Entre o certo e o fácil

“Há horas em que você tem que decidir entre o caminho certo e o fácil” foi a frase que ouvi ao ver de relance um dos filmes do bruxo Harry Potter. Não sei o quanto de ocultismo tem nessa frase no contexto em que foi proferida nem sei o que Harry decidiu entre esses caminhos, mas depois que ouvi essa frase comecei a observar quantas opções de caminho fácil em detrimento do certo nos são oferecidas em nosso dia-a-dia.

Ninguém mais tem paciência. O mundo gira cada vez mais veloz, os dias são cada vez mais curtos e todo mundo procura um jeito de conseguir as coisas de maneira mais prática, rápida e eficiente. Não há nada de errado em procurarmos maneiras mais fáceis de solucionar nossos impasses diários, mas algumas vezes a maneira escolhida vai contra os princípios de Deus e é aí que começa o problema.

Por que eu preciso correr o risco de reprovar tantas vezes no exame prático de direção se conheço uma pessoa que tem influência lá dentro e pode “mexer uns pauzinhos” para que eu passe na primeira tentativa? Por que eu vou pagar a entrada integral naquela peça de teatro se meu colega consegue falsificar uma carteira de estudante? Não é bem mais fácil furar a fila do que esperar todos esses “lerdos” passarem? Pra que estudar tanto se conheço um esquema “infalível” de me dar bem na prova? E a lista de indagações vai adiante, na maioria das vezes justificando pela facilidade e economia um pecado que pode custar caro na contabilidade de Deus. Tem gente ainda que tem coragem de dizer que economizando tempo e dinheiro aqui poderá contribuir mais com a obra do Senhor ali.

Nossas atitudes continuam as mesmas; elas apenas mudam de nome quando nós somos os maiores interessados. O roubo e a fraude tornam-se esperteza e economia quando os prejudicados não somos nós. Mentir e falsificar são safar-se e adquirir um modelo “genérico” quando quem paga o prejuízo é a outra pessoa. No entanto, a atitude de Deus em relação ao pecado não muda, embora muitos de nós acreditem que Ele aceite nossas desculpas esfarrapadas.

Comece a obervar quantas vezes na sua vida você encurta o caminho através de um atalho por bosques sombrios e preste atenção nas palavras do apóstolo Paulo: “Assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniqüidade para iniqüidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação” Rm 6:19. O certo pode não ser o mais fácil, mas continua sendo o certo, certo?