A MORTE DE CRISTO MUDOU A CHAPA

O nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado (Romanos 6:6).

A epístola aos Romanos começa nos mostrando que por causa de nossos pecados não temos nenhuma condição de estarmos diante de Deus. Em seguida, descreve a maneira de Deus de nos justificar através de Jesus Cristo e de Sua morte expiatória.

Até o capítulo 5:11, o assunto são os pecados (no plural), ou seja, atos, palavras e pensamentos pecaminosos. Para todos os que se voltam para Deus, crendo em Cristo, a questão dos pecados está finalmente resolvida, e estão aptos para a glória de Deus.

Mas agora há outro problema. A pessoa descobre que o “pecado” (no singular) ainda está presente no homem, como uma raiz do mal que o leva a atos pecaminosos. Do capítulo 5:12 ao capítulo 8, vemos como Deus resolve essa dificuldade: a morte de Cristo. Ele não somente julgou os atos pecaminosos, mas também executou o juízo sobre o “velho homem”, origem desses atos pecaminosos. Assim, temos o remédio para ambos na morte de Cristo.

Vamos supor que você encontre um erro de impressão neste calendário. O erro está na tipografia e, portanto, é repetido em cada cópia. Para um texto correto, uma nova chapa tipográfica é necessária. Adão, o primeiro a cair no pecado, é como a chapa antiga: todos os seus descendentes se assemelham a ele moralmente. Todos têm o maligno princípio do pecado dentro deles.

Deus não melhora a natureza de Adão. Ele julgou o velho homem na morte de Cristo. E todos os crentes nasceram de novo, portanto, são novas criaturas em Cristo, e recebem a Sua vida e Seu caráter.

Quem se firma nesta verdade pela fé recebe o poder para viver uma vida realmente nova.