Cuidado com a postura!

Eu sei que a correnteza vai na direção contrária. Eu sei as mudanças muitas vezes ocorrem alheias ao nosso querer e que o choque entre gerações é permanente na história. Mas nem tudo pode ou deve ser mudado. Isso porque alguns princípios e verdades são absolutos e atemporais.

A reverência no culto e na vida do cristão é um desses valores inegociáveis. Ou seja, em todas as épocas e em todas as culturas, Deus continua sendo santo e permanece exigindo reverência de quem o busca.

A reverência é uma atitude, uma postura que não pode faltar ao culto. Sem ela você pode até buscar a Deus, mas encontrará um ídolo, pois o Senhor não aceita ser tratado com menos que uma santa reverência.

Mas afinal, o que é reverência? Reverência é respeito ao que é sagrado, acatamento, veneração. É a postura de prestar a honra devida a quem é merecedor, digno de atenção total.

O inverso, a irreverência, nasce dentro do nosso coração e manifesta-se em atitudes desrespeitosas, de desprezo e em não dar a importância devida ao fato de estarmos diante do Altíssimo.

Em nossos cultos, este sentimento manifesta-se em conversas desnecessárias, brincadeiras, distrações, entra-e-sai, e mesmo em chegar atrasado. Nós dizemos que amamos a Deus, mas tratamos o culto como um tempo chato, desinteressante e, então, brincamos, rodamos os celulares com as últimas fotos e torpedos, passamos bilhetes, trocamos olhares ansiosos e conferimos os nossos relógios para saber quanto tempo ainda falta. Agimos assim como quem espera que tudo acabe logo para que as rodinhas se formem depressa para combinarmos a “saída” após o culto. O que faremos depois é tratado com mais paixão que o próprio culto.

Nós sabemos que Deus está presente entre nós. Sabemos que Ele fala aos seus com a intenção de tocá-los e transformá-los, por isso ficamos cada vez mais incomodados com os movimentos desnecessários, com os namoros “calientes”, com as conversas sem fim, com as reações carnais de uma falsa expressão de louvor de quem não tem idéia de quem é o Deus que está diante de nós.

Deus está presente no culto e alguns o percebem e não perdem a oportunidade de ouvir a sua voz e de manifestar a adoração. Mas muitos não o ouvem, não o encontram e não são tocados por Ele, porque foram displicentes. E ainda prejudicaram outros.

Não podemos esquecer que reverência é uma exigência não apenas para o momento do culto, mas, sim, para a vida. Por isso, não é admissível que um cristão use palavras baixas, palavrões e mentiras para se expressar, mesmo que seja no orkut. Não é admissível um cristão participar de qualquer atividade sem que possa adorar a Deus naquele momento.

Por isso precisamos perguntar se você pode adorar a Deus em alguns lugares que você freqüenta, em algumas rodas de amigos que você mantém, e em algumas atividades que realiza. A reverência deve extrapolar os limites do templo e do culto e envolver a vida como um todo.

Quando digo que Deus não aceita o culto irreverente quero dizer que não aceita mesmo, de modo algum e ainda manifesta sua temível ira contra os que assim agem. É exatamente isso que a Palavra de Deus afirma neste texto com o qual termino:

“Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com REVERÊNCIA e temor, pois o nosso Deus é fogo consumidor!” (NVI – Hebreus 12. 28 e 29 – grifo do autor).

por Clóvis Jr.