Usuário: Visitante | Identifique-se | Cadastre-se
           #BTCast 045: Trindade04/03/2013 
12 61  

Muito bem, moçada! Já começo perguntando: você tem plano de saúde? Caso negativo, pare por aqui, pois esse podcast tem muita informação por kbps!

Nesse episódio, Rodrigo Bibo, Mauricio Machado e Alexander Stahlhoefer tentam discutir um dos grandes mistérios da teologia cristã: a Trindade. Como entender essa doutrina? Quais os erros mais comuns? Como o AT expõe esse conceito? Ele está claro no NT? E qual a importância da doutrina para a nossa salvação? Aperte o play, pegue seu bloco de anotações e pratique esse esporte conosco!

Duração: 00:55:00

» Arte da capa de Brão Barbosa, no site dele você encontra outros trabalhos bem como o desenvolvimento das capas que ele faz pra gente http://braobarbosa.com

Links comentados no episódio:

» #BTCast 007 Atanásio contra o Mundo
» Saiba como gravar seu audiopost
» Envie seu comentário em áudio para podcast@bibotalk.com

Siga-nos no Twitter: @bibotalk @Mac_Mau @stahlhoefer
Curta nossa FanPage: www.facebook.com/bibotalk

Para ouvir o programa, clique no "play" ou faça o download da qualidade desejada clicando sobre o link com o botão direito do mouse e escolhendo "Salvar destino como...":


ALTA - Download | Download .zip

Programas relacionados:


#BTCast 041: Encarnação

#BTCast 044: Ressurreição

[MUTIRÃO DE TRANSCRIÇÃO] Comece agora a transcrever este programa!

[Comente (61)]

[Comente]
61 comentários

Oba começamos bem o dia! Esperamos ansiosamente por esta hora. Então vamos lá fritar os neurônios!! :)

(2) (0)

Juliana Camargo
Cotia
04/03/2013, 08:10:04

Melhor forma de começar um dia! Espero não explodir a cabeça ou sangrar o nariz....acabei de limpar o chão rsrsrsrs

(3) (0)

Cleyton Queiroz
Garanhuns
04/03/2013, 08:38:49

Já começar o dia assim... Não sei se meu nariz aguenta =P

(1) (0)

Tattinha Carneiro
Recife
04/03/2013, 10:11:57

Muito Legal este tema.
Hemorragia na certa.
Curioso que hoje de manhã mesmo durante o café da manhã, e antes e ver este post da saída do POD BTCAST, estava conversando com o meu sogro sobre cristianismo e catolicismo e ele falou justamente da Trindade. Dizendo ele que achava que deveria ser "Quadridade", incluindo Maria, a mãe, pois foi através desta parte feminina que o Salvador veio a terra. VEJA VOCÊ, quase tive uma hemorragia ocular, os olhos saltaram.
Falei para ele, que não é cristão, nem mesmo católico, e sim simpatizante do espiritismo, que os católicos já tiveram esta idéia e já a té colocaram em prática. Então tive que explicar para ele os "meandros" da figura da trindade.
Agora este POD, que está demais. É um tema bombástico. Isso vai fazer eu e o sogrão voltarmos ao tema... EFEITO BTCAST puro.
Vcs estão de PARABÉNS.
Muito Bem ! Muito Bem ! Muito Bem !
Deus os abençoe!

(4) (0)

Kleber Pereira
D. de Caxias - Rio de Janeiro
04/03/2013, 10:27:43



Eis um tema que não “se encerra”, pelo menos não em um podcast.
Terei que ouvir pelo menos mais umas “três” vezes para poder absorver tudo o que foi dito, sem falar nos “estrangeirismos” que para alguns mais conservadores pode soar como “barbarismos”.

Falar de Trindade é algo muito complexo e difícil mesmo, parabéns por facilitarem um pouco rsss.

Nunca podemos perder de vista e como teólogos vocês são impecáveis na “interpretação de contexto”.

Parabéns!!!

(4) (0)

Luciano Coelho Alves
Curitiba
04/03/2013, 10:53:52

baixando, começando a semana explodindo os neurônios...

(1) (0)

Luciano Lopes
Londrina
04/03/2013, 11:04:01

Te prepara "xará"!!!

(1) (0)

Luciano Coelho Alves
Curitiba
04/03/2013, 11:08:06

caraca xará, preciso ouvir de novo, os meus neurônios estão explodindo, rsrs.

(2) (0)

Luciano Lopes
Londrina
04/03/2013, 12:07:52

haha bom... bora ouvir!!!! ... a trinity ficou demais... rs

(1) (0)

Tatiana Stinghen
Jaragua do Sul
04/03/2013, 15:26:00

Muito bom, assunto difícil, complicado e foi tratado muito bem, bem desenrolado parabéns
abraço!

(2) (0)

Arilson Saw
Rio de Janeiro
04/03/2013, 17:47:20

Estamos de olho porque aqui tbm! Bjo no coração moçada!

(2) (0)

Rodrigo Bibo
Joinville
04/03/2013, 18:00:26

mais um btcast, e pelo tema vai ter hemorragia nasal galera!!!!!!!!!!!!fiquem na paz de Jesus!!!!!!!

(2) (0)

Fredson Souza Oliveira
Vera
04/03/2013, 20:37:32

Esse foi um pod de altíssimo nível, um dos melhores Btcast que já ouvi.

O Arilson disse uma palavra chave que foi "desenrolado"... foi isso que percebi ao entender um pouquinho sobre a complexidade do tema.

Amanhã novamente vou ouvir e com certeza extrair muita coisa que não foi "digerida’ ainda!

Parabéns!

(2) (0)

André Carvalho
Porto Alegre
04/03/2013, 22:24:25

Se você curtiu o programa, não esqueça de favoritar ele, é só clicar na estrelinha lá em cima, ao lado do número de comentários! Valeu moçada!

(2) (0)

Rodrigo Bibo
Joinville
04/03/2013, 23:30:59

Economia trinitária: "O Pai que cria, o Filho que redime, e o Espírito que atualiza." Muito bom, para mim foi muito esclarecedor. Abraços

(2) (0)

Rafael Paiva da Silva
Guarulhos
05/03/2013, 14:53:44

A explicação do @Mac_Mau sobre como os profetas enxergavam as revelações foi de aplaudir em pé. Só não o fiz porque estava dirigindo. Perfeito!

(5) (1)

Paulinho Degaspari
São Bernardo do Campo
05/03/2013, 15:38:11

Poxa Paulinho, obrigado mesmo. Com toda a dificuldade que eu tenho em me fazer entendido, que bom que acertei dessa vez, hehe.

(4) (0)

Mauricio Machado
Joinville
05/03/2013, 15:46:28

Pod muito bom... Efeito BTCast bateu forte. Certa vez ouvi uma ilustração que me fez compreender muito bem a Trindade. Ela é como um corpo humano, o Pai seria um órgão, o Filho, outro e o Espírito Santo um terceiro. Assim como o cérebro, o coração e o pulmão funcionam em perfeita harmonia formando um só corpo, que é Deus. Assim é a Trindade três órgãos formando um só corpo.

(1) (0)

Filipe Gonçalves Dowsley Fernandes

05/03/2013, 16:16:40

A ilustração é boa Felipe, mas incorre no erro de que coração não é pulmão, cérebro não é coração, podem formar um corpo, mas não são iguais. Esse exemplo cai no mesmo erro do shampoo 3 em 1.

(1) (0)

Rodrigo Bibo
Joinville
05/03/2013, 17:46:25

Parabéns pelo tema.

Sempre ouvi que os "unicistas" (acho que é este o termo) são hereges ou pertencem alguma seita.
A minha grande dúvida é: Há algum prejuízo a salvação de quem professa esta teologia? Visto que a salvação é pelo sacrifício de Cristo, que eles também creem??

Abraços


(1) (0)

Jequeano Cristão
Joinville
05/03/2013, 18:09:25

Joinvillense...

Os unicistas são a forma moderna do monarquianismo modalista, ou sabelianismo. O problema é que eles compreendem os três trinitários como três manifestações de Deus. Era do pai, era do Filho, era do Espírito, por exemplo.
O problema é que com isto há uma descontinuidade nas pessoas. O Cristo histórico fica preso à pessoa do Jesus de Nazaré, e o Espírito Santo é identificado como o mesmo que morreu na cruz. A confusão entre as pessoas da trindade é grande, e apesar de crerem no sacrificio de Cristo na cruz, não vão crer que o mesmo Cristo continua ativo hoje, o que é Bíblicamente inconsistente. Negar que a pessoa de Cristo seja coeterna, e que o Espírito substitui o filho significa dizer que após a ressurreição o filho deixou de existir, se transformando no Espírito. E aí, que esperança temos de um corpo da ressurreição? O que faremos com 1Co 15? Está em jogo nossa existencia eterna. O sacrificio de Cristo está salvaguardado, mas e a futuro escatológico, jogamos fora... [mais]

(4) (0)

Alexander Stahlhoefer
Neuendettelsau
05/03/2013, 20:04:49

Cara eu tenho que ouvir esse podcast, mas a falta de tempo pra ouvir e entender é que tava pegando... Mas amanhã, vou tentar deixar o almoço de lado e curtir BTCast!

(1) (0)

Luciano Valério
Belo Horizonte
05/03/2013, 20:08:59

ALEX

Obrigado pela resposta. Que aula... ufah..

Continuem com este ministério. Tenho sido abençoado. Nunca tinha me interessado por teologia, achava tudo muito chato. Mas vocês conseguiram mudar isso.

Abraços.

(3) (0)

Jequeano Cristão
Joinville
05/03/2013, 20:55:08

OK, entendi Bibo, acho que essas ilustrações servem de base pra começar a entender, mas acho que não existe nada no nosso mundo que seja como a Trindade. Ou seja a gente sempre vai cair no erro e dando um boot na nossa mente.

(2) (0)

Filipe Gonçalves Dowsley Fernandes
Rio de Janeiro
05/03/2013, 23:03:50

O Adauto Lourenço usa o tempo, inclusive a utilizarei em meu livro Mosaico Teológico
"Pense no tempo. Passado é tempo, é; presente é tempo, é; futuro é tempo, é; o futuro é o passado, não; o passado é o presente, não; o presente é o futuro, não; mas o tempo é tempo, só tem um tempo. (...) é um exemplo limitado, não da pra expressar a totalidade da pessoa Dele."

(3) (0)

Rodrigo Bibo
Joinville
06/03/2013, 09:56:43

Qualquer exemplo humano que tente trazer pra nossa realidade, nunca vai expressar a totalidade da Trindade. É por isso que tantas pessoas a negam, porque não podem explicar, logo, ela não existe. Temos que reconhecer que nossa mente não chega nem perto da mente de Deus (Is 55:8-9) e, muitas vezes, precisamos nos desvestir da nossa arrogância e aceitar o "inaceitável".

Excelente reflexão, BTCasters!

(6) (0)

Paulinho Degaspari
São Bernardo do Campo
06/03/2013, 10:56:24

Cara, poderemos dar um exemplo sobre a Trindade, mesma forma que o homem é formado por corpo, alma e espírito, assim Deus, Jesus e Espirito Santo? Paulinho tem razão parabéns ao Mac, pela explicação pod show de bola..

(1) (0)

Luciano Lopes
Londrina
06/03/2013, 11:19:22

Luciano, ela incorre nos mesmo erros, pois o corpo não é o espírito e por aí vai...

(2) (0)

Rodrigo Bibo
Joinville
06/03/2013, 11:25:12

Caramba
Puro "Efeito BTCAST reverberante"...
Até o Paulinho está de nariz sangrando - kkkk
Tanto que deu uma de Mestre Yoda " não ela existe" (invertendo as palavras no meio do comentário). Não seria " porque não podem explicar, logo, ela não existe." ? - kkkkkk

Abençoe Vocês Deus (Pai, Filho e Espírito) !



(1) (0)

Kleber Pereira
D. de Caxias - Rio de Janeiro
06/03/2013, 21:18:19

hehehe... valeu, Kleber! Acho que foi o efeito BTCast mesmo. Já corrigi lá. Valeu.

(3) (0)

Paulinho Degaspari
São Bernardo do Campo
06/03/2013, 21:30:47

É Bibo... parece que vc vai ter que voltar ao comentário algumas vezes para pontuar "incorre nos mesmo erros, pois o corpo não é o espírito e por aí vai...". Principalmente se a gente não se conformar e concordar com o Paulinho, Não tem exemplo humano, com a lógica, que dê conta e nos deixe completamente felizes, achando que entendemos completamente este mistério.
A verdade é que seguindo a possibilidades das metáforas humanizadas, já abordadas talvez fosse mais fácil se tivéssemos três pulmões, ou três olhos, ou três rins... Mas esta Deus não facilitou - kkkkkk.
Então, vamos como o Bibo, de Legião Urbana... "Quem me dera, ao menos uma vez,
entender como um só Deus ao mesmo tempo é três. E esse mesmo Deus foi morto por vocês. É só maldade então, deixar um Deus tão triste."

Deus os Abençoe.
A PAZ.


(3) (0)

Kleber Pereira
D. de Caxias - Rio de Janeiro
06/03/2013, 21:32:28

Pelos comentário aqui e lá no BiboTalk teremos que fazer uma segunda parte sobre o tema!

(3) (0)

Rodrigo Bibo
Joinville
06/03/2013, 21:40:02

Creio, mas tenho dúvidas e podem ser confusas, rs

-> Na questão da Revelação. O evangelho revela à quem?! Explico melhor. O Deus revela a si mesmo por meio dele mesmo?! Sendo assim quem está sendo revelado. O Pai, o Cristo ou o Espírito?Minha dúvida reside no fato do cristocentrismo da revelação e o fato da dificuldade na distinção das pessoas.

-> Outra coisa é a questão da mediação. O Filho (O verbo, o Logos) é o mediador. Um está "acima de tudo" (Deus), mas tem um intermediário?! É somente uma questão de linguagem, isto é, a forma como ele se comunica é por meio do que exatamente?! Sua Palavra, isto é, o Filho. Mas e cadê o livre acesso à ele...Minha dúvida aqui seria: existem diferentes níves dentro da Divindade... isso é possível?!

Exponho aqui apenas algumas dúvidas enquanto ouvi o podcast. Esclareço, entretanto, que CREIO, mas quero crer com mais qualidade, hehehe, entendem?!

(2) (0)

Abner Melanias
São Paulo
06/03/2013, 22:09:56

BTcasters, O que vocês acham da definição de John Wesley pra trindade? É uma boa ilustração?"Diga-me como pode haver três velas neste recinto e apenas uma luz e, então, eu lhe explicarei a Trindade."Valeu!

(2) (0)

Marlon Girardello
Joinville
07/03/2013, 11:08:48

Abner,

Preciso de um tempo pra te responder. A questão demanda um arrazoado grande de teologia pra ser respondida.
Abraço

(0) (0)

Alexander Stahlhoefer
Neuendettelsau
07/03/2013, 14:53:14

Caro Abner, (licença Alex).
A primeira parte do seu comentário não dou conta. Então, concordo com o Stahlhoefer - "demanda um arrazoado grande de teologia". Assim, vou esperar a manifestação Teológica dele. Para eu crer com mais qualidade (Tamu junto!!!)
Entretanto, a segunda parte eu creio que é mais simples, apesar de ter mais do Mistério da Trindade na raiz.
Podemos utilizar um silogismo de Fé(eu também creio, em Deus é no Mistério, aí minha filosofia não é pura, Aristóteles que me desculpe -kkk), para ler um texto que fala da questão da mediaAÇÃO, do acesso e da Divindade.
- Deus é Único
- O "Logus" estava com Deus;
- O "Logus" era Deus
Utilizando o texto de João
==
JO 1:1 No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.
JO 1:3 Todas as coisas foram feitas por intermédio "DEle",e sem Ele nada do que foi feito se fez.
JO 1:14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós...
Verbo (logus) significaria "P... [mais]

(2) (0)

Kleber Pereira
D. de Caxias - Rio de Janeiro
07/03/2013, 16:27:18

Na verdade o espaço de 1500 caracteres é que acabou...
Mas eu também já estava tendo uma hemorragia nasal - kkkkk
Vou deixar assim e esperar o Alex, o Mac ou o Bibo, ou então que o Espírito Santo revele- rs .

A Todos
A PAZ


(2) (0)

Kleber Pereira
D. de Caxias - Rio de Janeiro
07/03/2013, 16:29:55

bibo, você sabe de que livro é essa citação do lourenço? fiquei curiosa porque ela discorda da concepção de santo agostinho sobre o tempo. ele usou só pra ilustrar a trindade?

(1) (0)

Paloma Santos
Recife
07/03/2013, 19:59:53

Paloma, foi numa pregação que ele citou isso, ou melhor, palestra. Sim, o contexto era ilustrar a Trindade, somente.
LOURENÇO, Adalto. Conhecendo Deus para adorá-Lo. Disponível em < https://go.irmaos.com/mj7> Acesso dia 10 de Jan de 2013.

(1) (0)

Rodrigo Bibo
Joinville
08/03/2013, 09:48:28

Obrigado Kleber Pereira pela contribuição.

(1) (0)

Abner Melanias
São Paulo
08/03/2013, 09:53:14

Na criação Deus planejou, Jesus Falou e o Espírito Santo Realizou! "No princípio criou "ELOHIM" (para alguns Deuses, mas no literal Elevadíssimo), Deus arquitetou o que queria; Jesus falava, pois: "JO 1:1 No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.
JO 1:3 Todas as coisas foram feitas por intermédio "DEle",e sem Ele nada do que foi feito se fez." "Disse Deus" na verdade era "Disse Jesus" e como a palavra é a semente: "o Espírito de Deus PAIRAVA (Chocava - Merarefet, verbo só usado para aves - "o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;" Mt 3:16) sobre a face das águas." Gn 1:2.

(1) (0)

Lenilson Fraga
Rio de Janeiro
08/03/2013, 09:58:37

No nascimento de Jesus ocorreu o mesmo: "Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus. Eis que CONCEBERÁS e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Então Maria perguntou ao anjo: COMO se fará isso, uma vez que não conheço varão? (não tem SEMENTE? não tem PALAVRA?)" Tem palavra e semente sim: "Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel." Is 7:14; então responde o anjo: "Virá sobre ti o ESPÍRITO SANTO, e o poder do Altíssimo te ENVOLVERÁ (como a ave envolve o ovo - Merarefet = chocar) com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Lc 1:30-35

(1) (0)

Lenilson Fraga
Rio de Janeiro
08/03/2013, 10:19:08

o exemplo foi apenas uma metáfora Bibo, de qualquer maneira cara o podcast foi relevante, e parabéns aos comentários..

(1) (0)

Luciano Lopes
Londrina
08/03/2013, 11:55:03

obrigada, bibo. só curiosidade mesmo :)

(1) (0)

Paloma Santos
Recife
08/03/2013, 17:16:49

Após muito pensar, acho que agora vai, heim Bibo...

Assim como o Dr. Manhatam de Watchmen consegue se dividir em três e até mais versões dele mesmo, assim é Deus que se divide em Pai, Filho e Espírito Santo.

Será que foi? Será que finalmente alguém foi capaz de entender a Trindade? Hehehhehe...

(3) (0)

Filipe Gonçalves Dowsley Fernandes
Rio de Janeiro
09/03/2013, 17:39:23

haha, boa Filipe... esse exemplo do Dr. Manhatam é o que chega mais próximo em relação aos demais, mas acho que mesmo com esse exemplo há um problema. Até onde sei, mesmo o Dr. Manhatam conseguindo se dividir em três, a personalidade dele nunca muda, sendo sempre a mesma independente do número de cópias.
Quanto a trindade, se eu não estiver enganado, as três pessoas não possuem personalidades exatamente iguais, mas distintas. Mas quanto a essa observação que fiz, não tenho fontes para justificá-la.
Talvez o Bibo ou o Alex possam confirmar (ou não) essa informação.

Abraço.

(2) (0)

Mauricio Machado
Joinville
10/03/2013, 16:18:26

Não entendo profundamente de personalidade, todavia acredito que a Trindade neste quesito é extramente idêntica, o que muda é forma e atuação. Jesus disse: "quem vê a mim vê o Pai" e depois Paulo afirma: Ele (Jesus) é a manifestação "exata" do Pai; Quanto ao Espírito Santo ambos afirmam que só através dele podemos refletir o Pai ou ser seus embaixadores, ou seja seus representantes na terra, pois o Espírito reflete a mente do Pai e do Filho!

(0) (0)

Lenilson Fraga
Rio de Janeiro
11/03/2013, 09:13:24

Agora sim respondendo ao Abner.

A revelação trinitária é cristocentrica. No Antigo Testamento vemos indicios da Trindade, mas só conseguimos percebe-los lendo na retrospectiva, AT com os óculos do NT. O Pai revela o Filho no sentido que é ele quem envia, o Filho, que é concebido em Maria no poder do Espírito. O Filho revela o Pai pois foi ele quem historicamente demonstrou a relação filial que há entre eles. Foi Cristo quem falou que era um com o Pai. Foi Cristo quem disse que quem via a ele, via o Pai. Logo o acesso ao Pai é mediado pelo filho. (a questão da mediação começa aqui). Uma vez que Cristo está agora assentado à destra do Pai, temos acesso a Deus por meio do Espírito, o outro consolador. Sua tarefa é rememorar, atualizar, apresentar Cristo e por meio deste o Pai através do anúncio do Evangelho de Cristo. Logo, como não temos acesso ao Cristo histórico, pois este está na glória, só temos acesso ao texto escrito. É por meio do anúncio do Evangelho que o Espírito Santo fala ... [mais]

(3) (0)

Alexander Stahlhoefer
Neuendettelsau
11/03/2013, 17:02:23

bom pod mas fiquei com uma dúvida sobre se esta tentativa de dar um exemplo fisico ( como o do sol), para como é a trindade esta formada.
uma vez ouvi de uma pessoa que a trindade era como aquele cartucho de jogo que vinha 2 ou 3 games no mesmo cartucho. seria errado essa comparação ?

(1) (0)

Raphael Wilker
São Paulo
11/03/2013, 23:56:29

Valeu ALEX!!!!
Não tem mais nada em aberto não, rsrs

Inclusive, a sua colocação: "como não temos acesso ao Cristo histórico" me abre um pouco mais a compreensão da questão primeira que fiz.

OBRIGADÃO!!!

(2) (0)

Abner Melanias
São Paulo
12/03/2013, 08:23:33

Dr. Manhatam foi ótima hehe mas ela cai no erro comum também, pois temos UMA pessoa que se divide em 3 e na trindade são 3 pessoas distintas hehe... mas vamos indo...

quando ao cartucho de video game, penso que cai no mesmo erro, talvez se entendêssemos o cartucho como a divindade e cada jogo uma pessoa, sendo que cada jogo está também no outro e ao mesmo tempo é diferente, desse pra usar.

moçada, é complicado mesmo!

(1) (0)

Rodrigo Bibo
Joinville
12/03/2013, 19:26:37

valeu Bibo !
:-)

(1) (0)

Raphael Wilker
São Paulo
12/03/2013, 20:55:21

Existem definições de Trindade e Triunidade.

(0) (0)

Lenilson Fraga
Rio de Janeiro
14/03/2013, 13:31:12

Trindade 1+1+1=1

(2) (0)

Luciano Lopes
Londrina
22/03/2013, 13:43:30

kkkkkkkkkkkk achei q a Triniti na ilustração fosse o PSY do gangnam style

"Quem me dera ao menos uma vez
Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três
E esse mesmo Deus foi morto por vocês
Sua maldade, então, deixaram Deus tão triste." (8)

o exemplo do ovo foi demais mesmo! kkkkkkkkkkkkk

(1) (0)

Lucas Santos
São Paulo
23/04/2013, 11:23:25

Muito bom, mas vou ter que ouvir de novo, esse assunto é muito complexo, ainda bem que vocês facilitam a compreensão pra gente; Obrigada!

(1) (0)

Patricia Menezes Gonzaga
Campinas
26/04/2013, 18:02:43

How, muito bom!!! Gostei demais. Vou super usar e super indicar!

(1) (0)

Gustavo Fitaroni
Vitoria
26/04/2013, 21:53:25

Pericorese trinitária, economia da trindade e muito sangue jorrando... Esse é o efeito BTCast

(0) (0)

Edenildo Alex da Silva
São Bernardo do Campo
10/06/2013, 21:42:00

Comentário NERD, alguém percebeu o tema do Ken (street fighter II) no momento dos recados??

(0) (0)

Raphael Barros Xavier da Silva
São Paulo
10/10/2013, 16:56:13

Nesse podcast aprendi: O Brasil já tem duas pessoas da trindade hahaha.

(1) (0)

Diego Rocha Chagas
Praia Grande
28/10/2013, 22:02:14

Este assunto é realmente muito extenso, mas foi bem trabalhado no podcast. Mais um podcast ouvido.

(0) (0)

Cláudio Antônio da Silva
São Leopoldo
22/01/2014, 18:44:55

Atenção! Você está deslogado.

Deslogado, seu comentário será moderado.
Identifique-se e comente sem moderação.

Todos os campos são obrigatórios

Seu nome:
E-mail:

(não será divulgado)
Localidade:
Comentário:

                                                                                                    

Código de segurança:

CAPTCHA Image
Digite os caracteres acima:

Veja a lista completa de programas


Creative Commons License
Podcast irmaos.com é licenciado pela
Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.


Assine nosso feed

Assine pelo iTunes


Veja a lista por podcaster:

Veja a lista completa dos títulos dos programas

Todos os programas
001002003004005006007008009010
011012013014015016017018019020a
020b021a021b022023024025026027028
029030031032033034035036037038
039040001041042043044045046047
048049050051052053054055002056
057058059060003061062063064065
066067068a068b069070071072073074
075076077078079

Programas transcritos
003043053

Programas em transcrição
063

Mais comentados em irmaos.com
#BTCast 044: Ressurreição
#BTCast 040: Morte e Imortalidade
#BTCast 045: Trindade
#BTCast 042: Ministérios Fracassados
#BTCast 039: A Parábola do Semeador

Mais ouvidos em irmaos.com
#BTCast 061: Calvino
#BTCast 059: Hamartiologia
#BTCast 058: Corpo, alma e espírito?
#BTCast 062: O que é ser evangélico?
#BTCast 054: Arrebatamento

Programas favoritos da galera
#BTCast 045: Trindade
#BTCast 043: William Tyndale
#BTCast 051: Evangelismo
#BTLero 001: Fé Cristã no Apocalipse Zumbi
#BTCast 034: O Milênio

Notícias relacionadas
Entenda a periodicidade dos podcasts publicados em irmaos.com
Confira a programação do Lutando Pela Igreja e acompanhe tudo ao vivo por irmaos.com
Oro para conhecer a vontade de Deus, diz Bono
Os 20 cristãos mais influentes da internet brasileira em 2013
Kaká se torna embaixador da Visão Mundial
«Mais»

"Aquele que começou uma boa obra em vocês irá completá-la até o dia de Cristo Jesus" Filipenses 1:6