NOSSO DESTINO CADA VEZ MAIS PRÓXIMO

Que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece.

Conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé

(Tiago 4:14; Romanos 13:11).

Cada frase termina com um ponto final. O conteúdo da frase é com isso estabelecido. Outro tipo de “ponto final” vem com a data de hoje. Quando este dia se aproximar do fim, em apenas um momento nós entramos em um novo ano.

A Bíblia nos diz que Deus “dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas” (Atos 17:25). Não é o tempo uma das mais valiosas dádivas que Ele nos deu? A maioria do que perdemos ou negligenciamos pode resultar em bem. Mas uma única hora desperdiçada é perdida para sempre, sem falar de um ano desperdiçado, ou uma vida desperdiçada, a qual temos apenas uma vez.

Este ano com certeza trouxe, para muitas pessoas pelo menos, alguma alegria, mas, possivelmente, algumas decepções também. Mas qual foi a coisa mais importante? Foi a nossa saúde, a nossa família, ou o nosso progresso profissional? Estas são importantes esferas da vida, mas, o mais importante é como está o nosso relacionamento com Deus e Seu Filho, Jesus Cristo. Esse assunto afeta a eternidade, a qual vem depois que o “ponto final” tiver sido colocado aqui na terra.

“Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” (2 Coríntios 6:2). Colocar a nossa fé no sacrifício expiatório de Cristo no Calvário para a salvação é uma questão para o presente, e não para depois. Quem quer que tenha feito isso pode prosseguir no conhecimento de que o nosso destino, a glória de Deus, está ficando cada vez mais perto.

A SALVAÇÃO É PARA OS QUE CREEM

Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

Por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados

(Romanos 1:16; Atos 10:43).

Jesus Cristo prosseguia Seu caminho neste mundo. Falava às multidões que O seguiam para ver Seus milagres; não se deixava desanimar pelo cansaço, pela contradição e incredulidade. Ao ver as necessidades e misérias das multidões, “teve compaixão delas”, e de cada pessoa em particular. Cruzou Samaria para se encontrar com uma mulher que precisava de ajuda (João 4:7). Foi ao tanque de Betesda para curar um homem paralítico havia 38 anos (João 5:5); e saindo do templo se compadeceu de um cego (João 9:1).

Ele oferecia uma solução a todos, mas era necessário que cada indivíduo aceitasse pela fé o que Ele dizia. A samaritana falou: “Vinde e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito; porventura, não é este o Cristo?” (João 4:29). O enfermo de Betesda não hesitou em obedecer quando Jesus Cristo lhe falou: “Levanta-te, toma tua cama e anda” (João 5:8). O cego obedeceu imediatamente quando Jesus Cristo, após colocar lodo em seus olhos, lhe ordenou: “Vai, lava-te no tanque de Siloé” (João 9:7). E cada um deles foi libertado de sua miséria, de sua incapacidade.

Nenhum dos que aceitaram e obedeceram às Suas palavras foi embora com as mãos vazias, porém, quantos também as ouviram sem tirar qualquer proveito delas! Até hoje Jesus Cristo se dirige a cada indivíduo e lhe oferece o perdão dos pecados, a paz com Deus. É um dom gratuito, mas para recebê-lo, é necessário uma decisão pessoal.

APROXIME-SE DE DEUS

Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Com amor eterno te amei; também com amável benignidade te atraí.

Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós

(Jeremias 31:3; Efésios 2:13; Tiago 4:8).

Ao vermos a beleza da natureza, uma pessoa automaticamente pensará em um Ser que está por trás de todas as coisas; enquanto outra pensará que se trata simplesmente de coincidências surpreendentes.

A Bíblia declara: “É necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6). É como um exame de sinceridade. O que se aproxima de Deus deve manifestar confiança, não somente para aceitar a existência de Deus, tão evidente, mas também para reconhecer Sua bondade e crer que será aceito. “Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade” (Salmo 145:18). Aproximar-se de Deus, invocá-Lo “em verdade” é admitir que Ele é nosso Criador e que nós somos Suas criaturas. Significa que tem direitos sobre nossa vida, que tem uma vontade determinada para nós. Está ao nosso alcance buscar esta vontade, pois Deus deseja Se dar a conhecer a todos por meio de Jesus Cristo.

Todos sabemos algumas coisas sobre a vida de Jesus, porém, para chegar a nos render ao Seu senhorio é necessário ir além desse simples conhecimento intelectual: temos de aceitar pela fé Sua obra, Sua cruz, Seu perdão e Seu governo sobre nós.

É INJUSTO!

Não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção acostumada; para que, porventura, de farto te não negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecendo, venha a furtar e lance mão do nome de Deus

(Provérbios 30:8-9).

Poderíamos nos indignar, como as crianças sempre fazem, diante da injustiça que devasta a humanidade e que traz sofrimento a todos. Às vezes alguns se atrevem a perguntar: É culpa do homem ou de Deus? Ao afirmar que a culpa é de Deus, queremos nos desfazer de toda a responsabilidade; mas se respondermos que o homem é o culpado, admitimos que somos injustos.

A Bíblia nos diz de uma forma taxativa: “Não há um justo, nem um sequer” (Romanos 3:10). Deus criou o homem livre, e não como um robô, porém, o homem utilizou tal liberdade para fazer o que quis e rejeitou totalmente a autoridade de Deus. Como resultado disso, ele está separado de Seu Criador; debaixo da escravidão do pai da mentira – Satanás, e em oposição total a todo desejo pelo bem e pela justiça. Daí se origina a incapacidade para administrar nossa vida. Isto gera injustiça, da qual nos tornamos, ao mesmo tempo, testemunhas horrorizadas e agentes perpetradores. A Bíblia não se contenta somente com essa trágica constatação, mas nos apresenta o único meio para sermos libertos: a pessoa de Jesus Cristo. Ele é Deus feito homem, que viveu de maneira totalmente justa e morreu em nosso lugar. Veio para sofrer o castigo que nós merecíamos. Agora nos oferece Sua própria justiça, Seu próprio Espírito e Sua própria vida!

A ENTRADA GRATUITA

O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro.  

Porque assim diz o SENHOR: Por nada fostes vendidos; também sem dinheiro sereis resgatados.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus

(Atos 8:20; Isaías 52:3; Efésios 2:8).

Nossa sociedade está governada pelo dinheiro, o qual contribui para aumentar as desigualdades de forma cruel. Porém, em um mundo onde tudo se compra, Deus oferece gratuitamente a água da vida (Apocalipse 22:17). No Reino de Deus não há circulação de moeda. É um lugar onde desfrutaremos de uma felicidade perfeita e eterna. A entrada é gratuita, pois Deus não é um comerciante: Ele dá, não vende. “Estimaria ele tanto tuas riquezas, ou todos os esforços da tua força…?” (Jó 36:19).

No entanto, Deus tem Suas exigências: Ele concede livre entrada em Seu Reino aos que são salvos pela fé na obra de Cristo. Mas nós, pecadores que somos, podemos entrar no Reino de Deus? Não precisamos ter medo de sermos rejeitados? Não! Se temos reconhecido nossa culpa e crido no sacrifício de Cristo, sabemos que alguém pagou a entrada em nosso lugar. Jesus Cristo expiou nossos pecados mediante Seu sacrifício. Fomos “resgatados da vossa vã maneira de viver… com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” (1 Pedro 1:18-19). “Temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez” (Hebreus 10:10). “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1).

UMA PAZ POSSÍVEL

Cristo Jesus… é a nossa paz… E, vindo, ele evangelizou a paz.

Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo

(Efésios 2:13-14 e 17; Romanos 5:1).

Os políticos e dirigentes que aspiram a uma pacificação mundial falam muito de paz e trabalham ativamente para consegui-la. Contudo, os conflitos se multiplicam em muitas regiões do planeta. De forma global, a situação do mundo se deteriora com uma velocidade incrível. O mundo é o conjunto de pessoas que nele habita, e a verdadeira causa dessa situação alarmante se encontra no coração incurável do ser humano.

No entanto, neste contexto sombrio e triste existe um raio de luz e de alegria real. Cada pessoa pode sentir essa paz em seu interior, ausente no mundo. O Senhor Jesus é o Príncipe da Paz (Isaías 9:6), e Ele afirmou: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá” (João 14:27). A paz que o Senhor Jesus dá é primeiramente a paz com Deus. Nossas iniquidades e pecados fizeram separação entre Deus e nós (Isaías 59:2); e por nós mesmos não podíamos fazer absolutamente nada. Mas Jesus fez “a paz pelo sangue da sua cruz” (Colossenses 1:20), de modo que só nos resta aceitá-la. Dessa paz também se origina a segurança para o crente de que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto” (Romanos 8:28).

A paz que Deus oferece não está na capacidade do homem, mas no amor invariável do Senhor Jesus.

“VOS NASCEU HOJE O SALVADOR”

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós (João 1:14).

Este evento divino e miraculoso, em que a Palavra, o Filho de Deus, se tornou Homem, tinha que acontecer em Belém, a cidade de Davi, de acordo com a profecia de Miquéias 5:2. Agora Maria, a mulher escolhida para ser Sua mãe, vivia em Nazaré, na Galiléia. Não sabemos a data exata desse evento, mas ele tem importância para todos nós.

Deus até usa reis para o cumprimento do Seu conselho: através do decreto do imperador Augusto, Maria e José foram obrigados a viajar para Belém, onde Cristo deveria nascer. Ali, naquela pequena cidade um Menino nasceu em absoluta pobreza, o qual, tendo sido concebido pelo Espírito Santo, era o Filho de Deus, o Salvador do mundo. E o nosso Criador não só desceu até nós e habitou entre pecadores: Ele veio com toda a humildade. Ele, o Senhor da glória, foi colocado numa manjedoura.

Eles desejaram um lugar adequado para o Recém-nascido repousar em Belém, que estava cheia de viajantes naquela época. Além de alguns pastores, ninguém ficou sabendo de Seu nascimento. Mas se a terra ficou indiferente a esse Visitante, o céu foi movido para prestar homenagem a este evento único. Nos campos de Belém foram ouvidos os louvores dos anjos, magnificando o amor de Deus que estava assim sendo revelado para a humanidade. Os pastores aceitaram a mensagem maravilhosa anuciando grandes alegrias: “Vos nasceu hoje o Salvador” (Lucas 2:10-11).

Se tão-somente muitos hoje reconhecessem o Filho de Deus, o Salvador, no menino na manjedoura. Eles se curvariam em adoração diante dAquele que desceu para “buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:10).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE 2 CRÔNICAS

[Josias] fez o que era reto aos olhos do SENHOR e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda (2 Crônicas 34:2).

(Leia 2 Crônicas 34:1-7; 29-33)

Josias significa “aquele de quem o Senhor cuida”. Todos nós temos o direito de carregar esse belo nome. Tendo sido protegido pelo Senhor desde o nascimento, Josias começa a buscá-Lo com dezesseis anos. Ele empreende a grande obra do reavivamento que já vimos em 2 Reis 22 e 23.

Talvez alguns de nossos leitores tenham dezesseis anos. Já não são mais crianças; a vida com todas as suas possibilidades se abre diante deles. A juventude é um bem precioso que Deus lhes deu. Como irão usá-la? Muitos a desperdiçam estupidamente… e depois colhem frutos amargos. Outros, mais sábios, devotam seus dias a assegurar uma boa posição para eles no futuro. Por fim, há os mais sábios e excelentes que fazem o que Josias fez. Primeiro e acima de tudo eles buscam o Senhor, e depois fazem tudo de acordo com a vontade de Deus (Mateus 6:33). A Palavra divina foi encontrada no templo durante o trabalho. Josias providencia para que todo o povo se beneficie dela e os faz servir ao Senhor (v. 33). O mesmo não acontece sob a graça. A obediência ao Senhor não pode nos ser imposta, pois flui do nosso amor por Ele.

QUANTOS SOFRIMENTOS E FRACASSOS!

Semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vesti-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário recebe salário num saquitel furado.

Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá

(Ageu 1:6; Isaías 55:3).

Muitas pessoas sofrem distintos males e buscam alívio a todo custo. Pedem ajuda para sua família, conselhos para os amigos, consultam psicólogos, fogem da realidade mergulhando no trabalho, entretenimento e até mesmo na religião. Mas isso não serve para nada. Há mais de 2500 anos, o profeta Ageu descreveu esta situação com as palavras de cima. Isso significa que estamos nos ocupando totalmente com nossas próprias coisas terrenas, querendo fazer a vontade de nossa carne e de nossa alma. Tais palavras continuam sendo atuais.

Talvez seu casamento esteja se desintegrando, sua vida está um caos, todos lhe desprezam… você que já perdeu a esperança, escute! Para ver uma mudança positiva e duradoura em nossa vida, primeiro temos de reconhecer que temos deixado Deus de lado! Podemos até escutar Sua Palavra, mas não a obedecemos, porque estamos buscando nossos próprios interesses.

Então temos de nos arrepender e aceitar a mão que Deus nos estende através de Seu Filho Jesus Cristo, que veio para nos oferecer o perdão divino e um sólido fundamento para nossas vidas. Uma vida na qual Deus não é a prioridade ou não tem lugar está condenada ao fracasso. Arrependa-se! Submeta-se ao Senhor Jesus e sua esperança renascerá! Iso vale para o incrédulo, que precisa dEle como Salvador e também para o crente, que precisa dar-Lhe o lugar de Senhor.

UM LIVRO DIFERENTE DOS DEMAIS

Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás (Josué 1:8).

Para muitos a Bíblia é considerada um livro qualquer, e quando seu valor é reconhecido, no melhor dos casos, ela é classificada no mesmo nível que obras humanas de literatura e filosofia. Contudo, na Bíblia há múltiplas declarações especiais desde suas primeiras linhas. Ela enumera com autoridade, e exatidão as ações criadoras do Deus único, soberano, infinitamente poderoso e maravilhosamente grande. Sim, é um livro especial e muito mais que isso: é único porque mostra o que está no coração do homem.

E existe algo na Bíblia que não existe em nenhum outro livro: a história inigualável do Deus que criou tudo, e que um dia desceu ao mundo na pessoa de Jesus Cristo para manifestar Seu amor de forma extraordinária. “Jesus andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele” (Atos 10:38). Os que O escutavam “se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca” (Lucas 4:22).

Por que fez tudo isso? Por nos amar profunda e eternamente. Sem Sua morte não teríamos acesso ao Pai, à presença de Deus, porque ainda estaríamos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2:1).

Não diga que a Bíblia é um livro qualquer, nem mesmo um livro especial. Atreva-se a ler, ouvir e experimentar o que Deus reservou para aqueles que O amam (1 Coríntios 2:9).

TEXTOS MAIS RECENTES

Pular para a barra de ferramentas