Home Devocionais Max Lucado

Max Lucado

O que Jesus sentiu

brown wooden cross under cloudy sky during daytime

No Monte do Calvário, Cristo ergue sua cabeça pesada em direção aos céus bradando, “Eloí,

Eloí, lamá sabactâni?” – que significa, “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?”

Nós perguntaríamos o mesmo. Por que ele? Por que abandonar seu filho? Abandone os assassinos. Desampare os malfeitores. Abandone-os, não ele.

O que Jesus sentiu na cruz? O desgosto gelado de um Deus que odeia o pecado. Por quê? Porque Jesus carregou nossos pecados no Seu corpo. Com as mãos pregadas abertas, ele convidou Deus, Trate-me como o senhor os trataria. E Deus o fez. Em um ato que partiu o coração do Pai, mas honrou a santidade do céu, um julgamento de purificação do pecado fluiu sobre o Filho dos antigos sem pecado.

“Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?” Por que Deus bradou essas palavras? Para que você nunca tenha que fazê-lo!

Jesus em seu cenáculo

gray cross near tall green trees

Quando os soldados romanos tiraram Jesus do Jardim do Getsêmani, os discípulos de Jesus foram embora. Não sabemos para onde foram, mas sabemos que não conseguiram tirá-lo de suas mentes. Eles voltaram e a igreja do nosso Senhor começou com um grupo de homens assustados em um cenáculo.

Soa familiar? Quantas igrejas têm religião suficiente para se reunir, mas não têm paixão suficiente para sair? Boas pessoas. Boas intenções. Palavras. Promessas. Mas enquanto tudo isto está acontecendo, a porta permanece trancada e a história fica em segredo.

O que é necessário para destrancá-la? Permita que Jesus entre em seu cenáculo e fique diante de você. Coloque sua mão no lado perfurado. Olhe naqueles olhos que derreteram os portões do inferno e colocaram Satanás para correr. Olhe para eles enquanto eles olham para você. Você nunca mais será o mesmo.

Dois ladrões no Calvário

three crosses on top of a hill on a cloudy day

A Escritura diz, “Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à sua direita e o outro à sua esquerda”. Monte do Calvário. Dois ladrões – magros e pálidos.

Com o cinismo da maioria da multidão, um grita, “Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós!”

O outro em defesa diz, “Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença? Nós estamos sendo punidos com justiça. Mas este homem não cometeu nenhum mal”.

Na declaração do ladrão está apresentado o que qualquer um precisa reconhecer a fim de vir a Jesus. Jesus não está naquela cruz pelos pecados dele. Ele está lá pelos nossos! E o ladrão na cruz faz o mesmo pedido que qualquer cristão faz. “Lembra-te de mim quando entrares no teu Reino!”

Cante novamente

man in gray v neck long sleeve shirt playing brown acoustic guitar

O que dizemos sobre alguém que reivindica ser cristão, mas não se comporta assim? Bem, Deus coloca uma canção nos corações dos seus filhos salvos. Alguns cantam alto esta canção todos os dias de suas vidas. Em outros casos, a canção fica silenciosa. Longas épocas se passam nas quais a canção de Deus não é cantada.

A verdade é, nem sempre sabemos se alguém confiou na graça de Deus. Uma pessoa pode ter fingido acreditar, mas não ter acreditado. Se a fé de alguém é ou não verdadeira não cabe a nós saber. Mas sabemos isto: onde há conversão genuína, há salvação eterna. Nossa tarefa é confiar na habilidade de Deus em chamar seus filhos para casa. Nós nos juntamos a Deus enquanto ele caminha entre seus filhos rebeldes e feridos, cantando. Eventualmente os que são dele ouvirão sua voz e algo dentro deles acordará. E quando isso acontecer, eles começarão a cantar novamente.

Qual é sua escolha?

road signs in different city directions

Passe a vida toda dizendo para Deus ficar quieto e ele fará exatamente isso. No inferno Deus honra nosso pedido de silêncio. O inferno não é uma instituição correcional ou escola reformatória. Seus membros não ouvem sermões francos, não ouvem o Espírito de Deus ou a voz de Deus ou a voz do povo de Deus. Em Ezequiel 33:11 Deus diz, “não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam”.

Não é da vontade de Deus que alguém pereça, mas o fato de alguns perecerem ressalta a justiça de Deus. Deus deve punir o pecado. Graças a Cristo, esta terra pode ser o mais perto que você chegará do inferno. Mas separado de Cristo, esta terra é o mais perto que você chegará do céu. João 3:16 diz, “para que todo o que nele crer não pereça…”. Deus faz a oferta, mas nós fazemos a escolha. Qual é sua escolha?

Confie na promessa de Deus

silhouette of a woman with pink and purple sky

João 3:16. Milhões o citam, apenas poucos confiam nele. “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Desconfiado de uma armadilha, talvez? Advertido por amigos cautelosos? O desespero aumenta nosso interesse. Quando ele pede o divórcio ou ela diz, “Acabou”. Quando o legista liga, os filhos se rebelam ou as finanças entram em colapso. Quando o desespero entra como um furacão em seu mundo, a oferta de Deus de um voo gratuito para casa exige um segundo olhar. João 3:16 se transforma de um versículo agradável para um colete salva-vidas.

Alguns de vocês o estão vestindo. Para vocês, a passagem conforta como seu cobertor preferido. Não se afaste dela. Dê sua resposta para Deus. Efésios 3:17 (A Mensagem) promete, “para que Cristo viva em vocês, que o convidam a entrar no coração”.

Um em Cristo

four person hands wrap around shoulders while looking at sunset

Imagine a cena perto da cruz. Soldados amontoados em círculo, jogando dados – sorteando as posses de Cristo. Soldados comuns testemunhando o evento mais incomum do mundo. Apenas outro criminoso. A cruz é esquecida.

Isso me faz pensar em nós. Os religiosos. Aqueles que reivindicam herança na cruz. Todos nós. Os rigorosos. Os frouxos. Os simples. Os cheios do Espírito. Evangélicos. Todos nós. Não somos tão diferentes destes soldados. Nós também jogamos ao pé da cruz. Competimos por membros. Lutamos por status. Competição. Egoísmo. Ganho pessoal. Está tudo aí. Damos importância ao trivial, nós nos dividimos em pequenos grupos. Outro nome. Outra doutrina. Tão perto da cruz, mas tão longe de Cristo.

“Que todos sejam um”, Jesus orou. Um. Não um em grupos de dois mil. Uma igreja. Uma fé. Um Senhor. Sem hierarquias. Sem tradições. Apenas Cristo.

Sonde seu coração

a heart shaped neon sign in the dark

O que um raio-X – uma ressonância magnética – da sua alma revelaria? Arrependimentos de relacionamentos adolescentes? Remorso por causa de uma escolha ruim? Interessado em uma extração? Confesse. Solicite uma ressonância magnética espiritual. “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno” (Salmos 139:23-24).

Muitas vozes o advertem a olhar profundamente para dentro e encontrar uma força invisível ou um poder oculto, mas esse é um exercício perigoso. Autoavaliação sem a direção de Deus apenas leva à negação ou vergonha, justificativa ou humilhação. Não precisamos disso. Precisamos de uma oração de confissão baseada na graça: Deus, eu fiz o que o senhor diz que é errado. O senhor limparia minha culpa e me tornaria limpo novamente? Sem necessidade de cântico ou de vela. Somente uma oração de confissão – tente.

Dependência radical na graça

silhouette of woman holding rectangular board

Confissão. É uma palavra que evoca muitas imagens – algumas não tão positivas! Confissão não é contar para Deus o que ele não sabe. Isso é impossível. Não é apontar o dedo para os outros sem apontar para mim. Talvez isso faça com que eu me sinta bem, mas não promove cura.

Confissão é uma dependência radical na graça – uma confiança na bondade de Deus. A verdade é, quem confessa encontra uma liberdade que quem nega não encontra. A Escritura diz, “Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:8-9).

Conte a Deus o que você fez. De novo, não é que ele ainda não saiba, mas vocês dois precisam concordar. Então permita que a água pura da graça flua sobre seus erros!

Minha graça é suficiente

woman's face

Paulo escreveu, “Foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: ‘Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza’”(2 Coríntios 12:7-9).

O câncer no corpo. A tristeza no coração. O filho no centro de reabilitação. O desejo por uísque no meio do dia. As lágrimas no meio da noite. O espinho na carne. “Tira-o de mim!”, você rogou. Não uma, duas ou até mesmo três vezes. Voce orou mais que o apóstolo Paulo e você está prestes a bater na parede. Mas o que você ouve Jesus dizer é isto: “Minha graça é suficiente para você”.

Graça sustentadora. Graça que nos encontra no nosso ponto de necessidade e nos equipa com coragem, sabedoria e força. Graça sustentadora. Ela não promete a ausência de luta, mas promete a presença de Deus.

TEXTOS MAIS RECENTES

brown wooden cross under cloudy sky during daytime

O que Jesus sentiu

gray cross near tall green trees

Jesus em seu cenáculo

man in gray v neck long sleeve shirt playing brown acoustic guitar

Cante novamente

road signs in different city directions

Qual é sua escolha?

Pular para a barra de ferramentas