Leia o novo relatório do irmão Celso Luiz Castro, missionário no Sul do país

Caros irmãos,

Novamente chegamos até vocês para relatar sobre as nossas ações no mês de agosto, e assim continuarem lutando conosco, pelo menos nas orações, na realização da obra do SENHOR.

Família

No dia 8/8 completamos 1 ano de retorno ao Sul, agora residindo em Curitiba. Desde então começamos a cooperar com a Igreja no bairro do Ahú. No final do ano a igreja fará 74 anos de existência no bairro, sendo a primeira igreja de Curitiba e creio ser também do Paraná, cuja Casa de Oração fora inaugurada com o casamento dos avós de minha esposa, os saudosos Antônio e Maria Prevedello.

Deus tem sido gracioso conosco nos sustentando. Temos gozado de boa saúde, pelo que louvamos a Deus. O Senhor tem sido o nosso plano de saúde. Nossos filhos estão bem, e como já falamos, eles se reúnem da Igreja da Barreirinha, fundada pelo meu sogro. Ambos participam também na parte de louvor nos cultos, executando algum instrumento. Filipe (21) ainda não tem um trabalho fixo, e sim temporário. Sua formação no momento se restringe ao Ensino Médio. O André (17) está concluindo o ensino médio e no final do ano pretende fazer vestibular para Economia na UFPR. Orem também para que Deus nos permita colocar pneus em nosso carro (Monza), nossa ferramenta de trabalho.

Região Sul

Igreja do Ahú – Estamos firmes e animados cooperando nesta igreja e aos poucos o Senhor está mandando algumas visitas que nos têm animado, dentre as quais citamos:

1) Sra. Teresa Fentanes (40), cuja pessoa fazia parte de outra igreja, em outro bairro. Ela começou a freqüentar nossas reuniões através do contato com a Oficina de Música, onde sua filha Mariana (3) faz musicalização. Ela carece de crescimento espiritual; seu marido, Dr. Rogério (Médico) e sua filha Camila (17), de salvação.

2) As crianças Ana Carolina e Gabriela, moradoras na mesma rua da Casa de Oração. Sua avó, Regina e a mãe, Karina, já estiveram uma vez nos visitando.

3) Sra. Adriane, uma carioca que reside na cidade desde janeiro. É uma pessoa bem interessada no Evangelho, ao passo que seu esposo, conforme ela diz, carece das orações para crer na Palavra de Deus (ele é juiz federal).

Continuamos abrindo a Casa de Oração todos os dias, especialmente pela manhã, para atender os que desejarem algum aconselhamento bíblico, e também aos que procurarem informações sobre a Oficina de Música Mariete.

Além do ministério na igreja local, cooperamos vez por outra em alguma outra igreja. Como já é nossa característica ministerial e pelas necessidades locais, só saímos um domingo por mês da igreja local.

No dia 13, uma segunda-feira, cooperamos com a Igreja em Sítio Cercado, na apresentação da EMME – Escola de Ministério de Música e Evangelismo da Palavra da Vida, quando apresentaram a cantata: O Céu. Na realidade esta apresentação deveria ser feita no Ahú, mas como o dia não favorecia, cedemos a oportunidade aos irmãos de Sítio Cercado. A Casa de Oração ficou superlotada, com a presença de irmãos de outras igrejas, mas especialmente com muitos sem Cristo como Salvador. Neste dia pudemos ver mais de uma dúzia de pessoas confessando a Cristo como Salvador pessoal.

Como parte da estratégia de atingirmos os moradores do Ahú, no dia 29/9, se o Senhor permitir, iremos realizar uma programação para os idosos, alusiva ao dia do Idoso. Na ocasião, estará falando para os idosos, o irmão e médico geriatra Dr. Edigard Schiefelbein, que na sua juventude era do trabalho no Ahú. Nosso objetivo é atingir os idosos do bairro.

Ação missionária de plantação de igreja

1. Rio Bonito – Como já dissemos, é um bairro novo e muito promissor. Já estamos orando para que o Senhor nos supra de recursos para comprarmos um bom terreno ali, antes que os valores dos mesmos aumentem muito, para logo construirmos uma Casa de Oração. Continuamos fazendo as reuniões às sextas-feiras à noite, na casa dos irmãos Marcos Roberto e Maria Quadros. Ana Maria, Rose e seus filhos: André e Andressa (10) não confessam a Cristo como Salvador e têm participado das reuniões.

2. Lamenha Pequena (Alm. Tamandaré, a 11 km) – Rosicléia (24) continua firme em sua profissão de fé no Senhor Jesus, enquanto sua mãe Dirce (52), apesar de se confessar crente, não tem se esforçado para estar nos encontros às quintas-feiras à noite. Algo que nos alegra ainda é que o esposo de Rosicléia, Vanildo, tem participado ultimamente dos estudos! Mas ainda temos o desafio de alcançar o restante da família: o sr. Alcides e a filha Rosilene.

3. Fazenda Rio Grande – Segundo as últimas reportagens, é o município que mais cresce no Paraná. Creio que a proximidade de Curitiba também favorece esse crescimento, mas a violência também acompanha este ritmo. Vislumbramos logo ter um testemunho ali, através dos que estudam a Bíblia conosco. O Sr. Eloir (52), e seus filhos: Ivonete (23) e Wanderlei (22), bem como a Sra. Lurdes Karas estão animados com os estudos. Na ultima lição, dia 19/8, Wanderlei disse que o estudo está sendo uma bênção, pois já vê mudanças em sua família depois que começaram a estudar a Palavra de Deus. Orem pela conversão deles, pois estão muito interessados em conhecer a Palavra de Deus.

Região Nordeste

Quanto ao trabalho no Rio Grande do Norte, as notícias continuam sendo muito boas.

1) Igreja do Planalto – Ao longo dos anos, no avanço missionário, novos trabalhos foram surgindo e novas Casas de Oração também e a maioria delas maior que a da igreja mãe, uma vez que estávamos preocupados em suprir as necessidades daquelas localidades, mantendo apenas a conservação do templo no Planalto. Agora a Casa de Oração recebeu uma reforma, com a estadia dos irmãos Mark e Lori Procópio e filhos (obreiros americanos) em Natal. Eles desejaram ajudar na melhoria das instalações atuais até que saia a construção da futura sede missionária da SEARA. Como o irmão Mark é arquiteto, ele fez as devidas considerações para melhor acomodação dos irmãos e ainda financiou a reforma. Agora a igreja terá mais espaço para se reunir e receber melhor os visitantes. Ultimamente a igreja tem recebido muitos visitantes e ainda está preparando alguns irmãos através do discipulado para o batismo breve.

2) Escola de Música Comunitária – A ECM está 15 com alunos, e ultimamente ganhou alguns instrumentos de amigos: um Saxofone, da irmã Lori Procópio (dos EUA) e um Clarinete, do Pr. Salomão Batista da Silva (Natal). Ainda neste semestre, o irmão Manoel Tavares Neto irá começar um reforço escolar com os alunos da Escola Comunitária de Música, atingindo assim um dos seus objetivos.

3) Escola de Futebol – Dois irmãos da Igreja, Rodrigo Dantas e Eriberto Alves, iniciaram uma Escolinha de Futebol nas instalações do CAIC, e assim, estão atingindo em torno 30 crianças e adolescentes com o Evangelho através do esporte.

4) Cooperativa de Artesanato – Este projeto iniciou este ano e teve como incentivador desde o início a irmã Lori Procópio, ou seja, ela foi fundada com o apoio desta irmã. Este projeto tem, de certo modo, revolucionado a vida de alguns irmãos da igreja no Planalto, trazendo-lhes a oportunidade de executar suas habilidades artesanais, como também o retorno financeiro que tem sido uma grande ajuda familiar. A cooperativa está funcionando num ritmo acelerado e vendendo todos os produtos, não só para a localidade, mas, acreditem, também exportando.

Congregações no Nordeste

1) Trabalho em Extremóz – Nos dias 18 e 19, foi realizado mais um aniversário da Casa de Oração em Extremóz, quando esteve pregando o irmão João Heler, diretor do QG da Paz, no Rio. Em torno de 100 irmãos das demais igrejas estiveram presentes: Planalto, Cid. Praia, Ceará Mirim e Santa Maria.

2) Trabalho em Santa Maria – Nos dias 25 e 26, foi o aniversário do trabalho em Santa Maria. O pregador foi o irmão Mark Procópio. Nesta programação em torno de 40 irmãos de Natal estiveram presentes. A FORPEL – Formação Permanente de Líderes – está indo bem. Dos 29 que começaram o curso, somente um irmão, da igreja de Cruzeta, desistiu.

3) Trabalho em Tenente Laurentino – Conforme temos sido informados, o trabalho ali continua animado e crescendo. Na última Conferencia do Sertão, vários foram batizados e algumas pessoas também têm confessado a Cristo como salvador.

Finalizando, gostaríamos de rogar que continuem lutando nas orações conosco nos desafios que temos e para que Deus complete a Sua obra nos corações, salvando e santificando aos que têm ouvido a Sua santa Palavra.

Muito obrigado por todo apoio que nos têm dado, tanto lá no nordeste, trabalho ao qual continuamos ligados, quanto agora no Sul. Que a graça do Senhor Jesus seja com todos!

Fraternalmente em Cristo,

Celso Luiz Castro e família

Saiba como contribuir com o trabalho do Senhor no Sul do Brasil
Saiba como contribuir com o trabalho do Senhor no Nordeste do Brasil