. Emocionei….E glorifiquei ao Senhor!!!!

  • http://www.irmaos.com/membro/ad01/ Adão Nunes Pires Sobrinho

    É quando eu leio algo assim que eu penso que se confirma, que quando Deus tem um plano na vida de uma pessoa, cedo ou tarde, essa pessoa acaba reconhecendo que sua vida sem Ele não é nada!!!

  • http://www.irmaos.com/membro/steffi/ Steffi de Castro

    Muito bonita a história. E nos faz lembrar que hoje, infelizmente,muitos já nem lembram mais desta tragédia.

  • http://www.irmaos.com/membro/tekinhalves/ Jéssica Alves

    Nooossa! Que história linda! Deus abençoe para que todos possamos influenciar as pessoas à nossa volta tal qual a Rose com a amiga.

  • http://www.irmaos.com/membro/robsoncairu/ Robson Vicente

    por que pararam de escrever neste canal?

  • http://www.irmaos.com/membro/joedsonsax/ Joedson Silva

    Muito boa Ficção, nos dar outra percepção dos fatos, com certeza aconteceu algo semelhante, acredito q muitas pessoas aceitaram Jesus ou pelo menos reconhecer q ele é bom e sabe amar. abraço

  • http://www.irmaos.com/membro/danicarvalho/ Daniela Carvalho

    Chorei horrores lendo o texto, e no final …era ficção. Na realidade era e não é, pois aconteceu muitas mortes e muitas pessoas escaparam. Espero que os que conseguiram uma segunda chance olhem para cima e se relacionem verdadeiramente com o Pai.

  • http://www.irmaos.com/membro/stella/ Stellamaris Thame Alves de Oliveira

    Não podemos deixar de orar por essas pessoas vítimas de tantas catástrofes, além disso é necessário que se leve o evangelho de Cristo, o único que mesmo em meio ao sofrimento traz refrigério.

  • Perpetua Santos

    Busquemos levar A Palavra de DEUS as pessoas enquanto a tempo. Antes que seja cobrado de nossas mãos as vidas que forem ceifadas sem Salvação. “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o maligno” I João 2:14b

  • http://www.irmaos.com/membro/ibimon/ Ibimon Pereira Morais

    Paz, Nessas horas que pensamos se realmente estamos fazendo algo por almas que precisam. Jesus não retires de nós seu Espírito.

  • http://www.irmaos.com/membro/guerrerro/ José Luiz Guerrero

    Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3

  • http://www.irmaos.com/membro/maveran/ Marcos Fernandes

    Um grupo de missionários de minha igreja esteve lá ajudando depois da tragédia… Realmente muito triste. Mas cremos que Deus não está alheio a esta situação e em tudo há um propósito.

  • http://www.irmaos.com/membro/deantarik/ Dean Tarik

    Essa história nos fazem lembrar de quantas pessoas estão ai fora, precisando da salvação. E muitas vezes elas não estão longe, muitas vezes estão ao nosso lado, em casa, no trabalho, na escola. Precisamos levar a Palavra de Deus a todos os lugares onde formos.

  • http://www.irmaos.com/membro/rodriguinho/ Rodrigo Silva Arévalo

    “Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao pai se não por mim”. João 14:6

  • http://www.irmaos.com/membro/juguitar/ Juliana

    É triste demais saber que muitas pessoas,morrem sem nunca terem ouvido falar do Nosso Salvador .. E as pessoas que conhecemos será que temos falado pouco ? Temos que insistir cada vez mais pois enquanto um ser humano que não aceiitou a Cristo estiver vivo é sinal que ainda temos chance de ajuda-lo …Está em nossas mãos esse dever … Que Deus nos abençoe 🙂

  • http://www.irmaos.com/membro/richard/ Richard Tosta Cruz

    Eu era fuzileiro Naval ate o ano passado e entendo como aquele povo sofre, pois fazíamos a Missão de Paz, que DEUS salve aquele pais que tanto sofre… Misericórdia PAI a todas as famílias haitianas.

  • http://www.irmaos.com/membro/luquinha/ Lucas Alonso

    Fiquei meio decepcionado quando vi que se tratava de uma ficção, mas espero que muitos dos haitianos tenham, após esse desastre voltado os olhos ao Criador…

  • http://www.irmaos.com/membro/ministra/ Daiana Lopes Rodrigues

    Quando eu soube do que aconteceu fiquei muito triste, muitos morreram sem nem mesmo ouvir falar de Cristo, a palavra de Deus diz em Oséias 4;6 “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento…….” Mas como ouvirão se não há quem pregue? como pregar se ninguém se dispõe a ir? Como creram naquele de quem nada ouviram? Meus amados esta faltando o EIS-ME AQUI do povo de Deus. Temos que cumprir ide, mas comece ai onde vc mora, seus vizinhos, amigos, família, pois de que adianta ir as nações se a semente ainda não foi plantada na sua terra?

  • http://www.irmaos.com/membro/tiih/ Tiago Gomes

    otimo texto

  • http://www.irmaos.com/membro/karoline/ Karoline Oliveira

    Essaa coluna adolecrentes podia voltar a ativa..>< ...saudadees de posts novos..

  • http://www.irmaos.com/membro/mel.marilene/ Marilene

    Podia mesmo voltar. Sinto falta…

  • http://www.irmaos.com/membro/kleberp/ Kleber Pereira

    Uma luta um desafio sem tamanho. Algumas pessoas demonstram ter mesmo um coração especial. A TODOS A PAZ

  • http://www.irmaos.com/membro/laise/ Laíse Nery

    Cadê o Sérgio Ferreira? Onde estão os novos textos do adolecrentes? Sinto tanta falta!! Mas gostaria pelo menos de uma notícia.

  • http://www.irmaos.com/membro/claudiosilva/ Cláudio Antônio da Silva

    Nós da “igreja” no Brasil, não fazemos a menor ideia do que se passa no Haiti. Estamos tão envolvidos com nossas “mazelas” que não sobra tempo para pensar nos que estão morrendo sem Jesus. Um dia, queremos um carro, outro dia, um celular novo ou um tablet, outro dia e outro dia… enquanto “vivemos” assim, sempre querendo algo mais para nosso próprio conforto, muitos morrem sem Jesus, onde não há nada de conforto e as trevas imperam.

  • http://www.irmaos.com/membro/kulczel/ Renata Paulino

    O texto é realmente muito bom. Parabéns! Que nos sirva para pensarmos nesse assunto como se estivéssemos lá. Coração e Oração.

  • http://www.irmaos.com/membro/vinisouza/ Marcus Vinicius de Souza

    É triste como muitas histórias semelhantes a essa se passem ao redor do mundo e a dita ’igreja brasileira’ continua apática, ensimesmada…

  • http://www.irmaos.com/membro/tiago40100/ Tiago Henrique Dias

    Amar os irmão limpinhos que estão dentro das igrejas e muito facil, e nas ruas , viadutos , cracolândia e prostibulos pessoas perdem sua indentidade ,sua fé e vida… e foi por esse que Deus deu seu unico filho para morrer naquela cruz, precisamos sair da nossa zona de conforto romper as barreiras fisicas e espirituais …

  • http://www.irmaos.com/membro/fcocarlos/ Francisco Carlos da Silva

    Jesus vai voltar, muitos brincam com esta afirmação, mas as pessoas precisam se preparar para sua volta ou o nosso fim ou para a nova vida, espero que encontrar muitos amigos na vida eterna.

  • http://www.irmaos.com/membro/lvremcristo/ Silvinho Hehe!!!

    Que História Maravilhosa! Incrível! DEUS nos Fala e nos Toca em tantos tipos de situações que ocorrem em nossas Vidas! Agradeçamos ao SENHOR por Tudo que Ele Concede em nossas Vidas pois tudo tem Um Propósito! 🙂

  • Anita Rocha

    O poder da oração e a oração fervorosa do cristão faz milagres extraordinarios.

  • http://www.irmaos.com/membro/jonatasbrr/ Jônatas Barbosa

    O Haiti é um país marcado pelo sofrimento do seu povo, doenças e guerras, nós como cristãos devemos orar para a cura dessa nação.

  • Anita Rocha

    Aprenda a conhecer o Senhor Jesus, a caminhar com Ele, a colocar toda a sua confiança nEle. Aprenda a se render ao domínio do Espírito Santo e à orientação dEle.

  • http://www.irmaos.com/membro/diksonjr/ Dirson Pereira Junior

    Difícil saber de tanta barbárie sem nos comovermos e sem ter compaixão. Que o SENHOR tenha misericórdia de todos que passam por essa situação.

  • http://www.irmaos.com/membro/welbereano/ Welber Pacheco Martins

    o porquê certas coisas acontecem no mundo nunca vamos saber mais tudo tem um propósito e tudo é para glória de Deus…