A PEGADA

Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.

Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo… De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus

(2 Coríntios 5:10; Romanos 14:10-12).

Em uma bela manhã de verão, minha esposa e eu andávamos por uma praia de areia fina. Cada um de nossos passos deixava uma pegada exata de nossos pés no solo úmido, de maneira que podíamos distinguir sem dificuldade as pegadas um do outro.

Do mesmo modo, no caminho da vida, nossa conduta, projetos e palavras deixam uma pegada “legível” para os que nos rodeiam, e mais ainda para Deus, que vê todos os passos do homem (Jó 34:21). Todos os crentes, ou seja, os verdadeiros cristãos, comparecerão diante do tribunal de Cristo. Haverá acusados? Não, pois, não existe nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8:1). No entanto, durante essa “sessão”, as obras de cada um serão manifestas (1 Coríntios 3:13-15). Se alguém fez algo que não suporta o fogo do juízo divino, tal obra será consumida e seu autor sofrerá perdas de suas recompensas. Se alguém fez as boas obras, “as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10), Deus o recompensará (1 Coríntios 4:5). Notemos de que maneira Deus escreve a história dos crentes: leva em conta o que foi feito “pela fé” (Hebreus 11). Glorifiquemos a Deus por meio de nossas palavras e ações. Façamos o que o Pai nos manda fazer (João 5:19), e andemos em Suas pegadas!