Que vergonha!

Minha nova vida em Cristo me faz ter vergonha de muitas coisas. Tenho vergonha da corrupção no país, onde os que mais se destacam são aqueles que são mais habilidosos na arte da trapaça. Tenho vergonha das músicas que mais vendem no Brasil, as quais possuem mensagens e conteúdo musical praticamente nulo. Tenho vergonha de ligar a TV para ver pessoas me ensinando como destruir minha família em poucos capítulos. Ah, como as coisas desse mundo trazem vergonha ao coração do cristão!

Porém, tenho vergonha também do que se transformou o cristianismo. Vergonha de ver casais de namorados ditos cristãos comprometendo todo o seu futuro por falta de domínio próprio. Vergonha de pastores só de púlpito, que quando são desmascarados (se são…), envergonham o evangelho. Vergonha do que algumas igrejas ditas evangélicas fazem com o dinheiro dos ditos fiéis, sem o mínimo temor a Deus. Temor – acho que nem mais sabemos o que isso significa… Tenho vergonha daqueles que distorcem a Bíblia para justificar seu pecado, esquecendo que a única justificativa quem têm é o pecador, pelo sangue de Jesus derramado por estes na cruz.

Sinto vergonha do que vejo no mundo e na igreja, mas não posso deixar de olhar para dentro de mim e me envergonhar também. Envergonho-me dos meus pensamentos pecaminosos, horríveis, tão aparentes diante de um Deus Santo. Ah, se eles fossem por um minuto passados em um telão em praça pública, que vergonha me trariam! Tenho vergonha também das minhas “re-ações”, porque elas são o termômetro do meu relacionamento com Deus, visto que são espontâneas e manifestam o que está realmente dentro de mim. Na maioria das vezes, não tenho tempo para me preparar para elas e, quando vejo, já aconteceram. Ai que vergonha!

Porém, minha indignação diante do desvio da vontade de Deus revelada pela Bíblia vivido pelo mundo, pela igreja e por mim, não podem ser usados como justificativa para o pecado. Nada justificaria eu não aproveitar a oportunidade que Deus me dá de voltar a Ele arrependida e encontrar perdão. Muitas coisas me trazem vergonha, mas de uma não posso me envergonhar: “Porque não envergonho do evangelho de Cristo porque é poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Rm 1:16). Já envergonhei o evangelho algumas vezes, mas ele nunca me envergonhou. Porque nunca disse e não cumpriu, nunca apontou meu erro sem me dar uma forma de tratá-lo e nunca me viu em “apuros espirituais” e deixou de me amar.

Invista tempo com a Palavra de Deus. Ela ainda lhe trará muita alegria!