Usuário: Visitante | Identifique-se | Cadastre-se
Busca
Por assunto
Por consultor

Últimos atendimentos
Por que no Antigo Testamento somente o Deus Pai se revela, e as outras pessoas da trindade não?
É errado continuar casada com uma pessoa adúltera?
Por que muitos irmãos quando passam por dificuldades se esquecem da fé?
Um crente batizado que vive em concubinato pode exercer a liderança na igreja?
Quem nunca ouviu falar de Jesus, poderá ser salvo?
Mais
Os mais lidos
Variedades

Consulta

A Bíblia proíbe o casamento entre primos? Isso é pecado?

Iara, Tenente Laurentino Cruz-RN

Atendimento

Na Lei Mosaica encontramos o legislador Moisés estabelecendo um ideal mais elevado do que a prática na antigüidade, marcando os graus de consangüinidade e afinidade dentro dos quais se permitia o casamento pondo um freio à poligamia (Leia Lv 18, Lv 20 e Dt 27:20-23).

Em nenhum destes casos registrados encontramos o caso de primos. Nem mesmo a lei brasileira impede este tipo de casamento.

Eis o comentário de um advogado:

"Impedimentos Dirimentes Públicos (Regime de nulidade-art. 1521, I a VII, c.c. arts. 1548, I e 1549, CC): a) ascendente com descente; b) afins em linha reta (sogra)- viúvo ou divorciado pode se casar com sua cunhada-; c) o adotante com o cônjuge do adotado e o adotado com o cônjuge do adotante; d) os irmãos germanos (mesmos pais) ou não e os colaterais até o terceiro grau inclusive (nota: Decreto-lei 3206/41 permite casamento entre tios e sobrinhos desde que na habilitação se submetam a exame por dois médicos) – primos podem se casar; e) o adotado com o filho superveniente ao pai ou à mãe adotiva, f) existência de casamento anterior (crime de bigamia); g) o cônjuge sobrevivente com o condenado por  homicídio ou tentativa de homicídio contra o seu consorte." (fonte: http://www.molinaadvogados.com.br/aulas/aula_de_Direito_de_familia_arquivos/frame.htm#slide0053.htm)

Éder Lúcio

Nota: As opiniões dos articulistas e consultores não refletem obrigatoriamente as mesmas do site ou dos demais consultores.

"Aquele que começou uma boa obra em vocês irá completá-la até o dia de Cristo Jesus" Filipenses 1:6