Congresso vai discutir hermenêutica bíblica numa geração pessimista

Como interpretar a Bíblia? Diante de tantos abismos existenciais e filosóficos do nosso tempo, a leitura e compreensão das Escrituras está comprometida? Estas e outras perguntas farão parte do cardápio de discussões do 9º Congresso Brasileiro de Teologia Vida Nova, que acontecerá de 25 a 28 de março deste ano, em Águas de Lindoia (SP), com o tema “Hermenêutica bíblica: ouvindo Deus em meio ao caos”.

O texto de apresentação do Congresso denuncia um pessimismo que gerou descrença:

“’Deus está morto!’, bradaram alguns, no século passado, de peito estufado, crendo que o ser humano fosse capaz de superar essa busca de sentido. ‘Desista de procurar um sentido absoluto para a vida, pois o único absoluto que existe é o de que nada faz sentido!’. Esse pessimismo aliou-se à descrença no sentido do texto, cujo impacto se fez sentir em muitos pastores e estudiosos da Bíblia que, conscientes ou não, desistiram de buscar um sentido último e verdadeiro para os diversos textos das Escrituras. A consequência é um conflito das diversas interpretações que podem ser dadas a um texto e que leva à pergunta crucial: ‘Qual é a interpretação correta?’”.

O evento terá a participação de teólogos brasileiros como Russel Shedd, Jonas Madureira, Luiz Sayão, Franklin Ferreira e Mauro Meister, mas também do hermeneuta norte-americano, G. K. Beale, professor de Novo Testamento e teologia bíblica no Seminário Teológico Westminster (Philadelphia, Pennsylvania). Grant Osborne, outro preletor que estaria presente no evento, cancelou sua participação por motivos de saúde.