Ontem, em seu discurso de posse, o ex-vice e, atual presidente Michel Temer, citou o lema nacional da República Federativa do Brasil: “Ordem e Progresso”, expressão esta baseada no movimento positivista e na frase do pensador francês Auguste Comte:

“O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim” (em francês L’amour pour principe et l’ordre pour base; le progrès pour but.).

Um dia o Brasil sonhou com a Ordem e com o Progresso e estampou o lema em sua bandeira. Neste ano, no dia 19 de novembro, o slogan da pátria amada e idolatrada completará 127 anos e, de presente, desembrulha um pacote de completa desordem e regresso.

Onde erramos? Talvez um detalhe (essencial, diga-se de passagem) tenha passado despercebido: o amor como princípio caiu no esquecimento. Talvez, se tivéssemos seguido Comte ao pé da letra, e colocado o amor como princípio da construção da base, talvez – e aqui apenas faço um devaneio – estivéssemos colhendo o progresso por fim.

Parafraseando o apóstolo Paulo, ordem e progresso sem amor é como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

“Ainda que eu saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.”¹

“Porque o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se alegra com a injustiça, mas sim com a verdade.”²

Quem sabe um dia Deus, em sua infinita misericórdia, derrame amor sobre os corações de nossos governantes. E não só dos governantes, mas especialmente sobre os corações dos responsáveis e cuidadores de nossas crianças que, num piscar de olhos, estarão ocupando cargos dentro do Congresso Nacional.

Amor se ensina, amor se aprende. Muito mais fácil ainda se for de pequeno, logo na primeira infância, onde os pilares do caráter estão sendo formados. Só assim, tendo amor como princípio da construção da base, sairemos do berço esplêndido da corrupção e engatinharemos rumo à ordem e ao progresso.

[1] 151 Coríntios 13:1-3
[2] 1 Coríntios 13: 4-6