Usuário: Visitante | Identifique-se | Cadastre-se
Busca
Por assunto
Por consultor

Últimos atendimentos
Por que no Antigo Testamento somente o Deus Pai se revela, e as outras pessoas da trindade não?
É errado continuar casada com uma pessoa adúltera?
Por que muitos irmãos quando passam por dificuldades se esquecem da fé?
Um crente batizado que vive em concubinato pode exercer a liderança na igreja?
Quem nunca ouviu falar de Jesus, poderá ser salvo?
Mais
Os mais lidos
Variedades

Consulta

Na batalha de Davi e Golias, Davi apanhou 5 pedras para combater o gigante, alguns dizem que Golias tinha 4 irmãos e as pedras seriam 1 para cada um deles, isso é verdade?

Marcio Augusto Dornelas, Belo Horizonte-MG

Atendimento

Fico aqui pensando em como há pessoas criativas na interpretação dos textos bíblicos. Já ouvi de uma outra pessoa ter feito uma outra interpretação. Para ele cada pedra significava uma qualidade de Davi. A 1ª pedra era a pedra da fé, a 2ª era a pedra da coragem, a 3ª era a pedra da obediência e por aí vai...

Alguns afirmam que Golias tinha quatro irmãos com base em 2 Samuel 21:15-22 e 1 Crônicas 20:1-8. Contudo, o texto indica mais para o fato de que estas pessoas eram descendentes de gigantes do que o de serem irmãos do gigante Golias. Isto é feito usarem a palavra Hebraica "Rafa" como nome próprio e não como gigantes.

Mesmo a NVI que traduz como "descendente de Rafa" admite que a probabilidade e que a palavra tenha sido usada no seu significado primário, ou seja, gigantes. A nota da NVI diz: "21:16 Rafa. Ao chamar de "descendentes de Rafa" (v. 22) os quatro guerreiros inimigos formidáveis mencionados nessa série, o escritor mais provavelmente os identifica como gigantes, como se dá a entender em Dt 2:10, 11, 20, 21. Nesse caso, talvez se relacionassem de alguma forma com os enaquins, embora enaquins (não refains) figurem com destaque no relato da conquista (Nm 13:22,28,33; Dt 1:28; Dt 9:2; Js 14:12,15; Jz 1:20).

A verdade sobre o significado das pedras é o seguinte: cada pedra era uma pedra e nada mais que isso! Esta história de ficar tentando achar significado oculto nas passagens bíblicas é algo perigoso, pois acabamos por fazer Deus dizer o que Ele nunca disse. Ora bolas! Se Deus quis se comunicar conosco através da Sua Palavra Escrita, porque cargas d’água Ele iria ficar brincando de "esconde-esconde" na sua comunicação! Isto não faz o menor sentido!

Portanto, meu querido irmão, cuidado, pois, nem tudo o que se ouve dos púlpitos está de acordo com a Palavra de Deus.

Jabesmar Guimarães

Nota: As opiniões dos articulistas e consultores não refletem obrigatoriamente as mesmas do site ou dos demais consultores.

"Aquele que começou uma boa obra em vocês irá completá-la até o dia de Cristo Jesus" Filipenses 1:6