A Era do Gelo 2

Após quatro anos e uma bem-sucedida parceria entre a FOX e a Blue Sky Studios, chega aos cinemas a aguardada continuação da divertida e criativa animação A Era do Gelo. A Era do Gelo 2 é dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha. Co-diretor do primeiro filme, ele substitui Chris Wedge, atuando agora como produtor-executivo e novamente dublando o esquilo Scrat. De cara, percebe-se nitidamente que Saldanha impõe um estilo mais cômico e infantil ao filme em comparação ao primeiro, já que agora o laço de amizade dos protagonistas está fortalecido e há mais intimidade para que eles façam tiradas engraçadas entre eles.

“A Era do Gelo 2” retoma a história dos simpáticos animais no momento em que precisam se esquivar e fugir do descongelamento glacial que está prestes a se concretizar. Se não fugirem, morrerão na água. Sid (voz de John Leguizamo, dublado na versão brasileira

por Tadeu Mello), a amável preguiça, continua incrivelmente paspalhona, diferente do esquentado tigre dente-de-sabre Diego (voz de Denis Leary, dublado

por Marcio Garcia). Já o mal-humorado Manny (Ray Romano/Diogo Vilela) acaba sendo o personagem mais central da trama. Carente e sem esperanças por acreditar ser o único mamute a fazer parte da Terra, ele felizmente encontra Ellie (Queen Latifah/Claudia Jimenez). No entanto, a fofinha mamute não simpatiza com nosso herói e acredita que é um gambá (!!!). A dublagem em português mantém o mesmo nível do filme anterior, exceto pela infeliz participação de Claudia Jimenez que não convence de jeito nenhum e chega até a incomodar quando a imaginamos lendo o texto diante do microfone.

O filme conta com alguns novos personagens, como os pra lá de simpáticos gambás Eddie e Crash, “irmãos” de Ellie, e do tatu Tony Ligeiro, um vendedor picareta que colocaria até a mãe a leilão se fosse necessário. Os roteiristas Peter Gaulke e Gerry Swallow também fizeram questão de dar mais destaque para o desafortunado esquilo Scrat e sua noz inquebrável. Aqui, as cenas com sua participação são maiores e, evidentemente, seu sofrimento também. Chega a ser sadismo ficar vendo aquele esquilinho se estrepando… e nos divertirmos com isso.

Os criadores de filmes de animação já descobriram que as crianças não vão sozinhas ao cinema, e estão cada vez mais fazendo filmes-família, que agradam a todas as idades e divertem a todos. Por isso, A Era do Gelo 2 acaba tratando de temas adultos como o aquecimento global, por exemplo. Problema sério, mas que também pode ser considerado com muito bom-humor. A importância da família também é ressaltada, mesmo que este valor esteja cada dia mais em baixa, mas este é um assunto para outra crítica.