Usuário: Visitante | Identifique-se | Cadastre-se
Busca
Por assunto
Por consultor

Últimos atendimentos
Por que no Antigo Testamento somente o Deus Pai se revela, e as outras pessoas da trindade não?
É errado continuar casada com uma pessoa adúltera?
Por que muitos irmãos quando passam por dificuldades se esquecem da fé?
Um crente batizado que vive em concubinato pode exercer a liderança na igreja?
Quem nunca ouviu falar de Jesus, poderá ser salvo?
Mais
Os mais lidos
Dúvidas sobre textos bíblicos

Consulta

Quem são: "os vasos de ira, preparados para a perdição" (Rm 9:22)?

Rafael Moreira de Paiva, Queimados-RJ

Atendimento

O contexto é importante.

A carta aos Romanos demonstra de forma irrefutavel, a justiça de Deus, tanto na condenação do pecador como na justificação do ímpio que crê (caps.1 - 8). Nos capítulos 9 a 11, a carta afirma a soberania de Deus e mostra que mesmo no exercício da Sua soberania, Deus sempre age em justiça.

No contexto imediato vemos que o oleiro tem o direito de fazer o que quer com o barro, enquanto este não tem direito de questionar a vontade do oleiro.

É neste contexto que lemos dos vasos da ira. Quem são?

O contraste apresentado no v.23 ajuda esclarecer. Lemos de vasos de misericórdia (v.23) e de vasos da ira (v.22) Levando em conta o fim deles -glória para os de misericórdia e perdição para os da ira - parece claro que os vasos da ira são as pessoas que não são salvas e os de misericórdia são os salvos.

É importante observar o contraste. Os vasos de misericórdia foram preparados por Deus para a glória, mas no caso do vasos da ira, não afirma que Deus os preparou para a perdição. Eles mesmos se prepararam para isto. No contexto temos um exemplo - Faraó. Note todas as referências ao endurecimento do coração dele (quase 20 em Êxodo), e verá que Deus só endureceu o coração dele depois que ele mesmo assim tinha feito. Os dois verbos usados são diferentes. Deus preparou os salvos para glória, mas os vasos da ira estão prontos para a perdição.

Os vasos da ira, portanto são todos aqueles que não são salvos, e estes, mesmo estando já prontos para perdição, às vezes são tolerados por Deus por algum tempo para “mostrar a Sua ira, e dar a conhecer o Seu poder”.

Ronaldo E. Watterson

Nota: As opiniões dos articulistas e consultores não refletem obrigatoriamente as mesmas do site ou dos demais consultores.

"Aquele que começou uma boa obra em vocês irá completá-la até o dia de Cristo Jesus" Filipenses 1:6