Usuário: Visitante | Identifique-se | Cadastre-se
Doações e esmolas

Vivemos num mundo cheio de medos. Ao encontrarmos com mendigos, muitas vezes nos escondemos, subimos o vidro do carro ou atravessamos a rua. O que dizer de Tiago 2:17: "Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma"? Você faz suas doações? Quando se depara com um mendigo, dá esmolas? Qual deve ser a atitude do cristão?


[Comente]
134 comentários

O Senhor Jesus teve compaixão de todos nós... por isso como imitadores dEle nossa atitude deve ser a mesma perante as pessoas que precisam de ajuda...
"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia" Mt 5:7
(0) (0)

Prih
Ribeirão Preto
08/05/2008, 12:15:42

Sinceramente, qdo passo por um mendigo, não dou esmolas não. Alguns pedem dinheiro ou usam seus filhos pra pedirem, mas na verdade compram cigarros ou até mesmo cola etc. Não sei pra tá indo o dinheiro. Por isso, não dou. É complicado. Mas axo q é interessante igrejas locais fazerem sopão pra levar a eles ou doar roupas. Axo q esse tipo de trabalho é bom fazer em grupo, pq sozinho fica difícil....
(0) (0)

Elizabeth de Paula
Rio de Janeiro
08/05/2008, 14:19:08

Não dou esmolas nem qualquer tipo de doação, prefiro contribuir com algum missionário ou entidade missionária onde tenho certeza da boa aplicação do dinheiro.

Doação de esmolas só contribui para o aumento de pedintes nos sinais das cidades (problema muito comum hoje em dia) e no restante das ruas. Tô cansado de ver mendigos acendendo cigarro por aí.

A prefeitura do Rio possui um trabalho de assistência social em parceria com ONGs que oferece abrigo a mendigos. Os funcionários rodam pelas ruas e disponibilizam abrigo a eles (não sei bem, mas, se bobear, devem oferecer até cursos profissionalizantes). O cara fica na rua porque quer!

E quanto ao trabalho social, cada igreja deve realizá-lo em sua região de abrangência.
(0) (0)

Rodrigo Fidelis Macedo
Rio de Janeiro
09/05/2008, 09:11:06

Coincido com o Rodrigo. Aliàs, ha muita gente que ganha mais com as esmolas do que trabalhando. Assim que nao tenho vontade de dar de comer aos preguiçosos.
(0) (0)

Osvaldo Maccio
Lanús
10/05/2008, 11:53:52

Aki em Volta Redonda tem uma senhora que fica sempre num ponto onde passa muitos estudantes, fica sempre pedindo uma coxinha ou um refrigerante, recentemene ficou-se sabendo que ela tem casas de aluguel ou seja mendiga por vicio ou esperteza sei lá, qual seja o motivo é pobresa de carater tem também um paralico que fica o dia todo pedindo esmolas e vai para casa de taxi no cair da noite, As vezes por casos como esses, deixamos de ajudar pessoas realmente necessitadas. Sempre ajudo pessoas atravéz da igreja mesmo assim as vezes ficamos sabendo que ajudamos "espertos", esses prestaram comas a Deus.
(0) (0)

Adelmo Ribeiro Furtado
Volta Redonda
10/05/2008, 12:21:00

Se eu fosse um mendigo eu ia gostar de receber uma doação, por isso ajudo quando posso. Tem mto malandro nessa vida e isso pode ser percebido na conversa.

As pessoas (e mtos crentes) só querem receber/ganhar e na hora de dar/ajudar fecham as maos inventando mtas desculpas.

As pessoas que mais ajudam (doaçoes, esmolas) sao ricas, a classe media e pobre nunca ajudam porque dizem que nao tem nem pra eles.

O "Dar e Receber" andam juntos. Acredito que Deus nao daria toda sorte de bençaos a uma pessoa egoista, que só pensa no benefício próprio.





(0) (0)

Fabio
Araraquara
12/05/2008, 00:28:42

2

É facil jogar a responsabilidade nas mãos dos outros.
As pessoas que usam os filhos para pedir preferiram fazer isso do que roubar. É melhor pedir do que passar fome. Se dependessem de vc morreriam de fome.

3

Se vc tivesse nascido na favela, na miséria e as únicas coisas disponíveis pra vc era uma "familia" de bebados, prostitutas e drogados e o unico emprego disponível era no trafico, o que vc seria?
Muitas dessas pessoas que vc nega a ajudar nao tiveram o privilegio que vc teve ao nascer.

4

Existe o Necessitado e o Vagabundo. O Necessitado, desempregado, que tem como opçoes roubar, assaltar, morrer de fome ou pedir. O Vagabundo, aquele que pede e qdo se ofere um trabalho inventa uma desculpa e vai embora.

5

Já teve a experiência de andar de cadeira-de-rodas? Já se imaginou sendo paralitico? Entao experimenta pegar um onibus. A pessoa além de paralítico pede esmola e ainda nao merece ir embora de taxi?

(1) (0)

Fabio
Araraquara
12/05/2008, 01:33:54

[7]

Eu moro em região carente desde que nasci e sei que quem é honesto não se envolve com isso que vc falou.
(0) (0)

Rodrigo Fidelis Macedo
Rio de Janeiro
12/05/2008, 08:41:40

[7] Qdo falei de pais usarem seus filhos, eles os usam pra nós ficarmos penalizados e darmos o dinheiro. Assim, ficam descansados, como Osvalvo falou. Qto dependerem de mim, ainda bem q não dependem mesmo...Deixo pra vc q com certeza irá ajudá-los né?!
(0) (0)

Elizabeth de Paula
Rio de Janeiro
12/05/2008, 18:43:42

8 e 9

Ignorar essas pessoas nao vai resolver o problema.
Muitos trabalham coletando material reciclável, mas nem sempre o dinheiro que ganham é o suficiente.

Nao devemos excluir da sociedade essas pessoas.

Ignorar essas pessoas NÃO praticar "AMOR AO PRÓXIMO".
(0) (0)

Fabio
Araraquara
14/05/2008, 12:13:25

10
Cara
Eu moro ao lado de uma favela. Exatamente ao lado.
Quando saio pra trabalhar vejo um cara que carrega um carrinho de supermercado e ele passa recolhendo papel e metal pelas lixeiras. Ele mete a mão em todas as latas de lixo que vê pela frente.

No sábado pela manhã, de vez em quando, vejo o mesmo cara arrumado, limpo e de mão dada com o filho dele andando na rua.

Nunca ouvi falar que esse homem pediu dinheiro pra alguém e jamais ele me abordou no ponto de ônibus pra pedir esmola.

Dignidade independe de profissão, seja ela catador de papel ou executivo de multinacional.
(0) (0)

Rodrigo Fidelis Macedo
Rio de Janeiro
14/05/2008, 13:23:30

Realmente... quem se envolve com o tráfico eh por "vontade" própria.
Pq msm nascendo em comunidades carentes, com carências básicas, pessoas que são HONESTAS vão atrás de estudar! isso vem do caráter...

bom... mas quem não gosta de dar dinheiro... então dê um prato de comida! eu nao tenho coragem de negar um litro de leite....
catador de materiais recicláveis seria considerado uma profissão? acho q nao...
essas são as pessoas honestas que nao qrem MORRER DE FOME... e pra conseguir dinheiro assim, eh preciso juntar muuuito mas muuito peso, e msm assim ganham em troca uma miséria.
não eh facil naoo gte...
e aliás, não sabemos os motivos q levaram a pessoa para essa situação...não somos ngm pra julgar.

experimenta vc ficar um dia sem comer...

abra os olhos pra realidade, se coloque no lugar de uma pessoa assim.

faça uma viagem pra África!
(0) (0)

Prih
Ribeirão Preto
15/05/2008, 11:13:40

[11] Concordo plenamente...
(0) (0)

Elizabeth de Paula
Rio de Janeiro
15/05/2008, 14:29:53

Só gostaria de comentar um pouco sobre o valor histórico da esmola.

Na antiguidade era uma forma dos mais abastados adotarem uma pessoa desfavorecida como aliado no seu território, ou domínio. Na Idade Média, conferia status de santidade ao doador de esmolas, e cumpria o papel social de alimentar os pobres para não se tornarem ladrões. Os mosteiros medievais também eram grandes centros de esmolas. Mas era um tempo em que a esmola era mais do que dinheiro, mas também uma relação social, na qual o mendigo se fazia como um "servo" ou menos que isso, pois não ia trabalhar para quem desse a esmola. Ou seja, poderia dizer que o mendigo devia saber se comportar como um mendigo.

Hoje em dia vivemos no capitalismo, no qual não há espaço para pessoas viverem de esmolas, pois há um incentivo essencial ao consumismo, que uma pessoa só vai ter se possuir uma renda. Não há status de santidade que possa vir de dar esmolas, pois a ciência suplantou a fé, santidade é algo menos que almejado, é d... [mais]
(1) (0)

Rodrigo Ferreira Deberaldini
Campinas, Franca
16/05/2008, 19:38:55

Também não dou esmolas. Pode até ser que muitas dessas pessoas que pedem realmente estão necessitadas. Mas a maioria delas estão se aproveitando da situação e não gostam de trabalhar. Se você oferecer uma casa pra limpar, uma trouxa de roupa pra lavar ou um quintal pra capinar em troca do dinheiro, muitos deles recusam.
É bem cômodo simplesmente receber. Pior ainda quem usa as crianças. Elas deveriam estar na escola. O governo oferece um monte de benefícios para que elas estejam lá.
Minha igreja tem um projeto que alfabetiza, evangeliza e ajuda financeiramente crianças do bairro que sao carentes, bem como suas famílias. É muito triste ver que tem tanta gente honesta em situação de miséria precisando de ajuda.
(0) (0)

Cintia
Governador Valadares
20/05/2008, 08:19:41

Entao se vir uma criança te pedindo alguma coisa pra comer ou um "trocado" vc vai dar as costas?
Tem mto vagabundo nesse meio e mto necessidado, mas pelo jeito se depender dos crentes eles vao morrer de fome!

14

"vivemos no capitalismo, no qual não há espaço para pessoas viverem de esmolas"
E as pessoas que moram "debaixo da ponte", estao lá por que querem?
Mtos sao "retirantes", sairam do norteste para tentar uma vida melhor na cidade grande e nao conseguem emprego e ficam na miseria.
Mtos mergulham no alcool pra esquecer a miseria e as desilusoes da vida.

15

Mas tem pessoas que nao tem vergonha de oferer trabalho pra essas pessoas em troca de almoço ou "micharia", essas pessoas estao na miséria nem por isso mererem só a miseria.


(0) (0)

Fabio
Araraquara
20/05/2008, 20:43:21

Moleques de rua
por Mario Machado

O show dos cruzamentos é a sensação do paulistano o ano inteiro!
Crianças dançando, se equilibrando, pintando e bordando por algum dinheiro!
Mas... às vezes, me parece que é só por um pouco de atenção!
Capricham pra que alguém lhes abra o vidro do carro, ou quem sabe a porta do coração.

O negrão bem sucedido, nem deu bola, de dentro do seu carrão,
Não gostou do show! Talvez faltasse um pouco mais de ação!
Umas meninas seminuas, um três oitão cuspindo bala, como na televisão...
Quem sabe um pouquinho de sangue, de drama, garantisse a diversão.

Independendo do IBOPE, o show da vida continua.
Gente apressada, portas fechadas, moleques de rua...
Mas não há com o que se preocupar! A culpa não é minha, nem sua.
É do cãozinho folgado, no banco traseiro, curtindo um ar condicionado,
Ocupando o espaço que bem poderia ser dado ao menor abandonado.

Às vezes parecem estar brincando, mas leva-se pouco pra se perceber que a coisa é séria.
A c... [mais]
(0) (0)

Prih
Ribeirão Preto
26/05/2008, 08:28:34

Acho q existem casos e casos..e é interessante estarmos atentos a voz do Espírito Santo..Ele sempre nos mostra aquilo q devemos ou não fazer qdo estamos interligados com Ele..em algumas ocasiões já senti o desejo de dar algum trocado..mas em outras não..aqui em bh msmo temos vários exemplos como os citados, de "mendigos milionários"..mas temos q levar em conta tbem a miseria espiritual dessas pessoas..existem alguns q estão nas ruas por estarem aprisionados espiritualmente..ficam nas ruas por opção..conheço uma pessoa assim..q tem (tinha) família, profissão.. e optou por viver na rua mendigando.. nosso dever como filhos de Deus é interceder por essas almas.. a criação geme pela manifestação dos filhos de Deus..Q nosso Deus nos oriente a fazermos a Sua vontade, sempre!!!
(0) (0)

Lídia
Belo Horizonte
07/06/2008, 21:36:34

Creio que devemos AMAR mais... E não tomarmos forma deste mundo, conforme determinação de Deus. Criticar o DESTINO do que foi dado é típico do mundo, e não do que vai no coração de Deus...
A fé sem ação é morta, porque querer fazer o bem é conseqüência imediata de uma relação estreita com Deus e uma forma que encontramos de, de alguma forma, "retribuir" um milionésimo do que Ele fez por nós...
A SALVAÇÃO é graça (favor desmerecido) e mesmo não sendo merecedores Jesus ESCOLHEU morrer por nós a viver sem estarmos com Ele pela eternidade...

Se NÓS merecemos GRAÇA< por que ou OUTROS filhos de Deus não? Quem somos NÓS insignificantes pecadores para questionarmos as atitudes torpes das pessoas a quem "ajudamos"? TORPEZA é só o que pode vir de nós... Tudo que é bom, perfeito e agradável e dom de Deus, para que ninguém se glorie...
Julgar com o peso da condenação de satanás não deve ser papel dos cristãos...
Por essa razão, oro por ORIENTAÇÃO do Espírito Santo, que ao entregar uma aju... [mais]
(0) (0)

Carolina Cavalcante Lipinski
Rio Branco
12/08/2008, 15:14:39

Esmola. do grego "eleêmosynê" repetidas vezes se vê no Novo Testamento, mas não no A.T, embora o dever de dar esmola esteja bem determinado na lei de Moises. Mandava a Lei que os israelitas apresentassem os primeiros frutos daterra diante do senhor todos os anos. todo proprietario devia, de três em três anos repartir diamos de seus produtos com estas pessoa: O levita, o estrangeiro, o orfão e a viúva. hávia no vestibulo do Templo de Herodes, treze caixas para receberem as esmolas voluntárias , sendo uma delas destinadas adonativos para a educação das crinaças pobres d boa fámilia. Depois do cativeiro havia, em cada cidade, três cobradores oficiais de esmolas, e havia a obrigação de da-las sob penas de multa. OS fariseus eram zelosos em dar esmolas, mas foram censurados por Jesus, visto como cumpriam aquel dever moral com excessiva ostentação ( MAteus 6.2)
O dever de socorrer os pobres não foi despresado pelos cristãos ( Mateus 6.1 a 4; Lucas 14.13; Atos 20.35; Galatás 2.10)
Aco... [mais]
(0) (0)

Cesar Augusto Candido Silva

15/08/2008, 22:18:00

Acho, como alguém que vê essa situação todos os dias, que nós temos que usar a oportuniade dedar uma esmola com um único intuito: levar o beneficiado a Cristo, se nós fizermos isso, perderemos mais o medo, sei que não é fácil, mas o sal tem que dar o gosto, pois se não, as vidas dos pedintes, nunca vão ser mudadas.
Vamos olhar dessa forma. Tenho dito.
(0) (0)

junior de paula
Cruzeta
03/09/2008, 08:44:44

Graça e paz, irmãos!
Realmente é um tema polêmico. Não tenho opinião fechada sobre o assunto. Mais difícil ainda, para mim, é lidar com situações concretas... Como já li aqui, cada situação é uma e a orientação do Espírito Santo é nossa Luz para agir.
Porém, me preocupa as avaliações de alguns sobre o agir em relação aos outros...fiquei imaginando se Deus utilizasse os mesmos critérios que li conosco: seríamos todos cinzas queimadas e enviadas online via banda larga para o inferno! rsss
Por outro lado, tb me veio à mente o Pr. Ariovaldo Ramos e a síntese da Missão Integral como um norte: sem envolvimento/relacionamento com pessoas não há cristianismo. Relacionar-se, envolver-se não significa apenas ajuda física, mas conhecer a pessoa - e não pré-julgar / pré-conceito - e creio que, sempre que nos envolvemos, com qualquer pessoa, Deus concede-nos a maior bênção que podemos ter: ser uma bênção na vida dos outros.
Que o sopro livre do Espírito seja sobre, com e em nós; a misericórdia e a compaixão de Jesus de Nazaré e o amor e a Graça de Deus, nosso Pai.

(0) (0)

Fabio Pereira
Duque de Caxias
08/09/2008, 19:13:58

A esmola apenas, é insuficiente, já observaram sempre quando não queremos ter trabalho com algo damos dinheiro.
Ex: Aniversário da Maria, vamos fazer um bolo? Joaozin, responde: -Não vamos comprar um bolo, fazer dá trabalho.

E assim vivemos, sempre dando dinheiro, nos isentando do trabalho, do envolvimento, afinal dinheiro resolve tudo. Alguém ai disse, em voz alta que dinheiro não traz felicidade? Provavelmente, uma pessoa que estava proximo de você, gritou: Então me dá todo seu salário e seja muito feliz! rss

Irmãos "as obras", mencionadas não são dinheiro, somente. Fala de uma vida que se envolve, que trabalha em prol dos que necessitam de auxílio, não é só de gente pobre financeiramente não, probreza de abraço, probreza de sorrizo, probreza de amor...

O livro de leviticos para muitos é um livro de NÃOS, porque Deus teve todo cuidado de não só tirar o povo do Egito(exodo), mas em seguida tira o Egito de dentro do povo, para que obedecendo a Deus(Dt 28), as benção cor... [mais]
(0) (0)

Hudson Thiago Nero
Goiânia
12/09/2008, 10:06:12

Eu quero expressar o que sinto e penso sobre o assunto.
Bem! Pra começar, eu já dei eslomas... Adiantou? Isso eu não sei. Mais a pessoa para quem eu dei, fez algo com a ela, não sei se para o bem ou para o mal. A bíblia fala para darmos as esmolas, mais não fala para nós perguntarmos ao indivíduo, o que ele vai fazer com ela. Deus quer que compadecemos das pessoas, e não que fiquemos nos perguntando: será o que ele fará com as esmolas.
Claro que algumas coisas tem exceções, sabemos que muitas dessas pessoas que pendem já tem isso como seus sustento, mais o que fazer? simples! É nos compadecermos delas. Pedro certa vez disse: Não tenho prata, nem ouro, mais o que tenho eu vos dou. Elevanta e anda. E na mesmo hora, aquele alejado que vivia mendigando ali, se levantou e foi embora louvando e cantando. Pois qual é melhor ficar sem andar? ou correr e pular como alguem normal? Contra fatos não há argumentos. Claro que a segunda pergunta.
Eu falo essas verdades não par... [mais]
(0) (0)

Samuel G. C. Hetrolis
Goiânia
30/09/2008, 22:45:27

Não vejo como dar esmola... aliás para mim sociologicamente... esmola não ajuda, só cria dependência...

aiii entraaaa o lance... existe uma coisa chamada agora como missão integral (ariovaldo ramos é até uma boa pessoa pra falar nela), q é simplesmente ARREGAÇAR AS MANGAS e por AS MÃOS NO ARADO...
sempre, desde pequeno tive a visão de ajudar qm mais precisa...
na igreja, onde possuimos uma creche, isso foi mto bem trabalhado...
Qndo fui apresentado a realidade dura dos homens de rua, na criação de nosso albergue... entendi... TENHO Q TRABALHAR!!!!

Ter medo de um mendigo é comum em uma cidade como SP... mas devemos passar por cima deste medo para trazer este para uma condição de vida HUMANA!!!!

É NOSSA RESPONSABILIDADE dada por Cristo!!!
(0) (0)

Danilo
São Paulo
02/10/2008, 00:48:19

Estou com Fabio em gênero, número e grau (e nem é porque ele é destaque da semana...rs)... Falando sério, como CRISTÃOS precisamos DEPENDER da ação do Espírito Santo em nós, não criando PREconceitos... Sei que, ao estarmos em CRISTO nossa ORA-AÇÃO n]ao é vã... (fique claro: ORAR + AÇÃO)
(0) (0)

Carolina Cavalcante Lipinski
Rio Branco
02/10/2008, 14:58:10

Eu me lembro quando tinha 12 anos, q entrei pro grupo de jovens...
com um nome bem sugestivo... OCA-Oração, Comunhã e AÇÃO...

eu como figura chata q sou, enchia o saco dizendo q a gente tinha q sair e tal...
Fomos para um asilo e tbm para um orfanato... botar a mão na massa...

Eu aplico isso tbm para a essa questão de esmola, ora, se alguém pede esmola, eu ofereço algo melhor... AJUDA!!!!

Eu não gosto de dar dinheiro... uma vez... estava meio q perdido no centro de SP... com mochila cheia... ia viajar a noite para PP... primeira vez q eu ia...
ai tinha um cara me pedindo grana, fiz um acerto com ele...
-me leva até a São joão e tu ganha...

trabalhou, e recebeu... UM PRATO FEITO lá na lanchonete...
tudo bem q ele recebeu mto mais pq consegui me atazanar(o cara era bemmm chato)
(0) (0)

Danilo
São Paulo
03/10/2008, 08:40:03

Bom sabemos q realmente existe esse preconceito quando nos deparamos com essa pessoas como :mendigos, gays,viciados,ect.
quem ja ñ passou por situação como essa e deu as costas por que teve medo ou quaquer outra motivo,no nosso dia-dia estamos sempre vendo isso e temos que pedir mto ao Nosso DEUS para q quebre essa trave d nossas vidas para que possamos enfim realisar a obra que CRISTO nos deixo para que cumpramos.
E assim teremos fé e obras tudo para gloria d DEUS.
Abrço fik com DEUS
(0) (0)

Murilo Luiz Novelini
Sbc
07/10/2008, 15:53:25

Quem trabalha no Centro do RJ e anda pelo menos cem metros do estacionamento/metrô/ponto de ônibus até o trabalho corre o risco de ser abordado não por um, mas por vários pedintes nesse trajeto. Se parar num sinal para atravessar uma via então...

Eu sempre tenho "um pé atrás" com essas pessoas e, na maioria das vezes, acerto em julgar que são grandes "espertalhonas": "-pode me dar um trocado para completar o dinheiro da passagem?". E às vezes penso que se eu der dinheiro a todos que me pedem, daqui a pouco quem vai precisar pedir sou eu (rs).

Mas, como alguém mencionou em um comentário anterior, temos o Espírito Santo que nos fala quando precisamos nos deixar ser instrumentos de Deus para ajudar as pessoas. Já experimentei situações assim e é muito bom ver os olhos em lágrimas de alguém que expressa imensa gratidão a Deus pela providência.

Que possamos estar sempre dispostos a ser instrumento de Deus para abençoar aos necessitados social e espiritualmente.

Abraços, fiquem na paz!
(0) (0)

Rosana de Jesus Guilherme
RJ
11/10/2008, 21:38:05

Acho q é por ai... temos dois presentes de Deus...

O Bom-senso, tbm sendo empregado a INTELIGÊNCIA.
E o Espírito Santo...

Eu não sou de ajudar... é extremamente raro eu dar algum centavo... e olha q eu trabalho na frente do minhocão, tem mtossss mendigos e pedintes na região...

Apesar de ser dificil eu dar dinheiro, é comum eu tentar ajudar em algo...
me lembro uma vez q andando pela liberdade eu dei um saco de balas pra um monte de crianças...
E ainda ouvi um: - Brigado tio... Deus te abençoe!!!

Não dou esmola, mas tento ao máximo dar atenção!!!
(0) (0)

Danilo
São Paulo
11/10/2008, 22:12:47

Também acho importante todos estes detalhes que envolve este assunto, porém se formos pensar em tudo que envolve á situação daquela pessoa, jamais poderiamos doar nada. Por isso acho que devemos sim ajudar, se a pessoa "pareçer" necessitada e que realmente irá usar aquilo para suprir uma necessidade fisiológica, caso seja para manter um vicio e é claro que não é certo colaborar.
"Quem dá aos pobres, empresta á Deus". E o próprio Senhor Jesus tinha o costume de alimentar os pobres.

Deus abençoe á todos vocês.
(0) (0)

Daniel Fl
São Paulo
18/10/2008, 13:53:29

Fazer doações e dar esmola são duas atitudes esperadas de quem ganhou tudo,e não possuía nada.Deus em sua infinita bondade ofertou
o seu Filho para nos resgatar! dando-nos tudo.A nós cabe distribuirmos um pouco do que recebemo.Entretanto,é complicado de se agir assim.Porque
sempre há os "espertinhos"que não necessitam mas pedem.Vou citar dois
casos que ocorreram comigo:Estava caminhando para o ponto de ônibus quando uma mulher me pediu dinheiro para a passagem.Recebeu.Prossegui o meu caminho,e não é que a mesma mulher me fez o mesmo pedido minutoss depois?O segundo caso é de uma conhecida que recebe auxilio,cesta básica,de entidades religiosas.Esta pessoa teve a cara-de-pau de tentar me vender alguns produtos das doaçoes que recebeu.Pouca vergonha que foi prontamente
recusada.Na verdade,este dois exemplos naõ significam que todos agem assim mas é um indicador que no meio dos necessitados existem lobos travestidos de ovelhas.O que é necessário é que se tenha,bom senso para fa... [mais]
(0) (0)

Daniel Frederich
Rio de Janeiro
25/10/2008, 00:03:47

A doação não deve ser uma moeda; onde muita gente acredita que se fizer doação conseguirá sua salvação ou algo em troca.
Quem já é salvo, transformado, doa expontaneamente.
O ato de doar deve ter critérios, do tipo se voce achar que a pessoa fará mal uso do dinheiro (vai fumar, embriagar-se etc) então já compre um alimento e o dê.
Todo cristão deve fazer doações. Essas devem ir além daquilo que todos fazem; dar roupas usadas que não servem mais, algum quilo de alimento que está sobrando na dispensa é pouco ... Jesus não doou-se a sí mesmo? Abraços!
(0) (0)

Andre Carvalho
Porto Alegre
30/10/2008, 14:37:06

Apesar de em determinadas situações nós nos comovermos, as esmolas não servem para abrandar a vida destas pessoas carentes de tudo. São apenas e tão somente um paliativo. Pode até ser que muitas dessas pessoas que pedem realmente estejam necessitadas. Mas a maioria delas estão se aproveitando da situação e não gostam de trabalhar. Se você oferecer uma casa pra limpar, uma trouxa de roupa pra lavar ou um quintal pra capinar em troca do dinheiro, muitos deles recusam.
É bem cômodo simplesmente receber. Pior ainda quem usa as crianças. Elas deveriam estar na escola. O governo oferece um monte de benefícios para que elas estejam lá. Destarte, o ideal para um bom Cristão é ajudar, ser caridoso, porém de outras formas que não, tão somente esmolar.


(0) (0)

Gustavo Fernandes
Maceió
04/11/2008, 11:30:24

"32 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. "
Mateus 25:32-40
Creio que este v... [mais]
(0) (0)

Francis Alves Cabral
São Paulo
07/11/2008, 21:04:23

A maior doação q podemos dar é o nosso tempo...
me lembro da história de um missionário q certa vez foi conversar com um mendigo... e o mendigo o convidou para comer a sua comida...
imagine aquela comida fria, azeda, cheia de moscas... e o missionário sentou e comeu com o mendigo...

(0) (0)

Danilo
São Paulo
23/11/2008, 10:32:31

Rapaz, as vezes eu dou e acho que o cristão também tem que doar. Mais isso é muito relativo, mais cristão tem que saber a demonstrar o amor ao proximo, mesmo sem dar dinheiro.
(0) (0)

Davi Rodrigues
Teresina
25/11/2008, 20:18:45

30Dê sempre a qualquer um que lhe pedir alguma coisa; e, quando alguém tirar o que é seu, não peça de volta. 31Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês.
32– Se vocês amam somente aqueles que os amam, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama amam as pessoas que as amam. 33E, se vocês fazem o bem somente para aqueles que lhes fazem o bem, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama fazem isso. 34E, se vocês emprestam somente para aqueles que vocês acham que vão lhes pagar, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama emprestam aos que têm má fama, para receber de volta o que emprestaram. 35Façam o contrário: amem os seus inimigos e façam o bem para eles. Emprestem e não esperem receber de volta o que emprestaram e assim vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Deus Altíssimo. Façam isso porque ele é bom também para os ingratos e maus. 36Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem mi... [mais]
(0) (0)

Acarvalho
Mossoró
30/11/2008, 15:34:57

Conforme a Bíblia nos ensina temos que amar ao nosso próximo como a nós mesmos, sou lider de um ministério urbano na igreja que congrego " Batista Reconciliação " esse ministério é com moradores de rua, no qual entregamos sopa, pão, roupas, cobertores etc... porém nossa intenção é incluí-los de volta a sociedade e com suas famílias, além disso é claro, levamos a palavra de Deus e Jesus Cristo como salvação Não damos dinheiro e nem esmolas, porque é perigoso esse dinheiro virar droga, bebida etc... por isso nossa ajuda é dessa forma, com bençãos materiais e esprirituais,. não há dinheiro que pague a alegria em vermos pessoas sendo levadas para clínicas de recuperação, demônios sendo expulsos, famílias restauradas, almas salvas por Jesus Cristo atráves de nós, creio que assim estamos cumprindo o IDE de Jesus Cristo e seus mandamentos: amando ao nosso próximo como a nós mesmos. Se tivermos que dar dinheiro será para uma instituição séria, igreja, ong ou outros que trabalham em f... [mais]
(0) (0)

Edson Dedino
São Paulo
05/12/2008, 18:25:09

isso me lembra uma coisa...
vi uma coisa aqui e faço uma pergunta a todos nós...
Aceitando q bíblia nos ordena a isso... Dar dinheiro aos necessitados... ou seja dar esmolas... então eu começo a dar dinheiro, na medida das minha condições... e esse dinheiro vai para as mãos de um mendigo q o usará para comprar drogas...
ué eu alimentei um vicio do cara... é isso vontade de Deus... alimentar vicios???
ai alguém diria... isso é dele com Deus...
vejo ai uma preocupação mto mais pra desencargo de consciência do q social....
E a preocupação era com vidas... era social... e nunca PESSOAL!!!
(0) (0)

Danilo
São Paulo
06/12/2008, 11:13:23

Muio dificilfalar sobre isso , principalmente vivendo no pais em que nós vivemos onde a violencia impera onde voce não sabe uqem é necessitado ,carente, ou bandido, uma coisa eu posso afirmar falta mais Deus na vida de mujitos que estão hoje pedindo nas rua do dinheiro ou alimento reflitamos no evangelismo e em apresentar Jesus a estas pessoas , tavez possamos ajuda-los mais do simplesmente dando uma esmola.
(0) (0)

Eclésio Pinheiro de Matos Filho
Salvador
09/12/2008, 15:05:20

Eu creio em tudo o que a biblia diz respeito ao meu proximo, logo não posso ver uma pessoa padecer necessidades sem fazer nada por ela.
Pois na 1 carta de joão 3;16 diz " nisto sabemos que somos do senhor, se amar-mos nosso irmãos e comom cristo deu sua vida por nosso. Temos que fazer o mesmo por nossos irmãos."

(0) (0)

Carlos Sergio Lima Rezende
Rio Branco
23/12/2008, 13:01:49

Na época de JESUS, não tinha craque, maconha, cachaça, e etc...
Na época de JESUS, não tinha albergue, e creio que nem ações sociais, para reintegração social. Na minha cidade Santos - SP, estamos presenciando um crescimento de moradores de rua, eles pedem dinheiro para comer, mas comida sempre dão para eles, e no centro da cidade tem o "Bom Prato", onde a comida é só R$ 1,00, também existem várias ações socias onde é distribuida comida. Então dinheiro para comer não precisa.
Dormem na rua, porque não vão ao albergue, no albergue eles tem que chegar cedo, tomar banho, e se cadastrar, preferem ficar fedidos e imundos na rua, coitados sofrendo, que DEUS tenha misericórdia. Alguns chegam a ganhar em média R$ 50,00 por dia, quase tudo vai na droga.
Deveria existir leis que proibissem a permanencia de pessoas na rua, levando-as, a centro de recuperações, onde elas receberiam: assistência médica e odontológica; tratamento pscológico; estudo, estudo profissionalizante. Até sua re... [mais]
(0) (0)

Lúcio Soares
Santos
24/12/2008, 12:54:56

Dar esmola é um dever de todo ser humano pois só pede quem tem "nescecidade" eu só sou contra aqueles que vivem pedindo dinheiro pois voce não sabe o verdadeiro destino da sua ajuda e sem querer voce pode estar contribuindo a uma pessoa se drogar de uma maneira geral. e como exemplo: chegou uma mulher em minha residencia pedindo uma ajuda em dinheiro para completar uma certa quantia para comprar um remedio para o filho dela. eu me propus a comprar o remedio e dar para o filho dela então pedir a receita médica dai ela não quis e saiu furosa dizendo muitas paravras obsenas sobre minha pessoa. com isso deduzir que ela não queria o dinheiro para o remedio do filho mas para outra coisa o que?. mas qlimento, agasalho é até gratificante quando uma pessoa faz isso

(0) (0)

Jose Jornando
Riachuelo
16/01/2009, 15:52:01

Complicado . . . . O Senhor diz que o justo não mendigará o pão, assim a "esmola" citada, traz a condição de impureza para aqueles que estão recebendo.
Eu vejo de outra forma, como várias vezes o Senhor Jesus fez, alimentou multidões com a Palavra, mas garantiu também a comida, nisso devemos dosar sempre. Não podemos sair "distribuindo" dinheiro (dá uma conotação de desencargo de conciência) e nem pregar o Senhor ao necessitado e ir embora. Precisamos fazer os dois simultaneamente. Como discípulos de Cristo, devemos discipular também, pregando (no sentido de viver) assim a Palavra.
Como estamos vivendo numa época de um esfriamento grande do amor, abreviação do nosso tempo, não conseguimos nos envolver e, por nosso pragmatismo (caracteristica destes dias) fazemos o que é mais rápido (damos a "esmola").
Já paramos para pensar que talvez o necessitado precise de nossa atenção antes do que do nosso dinheiro? Já nos perguntamos se este falecer antes de conhecer a Cristo, qual será o destino dele?
(0) (0)

Rogério Nascimento
São Paulo
25/01/2009, 02:08:23

Vc pode dar o que tem.e que lhe pertence. Quando vc dá, não está perdendo ou sendo roubado. Atitude que não lhe deixa mal por ter feito. Vc esquece, porém Deus não.
Quando ajudo, independente a quem seja, sou ajudado; de forma que continuo ajudando. É um ciclo.
Não posso ajudar a todos, mas fico feliz em agradar a Deus.
Paz seja em tua casa!
(0) (0)

Lenilson Fraga
Rio de Janeiro
25/01/2009, 14:15:15

Dar esmolas a um mendigo, não é necessariamente a prova de que minha fé é viva.
Eu posso doar milhões e não amar, mas amar e não fazer nada é impossível!
Lembrando que o amar implica em tomada de atitude em relação ao ser amado, amar não deve ser confundido com o gostar. Amar é mandamento, então é possível amar os mais necessitados e marginalizados. Quando amo eu me envolvo, existe uma entrega.
Deus nos dá o exemplo ao deixar registrado em Sua Palavra e em nossa história Que ELE amou o mundo de tal maneira que DEU Seu Único Filho.
Deus Amou, Deus Deu, mas a doação divina não foi um emplastro, mas sim a solução para as nossas vidas. Tal como o irmão Edson Dedino falou e descreveu seu trabalho, acho que deve ser o nosso agir. Assim creio que estaremos fazendo a vontade do Pai.
Devo admitir que estou muito longe de viver o que acabei de ouvir hoje na igreja onde congrego; Amar implica em Entregar, Quebrar e Esvaziar, é assim que Maria amou a Jesus quando ungiu Ele. Ela entregou, queb... [mais]
(0) (0)

Rosemeire Souza Andrade Ferreira
Mauá
25/01/2009, 22:11:12

Renato viu uma senhora com o carro parado no acostamento. Chovia muito e era noite. Percebendo que ela precisava de ajuda e estava com medo, parou e aproximou-se dizendo: "vou ajudar não se preocupe. Pode esperar dentro do carro, onde está quente. Meu nome é Renato". Era apenas um pneu furado, mas para a idosa senhora, era ruim o bastante. Enquanto Renato terminava de apertar as porcas, ela abriu a janelae puxou conversa. Disse que estava só de passagem e que não sabia como agradecer. Perguntou quanto devia, mas Renato não pensava em dinheiro. Queria simplesmente ajudar.E respondeu: "Se quiser me pagar, ao encontrar alguém que precise, ajude" Quilometros adiante, a senhora entrou em um restaurante. A garçonete trouxe-lhe uma toalha para secar o cabelo, com um doce sorriso. Ela estava grávida de 8 meses, mas não deixou as dores mudarem sua atitude. Nesse momento, a senhora lembrou-se de Renato. Após a refeição, enquanto a garçonete buscava o troco, a senhora saiu. Ao... [mais]
(0) (0)

Lenilson Fraga
Rio de Janeiro
26/01/2009, 13:22:54

Certa vez estava eu no meu trabalho, quando pude perceber que na recepção, tinha uma senhora a pedir esmola. E eu não queria atender, primeiro porque não tinha dinheiro para fazer a doação, segundo que não queria perder tempo em levantar e ir lá dizer que não tinha din’heiro. Mais aquela senhora insistia em estar ali a me chamar. Eu pensei em gritar lá de onde eu estava NÃO TENHO DINHEIRO, mais foi ai que pensei no grande amor que o nosso Deus tem por nós, e na nossa grande responsabilidade em evangelizar. Levantei-me e fui até aquela senhora. Ela me pediu então uns trocados, lembrei das palavras do Senhor Jesus "Não tenho prata e nem ouro, mais o que tenho te dou. Levanta-te e anda..." Irmãos não temos o poder para tornar as pessoas ricas no exato momento. Mais temos o grande privilegio de falar do amor de Deus, pregar o Evangelho que transforma o homem. Não pude dar nenhum tustão aquela senhora, mais pude falar um pouquinho do amor de Deus. Ela me agradeceu e saiu sup... [mais]
(0) (0)

Paulo Sergio S Vieira
Cariacica
26/01/2009, 23:23:59

Rosemeire (47) sua primeira frase acho q é a chave de tudo...
DAR ESMOLAS NÃO É A PROVA DA MINHA FÉ...
a visão das igrejas hoje é justamente provar sua fé por obras... mas ai tem algo de diferente...
Creio que nossas obras devem ser justamente influenciadas pela nossa Fé... mas como já disse não por um desncargo de consciência... aliás muito pelo contrário...
Cristo se preocupava em mudar a vida, nunca a situação temporária de falta de dinheiro... e a isso somos chamados...
(0) (0)

Danilo
São Paulo
27/01/2009, 10:27:53

O cristão deve sim dar esmolas conforme o mandamento de João Batista que diz: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira. (Lucas 3 : 11)
O cristão também deve pedir a Deus em oração a multiplicação do que deu para que o mendigo venha ter u bastante.
(0) (0)

Cesar Justino de Souza
Salvador - Bairro Vila Laura
18/02/2009, 00:14:47

Cesar (51) vc não acha q ai tem mto mais do q uma ordem de repartir com os pobres???
Simplesmente vc dá e o cara q pode ter má intenção se vira... Isso pode gerar paternalismo e comodidade... e ai???
a gente se ferra como cristãos!!!
(0) (0)

Danilo
São Paulo
18/02/2009, 09:15:47

Pois é Danilo. Eu prefiro seguir a ordenança de Deus do que seguir o costume dos homens em não dar esmolas por motivos fúteis. Pois se aquele a quem eu der esmolas for uma pessoa mal intencionada. Se cumpre aquela palavra que diz: Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber; (Provérbios 25 : 21).
(0) (0)

Cesar Justino de Souza
Salvador - Bairro Vila Laura
18/02/2009, 09:41:26

Em Mateus 25:35-40 podemos observar que Jesus fala que os excluídos são como Ele mesmo. Então o que isso quer dizer? Que o verdadeiro cristão tem o próximo como precioso, assim como Cristo é precioso. Um indiano falou sobre sua conversão à Cristo se deu sem que houvesse palavra alguma sobre Ele. O homem de origem mulçumana foi abandonado pela família e amigos por causa da lepra, ele virou mais um mendigo nas ruas de Calcutá , quando foi recolhido pela madre Tereza que o levou para o abrigo, onde foi tratado com tanto amor, que o fez reconhecer Jesus naquela mulher, que por sua vez reconhecia Jesus nele.
O homem cristão é misericordioso, e por isso dá esmola, mas não a esmola como está configurada em nossos dias. Dar a sobra não é a vontade de Deus para nossas vidas, mas a misericórdia. É preciso entender o significado da palavra misericórdia, para entender a esmola e sua implicação.
Misericórdia com sua primeira raiz da palavra miséria e na segunda coração. Então Misericórdia é a ... [mais]
(0) (0)

Rosemeire Souza Andrade Ferreira
Mauá
18/02/2009, 15:08:29

Cesar (53), acho q mtas vezes fazemod do evangelho algo mto Vingativo e Combativo... Eu vejo q o intuito do cristianismo, antes de tudo, de Cristo era salvar a alma, o espirito e o corpo...
Se um cara é mal-intencionado... não vejo como eu o ajudo dando 10, 20 ou 1000 reais... se ainda sim ele será alguém mal-intencionado...
Dar um auxilio é mto importante... o q adianta o cara saber qm é Deus... e seu estomago roncar ainda...
Mas devemos como Cristãos se preocupar com todo o contexto... ou seja... eu ainda prefiro dar comida a dinheiro... e prefiro ainda mais dar subsidios para organizações como albergues DE CONFIANÇA... do q entregar a moradores q mtas vezes estão numa comodidade ainda q tão precária...
(0) (0)

Danilo
São Paulo
19/02/2009, 10:10:23

Alguns depois de se tornarem evangélicos - .. Pois pra mim com essa atitude não são cristãos. - param de dar esmolas baseados no conceito de que boas obras não salvam. deturpando assim o verdadeiro sentido do amor de cristo.

Devemos sim dar esmollas.. mas também oferecer, além da salvação, o amor, carinho, atenção.

Lembrando do que Jesus disse._:


Aquele que der um copo d’agua da a mim.....


hiiiii...
(0) (0)

Paulo Reis
Belo Horizonte
27/02/2009, 18:58:13

Eu acho que devemos sim dar esmolas.Mas devemos ter muito cuidado, nesses últimos tempos tem crescido muito o número de pessosas que pedem nas ruas.Mas o que mas me impressiona é o número de pessoas que aparecem nas portas das igrejas pedindo ajuda e alegando serem servos de Deus.A palavra de Deus é clara quando diz que nuca viu um justo ser desamparado nem a sua descendência a mendigar o pão,o senhor sabe das necessidades dos seus servos e com certeza de alguma maneira ele supre.
(0) (0)

Jefferson
Duque de Caxias
13/03/2009, 21:43:39

Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Mateus 25:37-40
Creio que além de darmos o peixe, devemos ensinar a pescar...
E a ajuda mais importante que podemos oferecer a alguem, é apresentar CRISTO a essa pessoa, para que ela possa regozijar-se, e conhecer a fartura de DEUS!!!
(0) (0)

Alessandra Marques Homma
Tupã
25/03/2009, 15:10:59

Acho que, devemos sim dar esmolas, mas de acordo com a necessidade de quem pede, se estiver com fome, compremos um lanche, sede, compremos água, etc... mas acho que se dermos dinheiro, poderemos estar apoiando algo errado, pois não sabemos realmente se a pessoa vai fazer bom uso daquele dinheiro.

Fiquem com Deus.
(0) (0)

Leonardo Goes de Carvalho
São Paulo
26/03/2009, 15:57:09

Acho que é melhor quem pede, do que quem rouba. É claro que tem alguns jovens que se aproveitam.
Mas acho que se deve dar esmola sim.
(0) (0)

Elisama de Borba
Joinville
26/03/2009, 19:41:33

faço doações,sempre que posso,mas evito dar dinheiro,se for pssoas na rua não dou dinheiro,cmpro o alimento,outro dia mesmo um senhor me parou e falou assim:moça me da um dinheiro pra mim comprar um pão,eu disse vamos ali na padaria que lhe pago um ,ai ele disse que queria o dinheiro,então falei vc quer o dinheiro pra comprar cachaça e pra isso não dou pois estarei sendo conivente con seu vicio,ai ele foi embora.Por isso so dou dinheiro quando conheço a pessoa que me pede.Não me desvio de quem necessita de ajuda,mas dependendo da pessoa a ajuda é diferenciada.Mas fico muito alegre quando posso ajudar,como diz as escrituras:mas bem-aventurado é dar do que receber.
(0) (0)

Magna Isabel de Oliveira Neri
São João de Meriti
01/04/2009, 18:43:41

Bem, já tive algumas experiencias acerca deste assunto. Acho que tudo depende da situação. Se de fato algum mendingo te abordar pedindo dinheiro, eu sinceramente adoto o seguinte criteiro, eu pergunto se ele esta com fome, e numa boa eu vou lah e pago algo que ele possa comer. Sabemos que muito deles pedem dinheiro para comprar drogas, beber, e mesmo que eu pense: Ah vou dar o dinheiro, oque ele vai fazer é de conciencia dele. Creio que isso não é amar ao proximo, e sim o mais facil a se fazer. Dá o dinheiro, ele vai embora e já era. As vezes eles querem comer, se sentem só, carentes, e o fato de você pagar um almoço, lanche, e conversar com ele pode não resolver todos os problemas dele, mas certamente você poderá apresentar Cristo a ele, dizer algo que possa conforta-lo.
Sei que na situação caotica em que vivemos, principalmente em São Paulo, as vezes é dificil ajudar alguem, pois temos medo... Mas já pararam pra pensar que o Deus que nos serviços é fiel o suficiente para nós protege... [mais]
(0) (0)

Marcelo Capobianco
São Paulo
03/04/2009, 12:42:06

Eu penso que devemos dar esmolas sempre, a menos que saibamos que o dinheiro solicitado é para um fim pernicioso! Quando damos esmola algo espiritual nos é acrescentado. Não temos condições de mudar o mundo e acabar com suas injustiças, mas podemos sempre, repito: SEMPRE, ajudar alguém.
Tive experiências negativas e também positivas com esse assunto e apesar das negativas ainda acho que o melhor é não reter e sempre dar alguma coisa para o nosso próximo. Se possível, dar uma refeição é o melhor, mas nem sempre é possível. Assim, ande sempre com moedas ou notas de pequeno valor no bolso ou no porta luvas do carro.
"Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. " (Lucas 12:33).
Deus abençoe a todos!
(0) (0)

Daril
São Paulo
10/04/2009, 13:33:13

Moro em Santos-SP, em minha cidade a um aumento muito grande de moradores de ruas, e de pedintes. A cada 1km andado uns 3 ou mais já me pediram esmolas, isso é uma realidade, pessoas sofrendo e passando necessidade, pela falta de amor de nossa parte. Durante o dia mais 10 já pediram, o pior é que a maior parte desse dinheiro é usada para comprar cigarro, crak, maconha, e cachaça. Essa esmola dada não vai curar suas doenças, não vai reintegrá-lo a sociedade, e não vai trazer amor a vida dele. Pergunto eu, quem levaria um morador de rua para casa? Quem o ajudaria em sua reintegração a sociedade? Quem o levaria para a igreja, e o acompanharia em sua reintegração?
É triste!!! Quase ninguém faria isso, então, tome esmola e morra doidão. Na minha cidade tem o albergue noturno, la eles dão roupas, alimento, e abrigo para eles dormirem, porém eles tem que se cadastrar cedo, dormir cedo, e tomar banho. Quantos vão ao albergue? Quase nenhum. Também temos o bom prato no centro da cidade, o... [mais]
(0) (0)

Lúcio Soares
Santos
17/04/2009, 16:12:32

Se quisermos fazer boas obras ajudando o mendigo, alugue um quarto de pensão, ajude-o a organizar seus documentos, de comida a ele, leve ele para fazer um check-up num hospital público, ajude-o a tratar os dentes, veja o grau de escolaridade dele, e o ajude a completar o ensino médio, e o principal, leve-o na igreja todos os dias e o de amor, que ele seja um irmão para vc. Se vc fizer isso sua morada no céu estará garantida, mas não de esmola, que vc está matando uma vida. Se por acaso uma pessoa passando necessidade, desempregado, estiver vendendo uma caneta, balas, mas, lógico limpo e com uma boa aparência, eu ajudo, porque é uma forma de trabalhar.
Tem vagabundo que tomando conta de carro tira mais de 50 reais num dia, eles até brigam entre eles para ver quem é que fica no ponto.
Um trabalhador humilde, não ganha isso por dia.
Por isso, eu digo: "Dar esmola é o mesmo que condenar uma vida ao inferno". De a uma instituição de caridade, ajude um aleijado.
Mui... [mais]
(0) (0)

Lúcio Soares
Santos
17/04/2009, 16:35:54

Se cada 10 irmãos em Cristo(dos que tem poder aquisitivo), adotasse uma alma perdida, que fica na rua, não teriamos mais mendigos. Não basta dar esmolas, temos quer ter inteligência, ação e amor para lidar com essas almas.
Vamos salvar essas almas!!!!
Se tiver irmãos que me apoiem, sou capaz de investir na vida social e na salvação de uma alma, e tira-la da rua.
Nós irmãos em Cristo, não podemos ser egoístas, e ficar só na politicagem, a palavra de Deus diz isso, e aquilo. Temos que revolucionar, ter ação, sair do comodismo. Temos que usar nossa inteligência para fazer o bem e o que é bom em tudo.
Juntos somos poderosos, separados e tímidos não somos nada.
Deus nos fortalece!!!

A paz de Cristo!!!
(0) (0)

Lúcio Soares
Santos
17/04/2009, 16:51:24

Dá esmola não resolve,fazer doações a entidades é uma grande ajuda.
Se cada um de nós ajudarmos ,quém está perto de nós o mundo seria
melhor.Vamos cuida dos nossos famíliares.
(0) (0)

Adaias Ferreira Nunes
Diadema
10/05/2009, 13:17:28

A palavra de Deus diz: Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueira, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:14,16.

Diversas pessoas ao nosso redor que precisamos ajudar, esta ajuda precisa vir também de um alimento espiritual.


(0) (0)

Luciano Lopes
Londrina
11/05/2009, 13:46:23

Olha esta questão é bem polemica, e... sim nossa missão como Cristão é ajudar, mas acredito q se vc quer doar e ajudar os necessitados q uma atitude bem sesata é procurar uma instituição q tem um planejamento e programas de ajuda ! ! ! ams e aqueles q ficam na rua!? o que Fazer !?
(0) (0)

Daniel
Araguaína
22/05/2009, 23:14:39

hummmm complicado isso hein!

Você daria esmola para alguém com bafo de cachaça? Ou para um garoto com os olhos vermelhos de tanto cheirar cola? Ou para um bem agitado, provável usuário de drogas?

Tá... você pode dizer que deve dar sem olhar... mas é um tanto difícil não?

Por isso é bom ter discernimento, e na falta disso, um pouco de bom senso deve ajudar.


(0) (0)

Itajacy
Limeira
24/05/2009, 01:19:40

Olha tem aquela frase, "Melhor q dar um peixe a um Homem é ensiná-lo a pescar", essa filosofia trabalhada corretamente pode mudar vidas ! ! !
Mas reqr dedicação ! ! !
(0) (0)

Daniel
Araguaína
25/05/2009, 23:51:19

Bem, por experiência, entre dar dinheiro para um mendigo e perguntar se ele aceita que eu lhe pague um lanche, eu prefiro a 2ª opção, pq assim eu posso me relacionar melhor com ele e apresentar a Verdade para ele.
(0) (0)

Adriano de Castro Veiga
São Jose dos Campos
28/05/2009, 09:22:51

Certa vez, um rapaz estava pedindo esmola dentro do onibus, e estavamos proximos a um lugar onde sabiamos que era um ponto forte de trafico...
Algumas pessoas deram esmola pra esse rapaz... e no momento que ele desceu do onibus ele foi direto no local citado acima...
Ele alegava no onibus estar precisando de dinheiro pra viajar... só que acabou que ele foi aparentemente comprar drogas.

Ou seja, nesse caso, na minha opinião foi errado da parte das pessoas ter colaborado ate mesmo porque a passagem pra onde ele teoricamente iria, custava R$17,00.
Em um caso desse, se eu tenho esse valor pra doar, eu pego e proponho a pessoa de ir la e comprar a passagem... O que ainda sim seria arriscado pois ela poderia vender a passagem... Ou seja... é um situação muito complicada...rsrs

Mas é isso... minha opinião é sempre buscar não dar dinheiro e sim conversar com a pessoa.
(0) (0)

Alysson Assis dos Anjos
Cariacica
28/05/2009, 22:50:28

Não de só dar esmolas. A pessoa tendo condições de acolher o mendigo em sua casa até que ele se venha a ter condições de arrumar um emprego e uma casa pra morar ou acolher e dar um emprego.
Aí sim! Só que a maioria dos Cristãos do Mundo todo não acolhe os necessitados acham melhor dar esmolas , preferem o caminho mais fácil de amenizar provisoriamente o problema daquele que está sofrendo.
(0) (0)

Cesar Justino de Souza
Salvador - Bairro Vila Laura
01/06/2009, 05:42:22

Primeiramente, digo que dar esmolas é uma questão de discernimento espiritual, pois nós realmente não sabemos quem é que merece.
Eu conheço casos de pessoas que pedem alimentos nas casas das pessoas e, com isso montam CESTAS BÁSICAS pra vender!! Isso é um absurdo, e acaba sujando a imagem de quem realmente tem necessidade.
Por isso, quando chega alguém em casa pedindo algo ela diz: "Olha, bem que eu estava precisando de alguém pra fazer um serviço aqui. Você pode fazer pra mim, pra eu te ajudar." Pronto! Aí se for algum malandro logo corre, se for necessitado, mesmo, vai dizer que faz o serviço. E lhes digo que a maioria enrola e vai pedir em outra casa. E realmente não sei quem merece, mas se a pessoa realmente for digna e de caráter, vai catar até papelão e latinha na rua pra sobreviver, como eu já cansei de ver por aqui. Esses, sim merecem alguma ajuda, mas os preguiçosos, que se contentam em se humilhar aos outros pra ter um trocado ou os vigaristas que enganam as pe... [mais]
(0) (0)

Laise Nery
Feira de Santana, Ba
05/06/2009, 15:54:19

"Laise Nery - Feira de Santana, , Cara, concordo mesmo com isso, que idéia, vou acatar tua dica, porq realmente se uma pessoa quer sair do chão, sair do buraco, ela vai segurar em todas as oportunidades por menor que ela seja ! ! !é por aí ! ! !
(0) (0)

Daniel
Araguaína
05/06/2009, 19:53:53

Muitos tem medo em chegar perto de um mendigo ou até mesmo de um jovem que trabalha olhando carros ou lavando (isso para ganhar alguma forma de sustento). Esses medos são associados a um preconceito de suas vestes (algo que acho um absurdo), ou até em sua forma de falar e andar.
A maioria de nós temos esse preconceito (um modo nada eficaz para o evangelho). Moradores de rua, muitas vezes nas drogas ou mora na rua por não ter opção e oportunidade de vida melhor nos pedem esmolas, a maneira mais correta como pessoa de bom coração e amor é não satisfazer o tal pedido, pois não sabemos a função do dinheiro na mão de um morador de rua ou outra pessoa qualquer. A maneira correta para um cristão (e que pode ser efetivada por qualquer pessoa não cristã) é ter amor ao próximo e piedade no coração. Quer ajudar? ajude, mas de uma forma consciente e não é dando dinheiro que vamos ajudar, podemos até estar fazendo o mal daquela pessoa fornecendo um meio para comprar drogas (não sabemos se todos fa... [mais]
(0) (0)

Herick Patrick
Vitória da Conquista
03/07/2009, 02:36:49

tem que saber pra quem dar, existem o sistema de dorcas nas igrejas onde são reunidas coisas, alimentos pra estes, tem também da parte social da prefeitura os albergues e se vc ver que a pessoa precisa para se alimentar, ou um remédio ou qualquer coisa que seja oportuna para um ser-humano normal é legal e louvável. Só devemos ter a sabedoria pra não dar pra quem quer usar drogas.
(0) (0)

Leandro B.Pereira
Cachoeirinha
08/07/2009, 16:41:22

Acredito q antes de tudo deveremos buscar orientações adequadas para praticar esse evento,pois não podemos,sair destribuindo qual quer doação.
(0) (0)

Francisco Fonteles de Souza
Itapevi
03/08/2009, 16:54:45

Devemos ajudar as obras sociais sérias que acolhem os necessitados, aí sim estaremos fazendo a boa obra. Esmola não!
(0) (0)

Daniel Novi Damo
Mauá
13/08/2009, 21:07:54

É necessario apenas ter discernimento de espirito e não cometeremos erros, ja que saberemos se a pessoa que pede deve ou não receber.
(0) (0)

Denilson
Santos-SP
13/09/2009, 17:55:29

Na minha opinião as pessoas ( principalmente, empresários(as), governantes(as), pastores(as) de grandes Igrejas, reis e rainhas deste mundo) deveriam olhar para estas pessoas necessitadas que necessitam de comida, roupas, uma boa moradia e empregos digno com bons olhos obedecendo a boa palavra de DEUS PAI do SENHOR Jesus Cristo que adverte no capitulo 58 de Isaías ver 7 até 12 que diz: Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda.
9 Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;
10 E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o... [mais]
(0) (0)

Cesar Justino de Souza
Salvador - Bairro Vila Laura
13/10/2009, 17:11:32

A atitude do cristao e ajudar falar da palavra!
penso o seguinte c a gente dar uma esmolinha ele vai logo toma uma cachaça ou comprar drogar a maioria e assim nao to jugando ninquem mais e a realidade!a gente deve falar da palavra e ajudar a pessoa comprano cumida,dando roupas ajudando e falando da biblia!
(0) (0)

Joao Luiz Dias Junior

09/11/2009, 20:25:37

em minha cidade, Florianopolis a ex-prefeita Angela Amim criou uma frase muito propria para este assunto que diz: "Nao de esmola de trabalho" isto fez a cidade ter um crescimento notavel.
(0) (0)

Silmo e Sirley
Boca Raton
13/11/2009, 14:05:04

Bom, creio que da mesma forma que recebemos do senhor devemos dar....devemos dar uma palavra de animo de consolo, devemos falar do senhor para essas pessoas ,so que o so falar....e nao demostrar em atitudes ,acho que será bem dificil da pessoa aceitar, creio que poderemos sim ajudar com roupas ou com comida mas em ajudar com dinheiro so se for alguma instituiçao seria que sei que o dinheiro sera bem empregado...
(0) (0)

Francine Michelin Rodrigues
Piracicaba
17/11/2009, 17:35:33

Ajudar é dever de todo bom cristão, o que vai se fazer com o que se receber, não é problema nosso, mas, sim de quem o disse que era para algo e foi destinado a outro. Devemos tomar por base o que fez Jesus aos 10 leprosos, 01 voltou e nove foram embora. Jesus revogou o milagre? Fazer´o bem é dever nosso. Faça-o sempre!
(0) (0)

Fábio Souto
Recife
18/11/2009, 14:54:17

Quando somos confrontados a vivermos o amor fraternal é que de fato sabemos se estamos em Cristo ou não. Tenho aprendido que muito mais importante de julgar é fazer, e fazer bem feito. Jesus neste mundo disse que se nós os seus filhos queremos fazer a diferença, devemos não ter medo de vivermos os seus maravilhosos ensinos, afinal, é necessário muito coragem para dizer publicamente que pertencemos ao Senhor Jesus. O Mestre disse " se amarmos somente as pessoas que nos amam, que diferença estamos fazendo? e se somente esprestarmos a que com certesa ira nos reembolsar, que diferença estamos fazendo? Jesus ensinou que devemos amar quem não nos ama, e emprestar a quem não nos pode reembolsar, para loucura, mas, a vontande de Jesus, é contra mão neste mundo!
(0) (0)

Fábio Souto
Recife
03/12/2009, 09:29:28

Essa palavra pode ajudar

"Tenham o cuidado de não praticar suas ’obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial.

"Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa.

Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.

Mateus 6:1-4.
(0) (0)

Bruno Valdevino Cordeiro
São Vicente
03/12/2009, 18:57:31

Confesso que me constrange muito estar diante de alguém mais pobre do que eu e não ter como ajudar. Um amigo meu dizia que sempre anda com 1 real no bolso, para poder ajudar a quem tem necessidade. Jesus ensinou-nos que devemos dar a nossa esmola em secreto, porque o Pai que nos vê em secreto nos recompensará. Também disse em Mateus 5:42 - Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
(0) (0)

Ricardo Gabriel do Nascimento
Campina Grande
05/12/2009, 19:51:17

Sigo a palavra de Deus e o que eu tiver em mãos eu ofereço.
MATEUS 25:31-40
31E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32
E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
33
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
34
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39
E quando te vimos enfermo, ou na ... [mais]
(0) (0)

Zípora Morgana Quinteiro dos Santos
Francisco Beltrão
21/12/2009, 12:05:46

O CRISTÃO DEVE TER O SENTIMENTO DE CRISTO DENTRO DE SI PARA PODE AJUDAR NÃO SOMENTE DANDO ESMOLAS MAS COM UMA PALAVRA AMIGA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!DEVE SE VERIFICAR ANTES SE REALMENTE A PESSOA PRECISA DO DINHEIRO OU SE VAI TROCAR POR DROGAS OU BEBIDAS!
(0) (0)

Rosilene
Tangará da Serra
29/12/2009, 20:45:40

podemos fazer doações ou dar esmolas, mas que isto não seja motivo de engrandecimento ou soberba própria!
(0) (0)

Johny de Souza Lima
Rio de Janeiro
13/01/2010, 09:00:26

Não tenho tanta oportunidade de dar esmolas, pois os mendigos da cidade não vejo. Porém ajudo a uma família há 8 anos, as crianças já estão com 15 e 16 anos (uma menina e dois meninos) a sua mãe vai a minha casa. Sempre ofereço ajuda: retiros, passeios, maquina de churros, bazar.
(0) (0)

Ana Lucia Passos
Sao Gonçalo
18/02/2010, 16:00:08

Concordo com a Rosilene.
(0) (0)

Matheus Henrique
Nova Iguaçu
02/03/2010, 00:05:48

Um certo homem ficou encarregado de entregar sua própria vida para salvar a vida de muitos! Esse homem não ficou questionando mas será que depois da minha morte eles irão saber dar valor ao meu sacrifício? Será que realmente eles precisam de salvação? Será que trocarão meu sacrificio por drogas,prostituição,sexo,dinheiro,etc...?
Pelo contrário! quando viu que o sofrimento era demais rogou ao seu pai que passasse dele aquele cálice!
Mas se entregou.. deu sua vida independente de todas as besteiras que você e eu cometemos e cometeremos!!!
Aquele que tem o amor de Deus fica entristecido quando não pode ajudar a alguém que lhe pede uma simples "esmola"ou um simples favor.Uma das caracteristicas de Jesus em nossas vidas quando ele se humaniza em nós é "SERVIR" independente das circunstâncias.
Lógico que existem muitos "malandros" em nossa sociedade, mas o espirito de Deus nos fala "MAIS FORTE".
(0) (0)

Edivaldo J. Ferreira
São Bernardo do Campo
02/03/2010, 17:36:28

Concordo plenamente com as palavras do Edivaldo Ferreira. Uma vez um rapaz me pediu uma esmola, resolvi então lhe comprar um sanduiche e entregá-lo para ele comer. O rapaz saiu reclamando e falando que o que ele queria era o dinheiro, ele não precisava de comida. Fiquei sem saber o que fazer, mas o Espírito Santo, me disse: Schirley seu dinheiro não serve para as drogas, vá e de o sanduiche para o primeiro que vc encontrar.
(0) (0)

Schirley de Carvalho Batista
Itaquaquecetuba
20/03/2010, 19:15:49

Eu entendo que até pra pedir tem que ter dom,
quando eu olho por esse anglo, eu ajudo sem questionar, pois eu nao tenho o mesmo dom que essas pessoas,
Quando olho pela PALAVRA, Dt.diz que sempre haverá pobre na terra, e Deus, nos da a entender que independe de quem sao, devemos ajuda-los, pois foi Ele mesmo quem nos deu o que temos em nossas dispensas,
Lembramos que; NINGUEM DA O QUE NAO TEM.
E creio que assim como acontece comigo acontece com vc, essas pessoas nao lhe pede um carro novo, elas nao lhe pede, uma roupa nova, o que elas lhe pede, é simplismente um trocado que muitas vezes esta esquecido no fundo da bolsa, ou no bolso.
PELO CERTO OU ERRADO, MELHOR FAZER, ENTENTENDO QUE ISSO É UM BEM.
DIZ O TEXTO QUE; AQUELE QUE PODE FAZER O BEM E NAO FAZ, COMETE PECADO.
NAO FAZENDO ISSO PRA SER SALVO OU GARANTIR ALGUMA COISA DIANTE DE DEUS, MAIS ENTENDENDO QUE ESTA FAZENDO É POR QUE JA TEM ALGO DA PARTE DE DEUS.
PROVA QUE VC TEM É QUE NAO É VC O PEDINTE.
FACA SEMPRE, O QUE SENTI... [mais]
(0) (0)

Amoz de Oliveira
Anapolis
04/04/2010, 10:52:34

Infelismente, vivemos numa época em que esta difícil a creditar, que os moradores de rua são pessoas necessariamente necessitadas de ajuda financeira para uma refeição...Por motivos de ver-mos que a droga tem imperado nessas pessoas que moram nas ruas é impossivél parar e dá uma esmola ou oq seja em dinheiro,se for o caso,eu levo alimentos,roupas e etc.Mas dinheiro em espécie eu não dou mas,pq posso estar contribuindo para alimentar um vicio e não o estomago!
(0) (0)

Ana Lucia dos Santos da Costa
SÃo Paulo
05/04/2010, 21:47:47

"Tenham o cuidado de não praticar suas ’obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial.

"Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa.

Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.

Mateus 6:1-4.

(0) (0)

Ingrid Fernandes da Silva
Itambé
04/06/2010, 20:47:28

Eitaa !! Esse assunto é complicado. De um lado,se tem o perigo de dar esmolas pq hj em dia, vc vai dar esmola pro cara e ele te assalta. Mas, de um outro lado, existe a questão do amor cristão, que é algo lá no fundo da gnt fazendo nosso coração sentir amor pela pessoa que necessita que nos envolve completamente a ponto de termos a certeza de que a doação deve ser feita.

Eu quase não dou dinheiro na rua, só quando a pessoa chega a mim pedindo.Em geral, qnd eu vejo um mendigo, eu volto depois com um agasalho ou um lanche e peço ao meu pai pra me acompanhar ai a gnt conversa com a pessoa e acompanha qnd dá com mais alimento e mais agasalho.

(0) (0)

Ivy Silva de Oliveira
Rio de Janeiro
24/06/2010, 20:34:02

COMO CRISTÃOS TEMOS QUE AJUDAR AS PESSOAS SIM...
JESUS DISSE: DÁ DE BEBER A QUEM TEM SEDE E DE COMER A QUEM TEM FOME...
NUNCA SABEMOS O QUE SERÁ DO NOSSO FUTURO!!!
HOJE SÃO ELES QUE PRECISAM, QUEM SABE AMANHÃ SERÁ UM DE NÓS!!!
(0) (0)

Scheyla
Nova Venécia
14/07/2010, 14:56:50

Esmolas = A maneira mais barata de se comprar a conciencia!
(0) (0)

Luigi Carlo Favaro
Londrina
13/08/2010, 02:53:19

Infelizmente muitos dos nossos irmãos estão de fato passando muitas lutas financeiras e passa a ser alvo fácil de muitas promessas miraculosas arquitetadas para o proveito só de alguns. Devemos orar muito para que Deus nos oriente em todas as áreas para que o inimigo não venha cegar-nos quanto ao nosso dever e propósito.
(0) (0)

Davidmyrloom
BH
20/08/2010, 17:15:15

Deus nos chamou para uma grande obra e cada um deve estar ciente de qual o propósito tanto coletivo quanto individual que cada um tem diante da obra de Deus.

Passamos muitas lutas quando não damos ouvidos aos planos de Deus.

Eu digo isto porque eu mesmo tenho passado muitas lutas principalmente no setor financeiro.

Estou devendo cartão de crédito mais de 10.000,00 reais, inúmeros cheques que renegociei pois não dei conta de pagar e estou tenho muitas dificuldades para acertar tudo isto.

Por falta de vigiar acabamos entrando em determinados negócios que nos colocam em situação difícil de sair e precisamos de ajuda uns dos outros para que acertemos e procurar ficar no propósitos de Deus para não escandalizarmos o seu nome e sim honrá-lo em tudo que fazemos.


Acredito que todos podem ajudar de alguma forma.

Porém a pessoa ajudada deve usar o dom que Deus lhe deu dentro dos propósitos de Deus para abençoar as vidas.

Este é o meu caso. Deus tem me dado o dom de ... [mais]
(0) (0)

Davidmyrloom
BH
20/08/2010, 17:17:10

Estou muito endividado.
Meu trabalho não dá para pagar minhas dividas.
Recebo salário mínimo e mal da para as despesas do mês e algumas das dividas.
Estou noivo a mais de 3 anos e não é bom um casal evangélico namorar mais que 1 ano, preciso construir minha casa e mobiliar para dar um mínimo de conforto para minha esposa. Ela merece um festa de casamento pois toda moça desde nova sonha com este momento especial e ela não pode passar esta faze sem realizar este sonho.

Eu preciso muito da ajuda da igreja de Cristo.

Proponho aos irmãos que fazem parte desta rede abençoada, que envie-me uma oferta segundo o que Deus tocar no coração para que pelo menos eu possa sair destas dívidas e assim possa me organizar e assumir este compromisso que tanto almejo com minha noiva.


Para os irmãos que contribuir enviando-me uma oferta, estarei enviando 10 dos meus hinos que Deus me concedeu para que de alguma forma possa esta agradecendo pela oferta e também abençoando a quem ouvir meu... [mais]
(0) (0)

Davidmyrloom
BH
20/08/2010, 17:19:10

Não sou radical em não dar esmolas, nem tão pouco em sempre dar. Entendo que, em eu sendo a "padaria de Deus", devo votar minha ação para aqueles que vejo necessitado. Quem se disponibiliza em ajudar "a todos" não ajuda ninguém, porque "todo mundo" não tem cara, não tem nome, é ninguém! A disponibilidade em servir, entendo, deve ser em prestar auxílio de forma integral e isto implica em ser próximo de quem necessita de minha atenção, de meus recursos, de meu esforço: reconheço suas necessidades; analiso o que posso fazer; mobilizo aquilo de que não disponho, sem perder de vista ser eu o responsável pelo bem estar do necessitado (Lc 10.25-37). Sendo assim, quando vejo o próximo, a idéia é ir além da "esmola". Jesus não curou, nem libertou, nem parou para dar atenção a todos, mas aqueles a quem ele dirigiu sua atenção nunca mais foram os mesmos. Se em algum momento o máximo que eu puder oferecer for um pco do que eu tiver, e se isto for chamado de... [mais]
(0) (0)

Edélvio Leandro
Recife
11/10/2010, 22:39:39

Este assunto é muito interessante. Pois, a palavra de Deus nos orienta a dar a quem nos pedir, porém, os órgãos responsáveis pelas pessoas que vivem na rua dizem que não. Como agir mediante estas questões?

A resposta é a mesma que o apóstolo Pedro deu aos principais em (Atos 4.19) - é melhor obedecer a Deus do que aos homens.

Não importa para nós o que as pessoas irão fazer com aquilo que nós tivermos doado, antes, o que importa mesmo, é a intenção com que nós realizamos aquela obra.

Muitas pessoas hoje, tem daixado de ser mais abençoadas pelo fato de desprezar o que Jesus nos ensinou que demonstra que verdadeiramente somos seus discípulos. Só dá quem ama. Só dá quem consegue sentir a miséria do outro em seu próprio coração. Só dá quem entende que amanhã pode ser ele que esteja no lugar daquela pessoa.

Lembramo-nos das palavras de Jesus. (Atos 20.35b).
(0) (0)

Diego Teodoro
Sumaré
15/10/2010, 14:43:15

Versões Corrigidas nos Almeidas Biblicais das ECOLAS DOMINICAIS De TODOS OS PLANETA ESTELARES NAS DIMEÇÕES EXITENTES GALAQUICIAIS UNIVERSAIS DO REINO DEUS PAI TODO PODEROSO!!!
Alérta 1-7-3 pros 24 anciãos: Não Joguem comida no Lixo Com o Na Intenção de Alimentar Mendigo Necessitados!! A não ser que vocês queiram fazer um trabalhinho em TODO os Cestos de Lixos PRA Tirar os Mendigos Necessitados das Misérias!
(0) (0)

Cesar Justino de Souza
Salvador - Bairro Vila Laura
02/11/2010, 19:44:18

Assim DIZ O GRANDE REI NESTA FORMA DE VIDA --- Uze o Teo Poder Vagabundo PAI da MENTIRA pra ALGUMA coisa que preste LOUCO!! Pare de Ministrar Poder Nas Lixeiras Cassambas Contra MIM nesta VIDA DIZ O SENHOR QUE FEZ O CÉU E A TERRA ARADA!!! DEUS PAI TODO PODEROSO TE REPREENDE--- COLETADOR DE DESGRAÇAS!!!
(0) (0)

Cesar Justino de Souza
Salvador - Bairro Vila Laura
04/11/2010, 17:40:15

Minha maior preocupação em relação a dar esmolas está atrelada ao dinheiro, pois tenho receio da pessoa pegar aquela quantia e comprar bebidas ou algo parecido. Se possível, prefiro dar roupas e alimentos, já que ao meu ver será bem mais proveitoso. Creio que devemos ajudar as pessoas, como Jesus disse:
(Mateus 25:42) - Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
(Mateus 25:43) - Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
Mas precisamos pedir a Deus discernimento, pois já vi algumas reportagens em que pessoas fingem de mengido.

(0) (0)

Wagner Martins
Contagem
25/12/2010, 12:09:56

Minha preocupação tbm é se estou ajudando uma pessoa a se drogar. Já aconteceu comigo, um mendigo pediu dinheiro, eu preferi lhe dar um lanche, então ele saiu gritando na rua dizendo que não queria comida, mas sim o dinheiro. Fiquei com o lanche na mão e uma tristeza muito gde. Realmente não sei o que fazer.
(0) (0)

Schirley de Carvalho Batista
Itaquaquecetuba
12/01/2011, 18:35:49

Sim, faço minhas doações e dou o que me pedem conforme disponho. E creio que a atitude do cristão é obedecer o que Jesus ensinou.
(0) (0)

Cláudia Vaz
São Paulo
13/01/2011, 20:22:24

Ué, não financiando pinga nem drogas nem qualquer coisa do tipo tá beleza.
(0) (0)

Emerson Leão
Goianésia
31/01/2011, 21:03:23

Sobre doações e esmolas a palavra de Deus nos ensina que se for para doarmos algo ou dar esmolas tem de ser de coração... um exemplo na igreja: não devemos doar so porque outros doaram ou porque ta passando aquela sacolinha/cestinha(algumas igrejas tem este abto) mas devemos doar porque queremos contribuir com a obra do Senhor e ajudar aquela igreja a crescer, é uma forma de amor ao nosso Senhor.
Abordando cada questão:
1)O que dizer de Tiago 2:17: "Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma"? Tiago atraves deste versiculo quer nos repassar que não basta apenas ter fé em Deus é preciso demonstra essa fé. e como fazemos isso? participando de um ministerio, indo na congregação,meditando na palavra, evangelizando, perseverando na palavra e em orações, seguindo os caminhos de Deus, louvando e glorificando ao Pai.
2)Qual deve ser a atitude do cristão (diante de esmolas e doações)? A atitude do Cristão firme na palavra estar descrita em Mateus 6.1-4: "Ten... [mais]
(0) (0)

Igor Nogueira Sarmento
Manaus
05/02/2011, 16:04:20

No livro de Tiago está claro qual deve ser nossa atitude, como uma pessoa que não ama ao próximo a quem vê amará a Deus?

(0) (0)

Jônatas Targino de Amorim
Brejo Santo
08/02/2011, 16:40:22

O sentimento de amor ao próximo é inerente ao genuíno cristão, porém, é compreensível muitas vezes sentir temor de pessoas desconhecidas que nos surpreendem para pedir algum auxílio, devido ao alto índice de dependente químicos e pessoas mal intencionadas que povoam nosso país.Reintero ainda, que esquivar-se de ajudar o próximo é avareza e falta de compaixão e isso nada tem de cristianismo.
(0) (0)

Stellamaris Thame Alves de Oliveira
Potiraguá
19/02/2011, 21:16:25

Nos mundo de hoje com certeza tememos, pois muitas pessoas usam desses artificios para prejudicar alguem. Muitos acabam pedindo esmolas para poder usar drogas. Por isso, evito dar dinheiro, e sim dou alimentos.
(0) (0)

Rafael Saito

10/03/2011, 11:38:19

O medo de ajudar e acabar dessa ajuda esse mendigo levar a suas coisas isso passa pela nossas cabeças, acho que devemos ajudar sim conceerteza mas observar.
Uma vez aconteceu comigo nao comigo mas com minha Mãe ela ajudo um cara com um dinherio ai depois viou o miseravel em um bar tomando umas.
E as vezes uns quando chegam perto da gente dizendo que e missionario que e isso que e aquilo mas e so para estorquir nosso dinheiro, e chato por isso devemos observar quando damos esmolas.
Prefiro ajudar determinadas instituiçoes de caridade desenvolve trabalhos com crianças ou idosos tipo assim.
Mas fica ai a opiniao!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Que Deus ABençoe a todos................................................................................................................................................................................................................................................................................................................. [mais]
(0) (0)

Ocelio Junior
Fortaleza
10/03/2011, 20:05:33

fiz doações para um orfanato, e quando vejo alguem pedindo esmola se eu posso abençoa-la, mas caso sontrario me corta a alma não poder ajudar.
Temos que agir como os apóstolos Pedro e João que ao chegarem em frete a um templo onde havia um homem deitado na porta do templo onde sempre estava á mendigar, e o mesmo pediu dinheiro
a Pedro então o apóstolo diz:"eu não tenho ouro, nem prata mais oque tenho eu lhe dou" então o homem levantou e foi com Pedro e João adentro do templo adorar a DEUS
temos que agir dessa forma e espalhar a palavra de DEUS
(0) (0)

Pedro
Rio de Janeiro
24/03/2011, 15:15:32

Dói o coração, principalmente quando deparamos com pessoas de idade. Dei tanto amor ao meu paizinho, representa que é ele, mas devemos tomar cuidado. Procurar conhecê-lo, se possível entrar em contato com instituições. Certa vez dei um pacote de farinha a um homem, minha prima veio me contar que ele estava tentando vender para ela. O que fazer? Nesta casa, recentemente, vi um menino e uma menina despejando pelas calçadas pedaços de pão e farinha, ainda por cima, riam...Meu pai, ante de falecer, há 2 anos, ele sempre dava uma gorjeta a quem pedisse. Certo jovem passava e pedia, ele dava, era uma simplicidada... até que dias depois, chamaram no portão: Vovozinho!!! aqui é seu neto!!!!. Ele pouco enxergava, foi e abriu o cadeado: Quero dinheiro, vamos!!! Ele colocou a mão no bolso, encontrou, por acaso 20 reais, o moço foi entrando pela sala e chegando até a cozinha. Meu pai, quase sem forças, caiu do lado da escada e bateu a cabeça num vaso, e dizia: Dê o dinheiro pra ele "vetcha&q... [mais]
(0) (0)

Neusa S. P. Degáspari
Piracicaba
20/04/2011, 23:59:32

"Nós o amamos a ele, porque ele nos amou primeiro." I Joao 4.19

Se nós fomos amados por ele então devemos cumprir seu mandamento que diz: "Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças: este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." Marcos 12.30-31

Se nós amarmos nosso próximo como a nós mesmos, então com certeza iremos fazer boas obras a eles, sejam eles mendigos, irmãos da igreja, vizinhos, etc. e tals. Não fomos salvos pelas boas obras, mas agora que somos salvos e então vamos fazer boas obras para para demonstrar que de fato somos especiais, diferentes.
(0) (0)

Thiago A. Jorge
B. Hzonte
25/07/2011, 17:57:21

Recentente esteve aqui na Casa de Oração do Retiro o irmão Neus Furtado de Abreu, ( da Ireja que se reune na Casa de Oração em Senador Camará ) um dos responsáveis pelo QG da Paz, que recolhe moradores de rua e lhes dão amparo e lhes ensinam até uma profissão.Ele contou que nas andansam pelas madrugadas do Rio de Janeiro, estavam palestrando com um grupo de moradores de rua, mas um dels disse para os outros, não vão para lá não, lá tem muita disciplina, tem horário para levantar, tem de cuidar da horta tem de assistir palestra, etc. Em minutos chegaram várias "igreja com Kombis" cheia de propaganda e com "quentinhas" para todos que se fartaram. Depois ele procurou o ’conhecido morador de rua" que explicou. Aqui temos café da manhã que "uns irmãos" trazem, 10 horas temos um lanche que outros trazem, almoço trazido por outros, lanche da tarde, idem e jantar farto a noite, ás vezes até 3 jantares, e sem compromisso de horário e de regras, Por que iremos para o seu arigo ? Devemos e temos de ajudar aos necessitados, mas sem istimulá-los ao ócio.
(0) (0)

Adelmo Ribeiro Furtado ( Sogrão da Erlaine )
Volta Redonda Rj
29/10/2011, 13:52:16

complicado esse assunto, tem pessoas que dizem pra não dar nada aos ’vagabundos’, mas se eles realmente estiverem com fome, onde vai nosso amor de cristãos???
(0) (0)

Johny de Souza Lima
Rio de Janeiro
04/11/2011, 20:44:00


Abençoados

Temos que tomar cuidado com certeza
Mas peça a Deus sabedoria e ELE dará.

Mesmo com as mordomias que algum afirmaram
ter nas calçadas, alguem dos que deram suas opiniões
já estiveram em situação de quando começa a chover e não se
tem um lugarzinho sequer para correr e se abrigar e guardar seus pertences, sua alimentação, suas roupas,etc...; tem pessoas
que nascem na rua, sua historia é a rua, seu natal, seu ano novo,
seu aniversario é a rua.
Hoje semanalmente eu atraves da minha Igreja Congregacional faço
um trabalho social cristão nas ruas de Niteroi , a noite semanalmente.
Pois tambem já morei na rua, e um dia JESUS mandou alguem me estender as mãos e me falar do Seu Amor, acreditei e fui para o Albergue da Prefeitura, e sai de lá Coordenador do Proprio Albergue.
O cantico de Ana, ratificado pelo Salmo 117 diz: E DEUS quem tira do monturo ( lixeira ) o miseravel e coloca assentado entre os Principes do seu povo ( veja meus perfil). Amem

Ah!! ... [mais]
(0) (0)

Rev. Carlos a F Guimarães
Niteroi
13/11/2011, 17:44:48

Passar pelos que precisam de um toque do amor de Deus e uma mudança em sua realidade não é fácil. Sempre que me vejo inoperante no Amor do Pai sinto o quanto como Igreja, precisamos ser guiados pelo Seu Espírito! somente com o Amor de Deus operando em nós é que seremos usados para mudar a realidade social. Ser Luz para o mundo e Sal da terra é o nosso chamado! não podemos mais nos acomodar! não é o dar dinheiro, não é se comover por dentro. é o agir! tomando pela mão os necessitados e mostrando um caminho melhor, é abraçando-os e apoiando até que possam andar com suas próprias pernas e assim levar outros também a conhecer o Amor do Pai!
(1) (0)

Fernando Maia
Gyn
21/11/2011, 10:59:17

Particularmente fico sensibilizado com estas situações e sempre que posso procuro ajudar, mas também entendo que devemos ser criteriosos em tudo o que fazemos. Há situações que envolve riscos e há também aqueles nem são necessistados de fato ou então pedem para comprar drogas, etc. Daí a necessidade de usarmos o bom senso e se possível até darmos nossa contribuição nesse sentido através de grupos que já estão desenvolvendo este tipo de trabalho. O que não não significa que nunca mais poderemos ajudar alguém na rua; só precisamos ser sábios e vigilantes.
(0) (0)

Janio Clever
Morrinhos
25/11/2011, 09:49:53

Acredito que pudermos devemos sim ajudar. Nao que alcacemos salvação por esse motivo, sabemos que ela é um dom gratuito de Deus, porem acho que é um gesto de misericordia ajudar alguem que precisa. Infelizmente ha os que se aproveitam de situaçöes como esta para se aproveitar , usando de ma fé, mas ai ja é uma questão mais complicada é tema pra Podcast!
(0) (0)

Paulo de Tarso Vasconcelos
Morrinhos
08/12/2011, 10:11:10

Não dou dinheiro a essas pessoas, na maioria dos casos não querem saber de Deus, acho que a maior doação é falar do Amor de Jesus, e tudo o que ele pode oferecer, sempre quando vejo essas pessoas imagino como seria diferente a vida delas se possuíssem uma congregação, se buscassem o Deus dono do ouro e da Prata. Não pratico a doação de esmolas, devemos ajudar quem quer sair dessa situação e não SUSTENTÁ-LOS na mesma situação. Paz!
(0) (0)

Allan Penteado
Sampa
16/12/2011, 09:26:33

sempre que posso eu ajudo as pessoas que venha ate a mim pedir esmola,eu não estou no coração dela pra saber o que vão fazer mais Deus sabe e sonda o nosso coração,se Deus te abençoa porque vc não pode abençoar outras pessoas também, a maioria das pessoas tem o coração endurecido ai vem com a desculpa esfarrapada de dizer a se eu der esmola ala vai tomar cachaça ou vai se drogar ou vai comprar cigarro ,por acaso vocês são Deus pra saber isso..tem que Ajudar o próximo assim como Deus ordenou.


aceito criticas.
(0) (0)

Marcio Mendes de Oliveira
Rio de Janeiro
08/01/2012, 13:12:16

Comunidade Profética do Avivamento
Rua Líbero Badaró, 811 – Vila Paulicéia – São Bernardo do Campo
Cultos: Terça-feira às 19:30/ Sexta-feira às 19:30 e Domingos às 18:30
Deus abençõe grandemente a vida de todos.
(0) (0)

Rafael Saito
São Bernardo do Campo
16/02/2012, 10:35:06

Na época de Cristo se dava esmola, apenas aos deficientes, quem tinha saúde tinha que trabalhar. Parece que os antigos eram mais espertos.
Se eu der dinheiro, aos viciados, e vagabundos, que não são aleijados, não têm nenhum tipo de deficiência, ou até mesmo a esses tipos de pessoas, com certeza 99,99% de chance que eles vão usar drogas; Dessa forma eu estarei fortalecendo o crime, e destruindo uma vida. Em vez de dar esmolas, salve uma vida; Tire uma pessoa da rua, e leve-a para igreja, adotando essa pessoa e cuidando dela, assim DEUS ficará feliz com os cristãos.
(0) (0)

Lúcio Soares
Santos
16/04/2012, 12:12:06

Sabiam que pedir esmolas é crime? É, o artigo que prevê isso é muito antigo, mas parece que ainda tá valendo... Dar ou não é uma questão de prudência, a bíblia ensina que sejamos prudentes. Eu sei que não temos poder suficiente pra sondar os motivos, os objetivos dessa pessoa, mas mesmo que não tenhamos, não é a esmola que vai mudar a vida. Esta pessoa precisa de oportunidade, de comida, de um banho... Nas ruas de São Paulo e em outros estados, que eu saiba, tem muitos jovens pedindo e muitos exploradores por trás. Quem me garante que eu não estou sustentando um desses exploradores? Quem me garante que esse adolescente ou adulto que diz que é pra comida não vai comprar sua pedra? Se eu der a esmola eu vou ajudar? se estiver com fome, ofereça um prato de comida... Se for isso mesmo ele vai aceitar. Depende muito da situação. Tem gente que vive de esmola! Que pode trabalhar perfeitamente, mas insiste em mendigar... A bíblia também nos diz que devemos trabalhar, não sermos peso morto pros... [mais]
(0) (0)

Steffi de Castro
São Luís
27/08/2012, 23:03:51



acho que é necessário mudar a visão de algumas pessoas para entenderem o que são esmolas, sejam em dinheiro, alimento ou bebida. 1) Esmolas não é uma ação social. O mundo critica essa prática com o argumento de que não acaba com o problema social, mas não é isso que Deus exige de nós. O problema social dificilmente vai ser resolvido, e os cristãos devem se esforça para isso, mas isso não é dar esmolas. 2) Dar esmolas é reconhecer a graça de Deus na sua vida! Você não merecia a vocação que Deus te deu, você procurava e tentava se satisfazer com o que não deveria. Mas Deus foi até você e te resgatou, e cabe a você amar aos outros como Deus te amou. 3) Dar esmolas é mostrar a graça de Deus a uma pessoa, é evangelismo! Acho q não é difícil entender como dar umas moedinhas e dizer "Jesus te ama!" mostra o caráter de Deus.

Além disso tudo, uma coisa importante deve ser considerada, vou citar do Didaquê, 1:6 : "Sobre isso também foi dito: que a sua esmola fique suando n... [mais]
(0) (0)

Lucas Dantas Gueiros
Garanhuns
29/03/2013, 14:21:37

A consciência determina o que fazer de certo ou errado, então em um mundo de picaretas e doentes mentais que não ficam em casa, mas que têm suas casas, o melhor é dar para quem te pede algo concreto para sua necessidade. Dar esmola porque está ali com a mão estendida, não tem nada com ajuda a quem precisa.
(0) (0)

Airton da Silva Moraes
Niterói
07/05/2013, 14:51:52

Atenção! Você está deslogado.

Deslogado, seu comentário será moderado.
Identifique-se e comente sem moderação.

Todos os campos são obrigatórios

Seu nome:
E-mail:

(não será divulgado)
Localidade:
Comentário:

                                                          

Código de segurança:

CAPTCHA Image
Digite os caracteres acima:




Temas em pauta:
A decisão de não ter filhos
Teologia da Prosperidade
O Mercado Evangélico
Traduções da Bíblia
Doações e esmolas
Adoração genuína
Igreja urbana
Mulheres no Ministério

Especiais:
Testemunho pessoal

"Aquele que começou uma boa obra em vocês irá completá-la até o dia de Cristo Jesus" Filipenses 1:6