Usuário: Visitante | Identifique-se | Cadastre-se
Busca
Por assunto
Por consultor

Últimos atendimentos
Por que no Antigo Testamento somente o Deus Pai se revela, e as outras pessoas da trindade não?
É errado continuar casada com uma pessoa adúltera?
Por que muitos irmãos quando passam por dificuldades se esquecem da fé?
Um crente batizado que vive em concubinato pode exercer a liderança na igreja?
Quem nunca ouviu falar de Jesus, poderá ser salvo?
Mais
Os mais lidos
Variedades

Consulta

Em textos como I Crônicas 4:10 algumas traduções trazem a palavra “Oxalá” em outras trazem “tomara” .Mas a palavra “Oxalá” também é dada a uma entidade do candomblé. Como entender isto? Qual a ligação entre uma e outra?

Darlei, Muriaé - SP

Atendimento

Caro Darlei,

Creio que estamos lidando aqui com palavras homônimas[1]. Os mais antigos sabem que o uso da palavra oxalá não tem nada a ver com a entidade espiritual do candomblé. Mas os mais novos, assim como você, podem ficar em dúvidas e se perguntarem como uma palavra assim foi usada na Bíblia. Por isso é sempre bom, como você fez, comparar versões da Bíblia, pois uma nos ajudará a entender a outra. Alías, nem a Almeida Revista e Atualizada e nem a Revista e Corrigida trazem o termo oxalá. Encontrei-o somente na Bíblia Tradução Brasileira e numa outra que tem a sigla DO.

Lembre-se sempre que a língua é dinâmica e enquanto alguns termos caem em desuso, outros, com o passar dos anos, ganham novos significados. Daí a necessidade de se fazer, de tempos em tempos, revisões nas Bíblias. Seria bom que cada estudioso da Bíblia investisse menos em CDs e DVDs e comprasse Bíblias em diversas versões tais como Linguagem de Hoje,  NVI, Viva etc. Assim seu estudo seria enriquecido. Seria bom também comprar um bom dicionário de português.

Veja abaixo os significados que o Dicionário do Aurélio trás para o termo oxalá:

Oxalá 1: Substantivo masculino.

Bras. Rel. Alta divindade entre os orixás jeje-nagôs, abaixo apenas de Olorum.

Oxalá 2: [Do áramaico. in AYallah– ,‘e queira Deus’]. Interjeição. 

Tomara; queira Deus; prouvera a Deus: Oxalá cesse um dia a miséria do mundo!

Veja bem que ao tomarmos conhecimento do outro significado da palavra oxalá não ficaremos assustados ao vê-la inserida no texto bíblico.

Nota [1]: homônimo

 

[Do gr. homónymos, pelo lat. homonymus.]

Adjetivo.

Substantivo masculino.

1.Que ou aquele que tem o mesmo nome.

2.E. Ling. Diz-se de, ou palavra que se pronuncia da mesma forma que outra, mas cujo sentido e escrita são diferentes (os homófonos laço = laçada, lasso = cansado), ou que se pronuncia e escreve do mesmo modo, mas cujo significado é diverso (os homógrafos falácia = qualidade de falaz, e falácia = falatório). [Cf. parônimo, sinônimo, homófono, antônimo e homógrafo.]

 

Jabesmar Guimarães

Nota: As opiniões dos articulistas e consultores não refletem obrigatoriamente as mesmas do site ou dos demais consultores.

"Aquele que começou uma boa obra em vocês irá completá-la até o dia de Cristo Jesus" Filipenses 1:6