JESUS, O VENCEDOR DE SATANÁS

Jesus de Nazaré… andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo (Atos 10:38).

Desde o início de Seu ministério, o Senhor Jesus teve confrontos com Satanás, porém sempre se mostrou firme, inclusive nas mais difíceis circunstâncias (Mateus 4:1-11). Enquanto Eva cedeu ao tentador por não crer na palavra de Deus, o Senhor Jesus resistiu ao diabo, citando-a três vezes. Nenhum ataque do diabo prevaleceu contra Ele. Desde Seu nascimento até o fim de Sua vida de homem na Terra, Cristo sempre esteve isento, livre de todo mal. Não faz parte do fracasso generalizado da humanidade nem dos cativos de Satanás, a quem chama de “valente” (Marcos 3:27). Por Sua obediência ao Pai, o Senhor Jesus não permitiu que o diabo tivesse qualquer direito ou legalidade sobre Ele. O inimigo foi “manietado”, amarrado, e assim já não pode se opor ao seu vencedor.

Então, o Senhor Jesus pôde “entrar em casa do homem valente e furtar os seus bens” (Mateus 12:29). Jesus Cristo veio e habitou entre os homens, a quem Satanás mantinha escravizados, para curar “a todos os oprimidos do diabo”.

Mais tarde, na cruz do Calvário, o Senhor conquistou a vitória definitiva e decisiva sobre o mal. Feriu a cabeça da serpente (Gênesis 3:15). E logo o expulsará do céu (Apocalipse 12:9-10) e o trancará no abismo (20:3) durante Seu reinado de paz na Terra. Para concluir, no final dos tempos, Cristo lançará Satanás no lago de fogo (20:10).

Essas são as etapas da vitória de nosso grande Libertador.