Usuário: Visitante | Identifique-se | Cadastre-se
Busca
Por assunto
Por consultor

Últimos atendimentos
Por que no Antigo Testamento somente o Deus Pai se revela, e as outras pessoas da trindade não?
É errado continuar casada com uma pessoa adúltera?
Por que muitos irmãos quando passam por dificuldades se esquecem da fé?
Um crente batizado que vive em concubinato pode exercer a liderança na igreja?
Quem nunca ouviu falar de Jesus, poderá ser salvo?
Mais
Os mais lidos
Dúvidas sobre textos bíblicos

Consulta

I Pedro 1:12: Muitos pregadores ensinam que os anjos queriam pregar o evangelho, mas não lhes foi permitido, pois esta honra foi dada aos homens. Mas o contexto volta-se a explicar a respeito da esperança da salvação. Na Versão Almeida Corrigida Revisada diz "atentar", na versão Atualizada diz "perscrutar", que significa conhecer. Gostaria de saber com clareza o correto.

Atendimento

Os verbos nesta frase, no original grego, são: epithumeo, que significa desejar ardentemente (como em Lucas 22:15), e parakuptō , abaixar-se para ver (como em João 20:5 e 11). Absolutamente não existe qualquer indicação que os anjos queriam pregar o Evangelho. Mas esta pequena frase nos informa que os anjos de Deus se interessam muito no progresso e no resultado da pregação do Evangelho aqui na terra.

O Senhor Jesus disse a Tomé, com relação aos que seriam salvos pela graça de Deus mediante a fé: “Bem-aventurados os que não viram e creram” (Joao 20.29). Isto se aplica a nós, que, não tendo visto nosso Salvador em pessoa, ainda amamos e cremos nele, e exultamos com gozo inefável e cheio de glória (1 Pedro 1:8). Para nós, com nossa lógica humana, isso é difícil de compreender.

Essa salvação foi inicialmente anunciada pelos profetas do Velho Testamento, que profetizaram a respeito dos sofrimentos seguidos pela Glória do Messias, e que a graça salvadora de Deus seria estendida aos gentíos; mas eles nem sempre entendiam o significado das suas palavras. Foi anunciada novamente pelos apóstolos, também inspirados pelo Espírito Santo. Os profetas da antiguidade compreendiam que era para nós – os que cremos nesta época – que eles haviam escrito. Desta forma, o Evangelho do Novo Testamento está ligado intimamente aos ensinos do Velho Testamento, ambos tendo sido dados pelo mesmo Espírito de Deus. Os próprios anjos estão atentos e profundamente interessados nestas coisas aqui na terra. Estamos nós, os herdeiros e beneficiários, sempre interessados igualmente nas coisas do céu?

O Senhor Jesus nos revela que, nos dias finais deste mundo perverso, um anjo proclamará o Evangelho eterno aos que estiverem vivos sobre a terra (Apocalipse 14:6), mas, a esta altura, a Igreja de Cristo já terá sido arrebatada e estará com Ele nos céus.

R. David Jones

Nota: As opiniões dos articulistas e consultores não refletem obrigatoriamente as mesmas do site ou dos demais consultores.

"Aquele que começou uma boa obra em vocês irá completá-la até o dia de Cristo Jesus" Filipenses 1:6