OS DEZ MANDAMENTOS: SOB A LEI OU SOB A GRAÇA?

Porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo (Romanos 3:20; Gálatas 2:16).

Deus propôs ao homem que, se obedecesse aos dez mandamentos da lei, haveria um mundo sem crimes, sem guerras, sem terrorismo, sem roubos, sem corrupção; um mundo onde a paz, a justiça, o amor reinaria. Um mundo ideal! Mas, o que acontece? Cada um vive para si mesmo sem renunciar a nenhum prazer, se rebelando contra a autoridade, com todas as consequências que isso traz em todos os âmbitos da vida. Por quê? Porque o homem, incluindo suas melhores intenções, não pode cumprir a lei de Deus. A lei revela as exigências de Deus e condena as transgressões destas mesmas exigências por parte do homem (Gálatas 3:10).

Porém, Deus não nos deixa nessa situação desesperadora, mas nos deu uma saída: o nosso Senhor Jesus Cristo, Seu Filho. Ele levou a maldição que estava relacionada à transgressão da lei, a qual condena o homem. O que pertence a Cristo tem o privilégio de estar, não debaixo da lei, mas da graça (Romanos 6:14); a partir de então pode cumprir com liberdade a lei do Espírito, que é infinitamente superior à lei de Moisés (Romanos 8:2; Gálatas 2:19-20; Mateus 5:20). Esta lei não está somente gravada em tábuas de pedras ou em livros, mas no coração de cada filho de Deus (Hebreus 8:10).