Japoneses criam sistema onde digitais irão substituir o cartão de crédito

A partir de setembro deste ano, cerca de 200 funcionários do grupo japonês Hitachi vão começar a testar um novo sistema que torna desnecessário o uso de cartões de crédito, cheques e cédulas. O novo método, criado através da tecnologia biométrica, permite que as compras sejam feitas através de impressões digitais. A novidade conta com a colaboração da financeira JCB, além de várias lojas.

O novo sistema funcionará da seguinte forma: os funcionários deverão informar, no caixa, que irão pagar através de sua conta JCB. Assim, eles terão que passar o dedo sobre um leitor que, por meio de um raio luminoso direto, irá captar a imagem do sistema vascular. De acordo com o grupo responsável pela criação do método, o sistema é totalmente seguro, pois como a estrutura dos vasos capilares do dedo é única e não se modifica, torna-se impossível qualquer tentativa de reprodução artificial.

Segundo a Hitachi, assim como o cartão de crédito, a utilização do novo sistema também é simples. Os dados biométricos do consumidor serão comparados, no ato da compra, com suas referências bancárias e com o registro da JCB. O total dos gastos será debitado da conta corrente do cliente automaticamente ao final do mês. Se, por acaso, a impressão digital do comprador não corresponder aos dados da empresa, a transação não será aceita pelas lojas.

No Japão, a biometria é um método muito utilizado. Vários bancos japoneses já começaram a usá-la para identificar os clientes que fazem uso do caixa eletrônico para realizar transferências e pagamentos.

O objetivo da Hitachi com essa experiência entre funcionários é desenvolver um modelo técnica e economicamente viável antes do lançamento comercial do novo método, que está previsto para os próximos meses.