Mia Madre

O drama italiano Mia Madre é bastante sensível e aborda com sobriedade os últimos dias de vida da mãe de uma diretora de cinema, Margherita (Margherita Buy), que está iniciando as filmagens de seu novo longa-metragem, que será protagonizado pelo astro internacional Barry Hughins (John Turturro), mostrando inclusive um pouco dos bastidores do cinema.  O título do filme que Margherita está filmando é “Noi siamo qui” (We Are Here) “Nós Estamos Aqui”, em português, mostrando de certa forma o lado esquerdista do diretor.

Além disso, ela precisa lidar com vários problemas em sua vida pessoal, como o fim de um relacionamento.A mãe (Giulia Lazzarini), está internada no hospital e recebe a atenção de seus dois filhos, um deles, o que fica mais tempo com a mãe, interpretado pelo próprio diretor. Assim o filme ganha um ar de despedida, reforçado com sua brilhante cena final.

O cunho bem pessoal que Nanni Moretti usou  no roteiro, o que tinha escrito durante a doença de sua mãe, o que dá um aspecto autobiográfico ao longa que foi ovacionado por cerca de oito minutos, após sua exibição no Festival de Cannes 2015. Merece ser apreciado.