Ele estava lá

(Ester 1-10)

Em nossa caminhada bíblica, chegamos ao livro de Ester, o último dos chamados livros históricos do Antigo Testamento. Desde o início até aqui, temos caminhado nas estradas do mundo bíblico, viajado no túnel do tempo, conhecido culturas antigas, visitado nações nômades e até verdadeiros impérios. Temos aprendido sobre a criação do Universo, o início das civilizações e tantas coisas mais.

Nosso objetivo, contudo, não é contar histórias somente, e sim, conhecer um pouco mais de Deus, e creio que Ele tem estado ao nosso lado e guiado nossos pensamentos e nossas considerações com respeito a tudo que temos visto.

Deus é sempre o Personagem Principal

Ele está sempre presente em tudo que acontece e em todos os lugares que temos visitado. Ele é o nosso motivo Primeiro. Temos aprendido que antes de tudo se formar, antes da criação do homem e da glória dos grandes reis, e de suas grandes guerras Ele estava lá.

A saga de Ester aconteceu quando os judeus estavam cativos na Pérsia, no quinto século antes de Cristo. E o que chama a atenção nesse livro é que, em momento algum, o Nome de Deus é mencionado, em momento algum lemos que Ele falou ou fez algo, no entanto, ninguém por mais louco que possa ser, ousa dizer que Ele não estava lá. Na história de Ester, mesmo não sendo mencionado, Ele estava lá.

Pense em sua vida agora, irmão querido, lembre-se das muitas bênçãos e nos momentos inesquecíveis que você viveu. Quando sua vida aconteceu. Quando alguns de seus sonhos se realizaram. Quando as coisas andaram para frente. Quando as respostas vieram até melhores do que você esperava. Quando o amor Divino foi notado. Pense nos livramentos, nas provisões. Pense nos colinhos e abraços. Pense no amor do Pai por você. Pense que sempre em sua vida – Ele estava lá.

Gostaria que você pensasse, também, nos momentos difíceis que teve que enfrentar – Quando uma má notícia chegou, ou quando um plano foi frustrado, até mesmo quando as coisas pareceram sem solução. Considere que, mesmo quando pareceu que tudo estava perdido e que você estava sozinho, Ele estava lá.

Pense:

Quando as coisas não vão bem, você percebe que o mundo inteiro pode lhe abandonar, mas nunca se esqueça da coisa mais importante nos momentos de provação – VOCÊ NUNCA ESTÁ SOZINHO – Deus, em Sua graça e misericórdia jamais o deixa só?