A revista Veja do dia 15 de agosto de 2001 relatou com ar de vitória a ocorrência do primeiro beijo homossexual da televisão brasileira. Aconteceu num programa apresentado pela modelo Fernanda Lima no dia 8 de agosto do mesmo ano. Veja abaixo um pedacinho da reportagem:

“…pela modelo Fernanda Lima. Na quarta-feira passada, o programa colocou no ar o primeiro beijo homossexual (e de língua) da televisão brasileira.”

Percebe-se, pela expressão entre parêntesis, que o beijo de língua é visto como uma modalidade especial de beijo e, nesse caso, tem uma conotação sexual. Significa um beijo malicioso, sedutor, íntimo, como se fosse um despertador dos instintos sexuais.

Tornou-se comum entre os adolescentes a moda do “ficar”, que quer dizer beijar na boca quantos caírem na rede, tendo-se a liberdade de passar pelo parceiro no outro dia como se nunca o tivesse visto antes. É uma curtição, sem compromisso, sem receios, sem preconceitos, sem cobrança.

Diante desse fato torna-se oportuno perguntar: o beijo na boca, um simples beijo, é pecado? Ao falarmos de pecado, muitas vezes pensamos apenas no plano físico, no plano da ação em si, contudo não se pode esquecer que o pecado também ocorre no plano emocional, no mental, e no aspecto intencional. É essa visão completa que está em vista.

Quando morava em Minas Gerais, dava aulas de Ensino Religioso para várias turmas de 5a a 8a séries. Certa vez, enquanto explicava que o Senhor Deus foi quem criou nosso corpo, fui interrompido por um aluno de uns treze anos, o qual levantou a mão e, no primeiro sinal de silêncio, detonou: “Pastor, beijar na boca é pecado? Antes que eu respondesse, ele emendou: “Se for…, sou o maior pecador da Lajinha!!”

Tal indagação parecia sincera. Ele estava incomodado com o fato de que era uma prática comum em sua vida de adolescente, e ele não via problemas, por isso questionava: “Como uma coisa tão boa poderia ser pecado?” Confesso que, a partir de então, comecei a pensar no assunto.

Será que o objetivo do beijo tipo “desentupidor de pia” é fazer um carinho sem malícia? Normalmente tem o objetivo de seduzir, despertar paixão, provocar o sexo oposto, enaltecer minha imagem como “predador”… É possível que alguém diga que no seu caso é sem malícia, mas como controlar o que o outro sente? Você pode estar levando o outro a tropeçar, pois talvez ele ou ela não seja forte como você, e isso possa prejudicar a sua consciência (Marcos 9:42). “Como o louco que lança fogo e flechas de morte, assim é o homem que engana seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira” (Provérbios 26:18-19).

A Bíblia diz que sem lenha o fogo se apaga (Provérbios 26:20). O beijo não funcionaria como lenha numa fogueira que, depois de acesa, é difícil controlar? Mas eu sou crente, tenho o Espírito Santo e por isso tenho também domínio próprio – diz o adolescente. Mas isso o autoriza a brincar com o perigo?

Creio que esses são questionamentos honestos e úteis para os adolescentes cristãos. Não há um mandamento: Não beijarás. Mas é necessário pensar nas implicações de um beijo sensual, para uma vida de santidade. Convém ainda lembrar que o nosso corpo é templo do Espírito Santo. E ainda, que “cada um saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus, e que nesta matéria, ninguém ofenda (defraude) a seu irmão, porque o Senhor é contra todas essas coisas… Porque Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação” (I Tessalonicenses 4:4-7).

Finalmente, se você quer continuar beijando todas ou todos, pode-se dizer que você é um adolescente “adolequente”. Se quer correr o risco de levar sua liberdade até as últimas conseqüências, provavelmente será um “aborrecente”, mas se resolver temer e obedecer a Deus, refletindo melhor sobre as suas ações a fim de tomar mais cuidado nessa área, então provará que é verdadeiramente um ADOLECRENTE. Que Deus te abençoe.

  • Marcos Lacerda Martins

    O problema não é beijar e sim como isso é feito, qual a intenção, e até onde vai o beijo … Realmente esse negócio de ” ficar ” levam muitos jovens hoje para um caminho muito triste e o mais triste ainda jovens de dentro da igreja estão se deixando levar por essa pratica muitas vezes por pensar que não tem problema e que ninguem está vendo esquecendo que existe um Deus que é soberano que conhece a cada um e sabe o que cada pensa e até o que está planejando. Agora quando o beijo e dado com responsabilidade e com limites não tem problema nenhum na minha ipinião… ” Agora quero parabenizar a iniciativa do irmãos.com ” Segio Ferreira ” de criar esse espaço para os Adolecentes garanto que haverá muitos comentários.”

  • Helder Vilarinho dos Reis

    Primeiramente parabéns pela iniciativa do site em criar o “Adolecrentes”.. pois os jovens precisam de instrução.. apoio espiritual.. e a internet é um meio eficaz nos dias de hoje! Beijo na boca.. quem não gosta? Jovem.. lembre-se: Deus nos comprou não pela metade mas por completo! E quer de nós uma adoração.. uma santidade.. não pela metade.. mas por completo! Nossas ações e pensamentos são santificados nEle.. se cremos em verdade.. O adoramos em verdade.. e tudo o q façamos não será por nós.. mas será nEle.. Se Ele nos comprou por completo.. e precisamos adorá-lo por completo o meio é buscar seguir a vontade dEle nos revelada pela Palavra.. a sensualidade é explicitamente condenada. O jovem na sua natural curiosidade desperta-se na maturidade física intentando se aproximar de alguém do sexo oposto. É natural querer estar com alguém do sexo oposto. Sentir falta de carinho.. Mas diz a Palavra.. “amai-vos uns aos outros com amor fraternal”.. Devemos ter cuidado.. jovens.. quando o carinho deixa de ser fraternal. Não é pecado ser tentado.. o pecado está em deixar-se levar pela tentação e tropeçar. Os sentimentos carnais são incentivados pelo inimigo que atua nas nossas mentes bombardeando-nos com idéias através da mídia.. das más companhias etc. O namoro é um momento de conhecimento.. para se conhecer a pessoa.. e o meio mais gostoso e saudável de se aproveitar essa fase de namoro é ser ajudadores um ao outro.. no intento de se desenvolverem espiritualmente.. trocando experiências e idéias espirituais. Se for a pessoa certa.. a forma como Deus mostra a Sua vontade.. é permitindo um crescimento espiritual. Se isso não ocorrer pode ser um risco.. Talvez não seja a melhor pessoa que deva se relacionar. O que isso tem a ver com o beijo? É que se a intenção for espiritual.. o beijo não trará problemas porque existe um propósito comum de se buscar um crescimento espiritual. Se estar com alguém.. pra vc jovem.. for simplesmente desejo carnal.. o beijo torna-se uma armadilha do inimigo contra você, como muito bem explicado pelo Sérgio. Despertar a sensualidade em nós e no próximo é pecado e pode causar destruição para uma vida cristã! Busque a Deus em verdade e será beneficiado com toda sorte de bençãos! Oxalá possa ser esse o propósito na sua vida! Amém!

  • Elisama de Souza Aguiar

    Concordo com o meu amigo e irmão em Cristo o Marcos!!!! E tb gostaria de parabenizar a iniciativa do irmãos.com, precisamos mt de um espaço assim!!! E quero deixar um grande abraço ao pastor Sérgio, pois já o conheço de alguns carnavais, rsrsrs, ou melhor de alguns retiros espirituais realizados nos Carnavais, um em 2003 no IBAP em Fevedouro – MG, e um em 2004 no Acamp. da Região Serrana em Paty do Alferes, em ambos eu estava com um grupo de jovens da minha Casa de Oração aqui de Volta Redonda… Fico mt feliz de poder aprender um pouco mais com este servo do Senhor agora aki no irmãos.com!!!! Um grande abraço…

  • http://www.irmaos.com/membro/paul/ Paulinho Degaspari

    Pessoal, o próximo artigo desta coluna entrará no ar nesta quarta-feira (10/08) e terá o título “Piercings evangélicos?”.

  • Bruce Santos

    Muito bom!!!! Um detalhe que percebo é que nossos adolescentes tem se reunido nas igrejas mas muitas vezes tem faltado gerar o carater de Cristo em suas vidas, meus parabéns, que DEUS te conduza sempre nesta graça irmão Sergio… quanto ao trabalho deste site, nem preciso falar… Um abração.

  • Jabesmar Guimarães

    Mandou bem Serjão! Bem vindo a página dos Irmãos!

  • Priscila Formaggio

    Li todas as matérias e gostei muito. essa ideia do “adolecrente” é otima e sei que me trará muitos beneficios espirituais. que Deus te abençoe e continue te instruindo para esse serviço.

  • marylin oliveira de lima silva

    Gostei muito da matéria,e gostaria de parabenizar a iniciativa deste espaço para os Adolescentes, eles precisavam disso, tenho certeza que as matérias irão ajudá -los muito.

  • Devanir Alves (Deva)

    Querido irmào. Acho que a última vez que te vi foi no Acampamento de 4 Barras em 1989. Sou o Devanir (Patolino) e reunia em Moinho Velho. Parabéns pelos artigos que vc tem deixado aqui no site do Paulinho (meu companheiro de trampo aqui na firma) Que o Senhor Jesus te inspire sempre para edificar muitos adolescentes e jovens. Abraço, Deva

  • Fernando Almeida

    Gostei muitu desse espaço novo aqui no irmaos com certeza muitos adolecrentes já leram e refletiram sobre isso queria tambem deixar um abraço para Sergio pois tem sido muitu claro nessa parte tao complicada das nossas vidas!

  • Ana Cristina de Araújo

    Muito bom esse estudo. Que Deus o abençoe!!!

  • pertison

    Nós, cristãos, devemos ter consciência de que devemos buscar a santidade, e o beijo sem objetivo e sem ser nos princípios bíblicos nos afasta de nossa busca, por isso vamos, solteiros, nos controlar…

  • Nyce

    Olá Pr! Tudo bom! Espero q leia este coment… Entrei em sua pgna sem querer, mas comecei a ler suas matérias e me interessei, principalmente por esta, o que é um assunto muito polêmico (pelo menos entre os jovens de minha igreja)….. Tenho um fotolog de matérias tipo as suas, e gostaria de pedir licença de “pegar” algumas de suas matérias, onde aparecerá seu nome como autor e sua página. Espero resposta Que Deus lhe abençoe! Tchau

  • http://www.irmaos.com/membro/leda12/ Lêda Rodrigues

    Humm, esTou gostando bastante desta sessão, tudo muito bom para o adolescente, meus P.a.r.a.b.é.n.s. ao Sérgio. Concordo que tudo depende da intensão de cada um, o beijo em si não é pecado nenhum, e sim uma forma de carinho, só que se através dele forem abertas brechas ai sim, deve-se buscar uma solução. Abraço a todos! E a graça e a Paz!

  • http://www.irmaos.com/membro/osvaldom/ Osvaldo Maccio

    Muy buena respuesta, Sérgio. Entiendo que para llegar a esa instancia hay que demostrar primero una vida que haya honrado al Señor. Por algo dice en Proverbios 24:26: “Besados seràn los labios del que responde palabras rectas” (Versiòn Reina Valera 1960). Que Dios te bendiga en tu ministerio.

  • http://www.irmaos.com/membro/adeilson/ Adeilson Corrêia da Silva

    Olá amados, passei um bom tempo ocupado e quando entrei no site pude notar que ele está cada vez melhor, as matérias são da hora. Esta área para os adolescentes está de primeira, eles precisam aprender estes assuntos de fontes seguras, senão aprenderão de forma errada no mundo. Irmão Sérgio gostei muito do seu ensino. Parabéns. Aos adolescentes que estão lendo, não sejam leitores esquecidos, mas praticantes da palavra, para que faça efeito em suas vidas e com certeza vocês serão muito felizes. Abraços a todos. Esperamos vocês no Congresso de Obreiros aqui em Ouro Preto do Oeste/Rondônia – dias 27, 28 e 29/07/2007.

  • http://www.irmaos.com/membro/luquinha/ Lucas Alonso

    Muito bom esse estudo e instrui bastante os jovens que procurariam as respostas de outra forma.Meu pastor um dia nos levou um estudo que falava sobre beijo,namoro,etc.E a origem da palavra “beijo” significa Sexo.Os jovens cristãos tem que saber o que fazem com os seus corpos,em todos os sentidos.

  • http://www.irmaos.com/membro/raabe/ Michele Gomes Rodrigues

    Graça e Paz …. Gostaria de compartilhar algo que Deus colocou no meu coração em relação a beijo. Na igreja que eu congrego o Pastor ele nos fala muito sobre a Corte, que é um namoro digamos que meio a moda antiga, mas que é tremendo. A Corte é algo onde duas pessoas vão orar a Deus, para o Senhor confirmar se essa pessoa que Deus tem para ambos, e depois de confirmado, vc e o seu “amigo”, oficializa o “namoro”, no qual vão se conhecendo mais, mas não pode ter beijo até o dia do casamento. E vou falar algo para vcs, Deus tem honrado muitos jovens da Igreja com esse proposito diante Dele. Mas o que quero compartilhar com vcs é que um dia o Senhor me falou, que se o beijo antes do casamento fosse prova de amor, ou outras coisas mais, porque as pessoas que estão “la fora”, traem tanto? Isso me fez refletir muito, porque para se ter um relacionamento duradouro, e firmado a base dele tem que ser Jesus e não como é o beijo da pessoa ou o que Ele proporciona. Agora como Deus pode habitar em algo pecaminosso, não que o beijo seja pecado, mas o que Ele nos transmite ou faz com o que pensamos na hora. Porque eu como ser humano afirmo a vcs, nao tem como o casal ficar no maior beijo, sozinhos, sem que algo na sua mente passe, ou o seu proprio corpo sinta..fala serio…E isso não é fraqueza isso é ser humano. Não se esqueça do exemplo do José é melhor fugir doque enfrentar..Em recente pesquisa os cientista comprovaram que o beijo é um ato sexual…Pense nisso…Tudo tem seu tempo…Deus abençoe vocês!

  • http://www.irmaos.com/membro/zerolukas/ Lucas Lopes Nunes

    Graça e a paz! Muito bom esse artigo, sanou muitas dúvidas minhas e espero que tenha sanado as dúvidas de muitas outras pessoas. Mas na minha opinião na existe essa de “namoro santo”, “beijo sem malicia”, existe sim um compromisso sério, porque somos povo escolhido, não convém adotar aquilo que é do mundo, faço um desafio a vcs procurem no dicionário o que significa as palavras: namorar e beijar. Por isso é tão importante adotar novas formas de se encontrar a futura pessoa amada que nos completará em todos os sentidos. Sendo possivel assim ficar sem namorar e beijar, pq meu irmão com certeza depois que vc casar terá isso todos os dias. Pense comigo: se vc tiver tudo agora vai ser a mesma coisa depois q casar? Pense em todas as novas experiencias, novas emoções, novos prazeres,por isso seja maduro e conciente dos seus atos. Vale a pena esperar!!! Um abraço a todos e eu creio que todos nos só vamos namorar depois que casarmos…(Lembre-se Padrão <> do mundo!!!)

  • http://www.irmaos.com/membro/cristal/ Cristiane Guimarães Benigno

    Gosto muito desse espaço,mesmo porque sou uma adolecrente rsrsrs.Sergio gosto de ler suas matérias,muito bom…Eu acho q é realmente meio escandalizante ver na escola( por ex) meninas(os) Ficarem mesmo por q os coitados dos pais nem sabem o q passa com seu filho na escola o pior é q os individuos q paqueram do outro lado nao sao crentes seduz a menina para o mundao,né.Somos templo do Espírito Santo e Deus olha por mais q os pais nao Heim?Se vc dá corda é isso o q tem acontecido de montão.Mas acho q um namoro sério de crentes tem q ser na idade certa tambem. Fiquem com Deus! 🙂

  • http://www.irmaos.com/membro/onebarba/ Onésimo G. Barbalho

    Acho que no meio cristão deveria trazer de volta esse lance da corte, porque não dá pra ficar no maior amasso sem se queimar o texto é logico como o ditado quem brinca com fogo se queima!!!

  • http://www.irmaos.com/membro/fabinho/ Fabio Giullian da Silva Moraes

    Fico pensando como será quando estivermos na presença do nosso Deus, porque me diga irmãos como proibir nossos adolescentes de beijar? Talvez eles respondam, “é você já se casou e agora não está nem ai!”. E se realmente oquê lemos acontece, vivemos de acordo com o pecado é até mesmo somos coniventes. Alguma sugestão? Queridos pais cristãos, tarefa difícil, mais vamos tentar conscientizar vossos filho.

  • http://www.irmaos.com/membro/thaiianee/ Thaiane Rodrigues

    Bomm..! eu como adolescente.. ja fui muito asanhadinha..mais realmente agora q eu estou tomando conciência … e levando maiis a serio a biblia, concerteza…não devemos ficar assim não.. não estou dizendo q seje pecado mas q devemos ter conciência e respeitar .. sabendo q nós temos q agradar primeiramente Deus!

  • Mirella Rafaela dos Santos Rocha

    ser um adolecrente não é tarefa fácil, porém o Espirito Santo nos dá muita força para sermos segundo o seu coração!

  • http://www.irmaos.com/membro/talita/ Tal!!ta Carvalho

    Todos devem ter consciencia disso para sua vida crista.Dar um bom testemunho é uma coisa importante.O q as pessoas pensariam de mim se me vissem fazendo isso?Nao irao pensar coisas boas ao meu respeito.

  • http://www.irmaos.com/membro/arraiss/ Abner Arrais

    Beijar, ficar. Certza vez ouvi que o beijo é o desejo do relacionamento sexual. Não sei se é verdade ou não. Mas tenho certeza que o beijo estimula. O real problema não é nem é o adolescente se controlar mas a influencia dos amigos. Realmente é difícil se um adolecrente no meio de adolequentes, mas a Bíblia diz: A porta é estreita. Ainda existe uma cruz pra nós carregarmos.

  • http://www.irmaos.com/membro/crissalles/ Cris Salles

    que pergunta útil a do Aluninho da aula de Educaçao Religiosa ali… com certeza sair beijando por aih nao agrada a Deus, mas complicado é explicar isso para um adolescente… mto ótimo o artigo!

  • http://www.irmaos.com/membro/claudiosilva/ Cláudio Antônio da Silva

    É “notável” como o ser humano sempre procura justificar seu pecado, sempre procurando uma forma de minimizá-lo.

  • http://www.irmaos.com/membro/carpo/ Policarpo

    Gostei!

  • http://www.irmaos.com/membro/jonatasbrr/ Jônatas Barbosa

    “Como o louco que lança fogo e flechas de morte, assim é o homem que engana seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira” (Provérbios 26:18-19).