Deixe Deus escolher por você

(Ester 5-7)

Recentemente assisti a um filme que contava a história de um adolescente negro que não tinha um lar nem uma família, por isso vivia pelas ruas. Uma família muita rica e influente o adotou e lhe deu a chance de viver uma vida muito melhor. Nessa linda história, uma conversa entre a mãe adotiva e suas amigas da alta sociedade chamou a minha atenção. Foi quando uma das mulheres disse para ela – Esse jovem teve muita sorte por você ter entrado na vida dele – e a resposta dela foi realmente surpreendente. – Não, na verdade, eu é que tive sorte dele ter entrado na minha vida – e assim encerrou o diálogo.

Tenho aprendido algo realmente incrível sobre o meu momento a sós com Deus. Primeiro leio e medito em um pequeno trecho da palavra, depois permito que uma “palavra específica me escolha”, e, a partir dela, começo a orar. É bom demais, porque percebo claramente a direção de Deus no diálogo que Ele quer ter comigo.

E esse conceito também tem feito muita diferença na hora de decidir e de fazer escolhas em todas as áreas da minha vida, porque a nossa vida é repleta de escolhas que precisamos tomar diariamente. Umas mais complexas do que outras, mas todas, igualmente, importantes, e creio que a vida tem me ensinado diariamente exatamente isso: Deixe Deus escolher por você!

Lembro-me das palavras de Jesus que disse: “Não fostes vós que Me escolhestes a Mim, pelo contrário, Eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto…” João 15:16. Se Jesus nos escolheu para sermos Seus servos, Ele também quer mostrar a Sua soberana vontade em cada escolha que faremos, e isso não é ruim, muito pelo contrário, pois “a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita”. Romanos 12:2.

Em nossa ansiedade e pressa tomamos nossas decisões e fazemos nossas escolhas baseadas no nosso próprio raciocínio, na nossa lógica e nos esquecemos de viver por fé, mas o Senhor quer nos ensinar a buscar a direção DELE em cada situação.

Olhando pra Ester pergunto: Foi ela que escolheu ser rainha? Foi ela que escolheu ir à presença do rei sem ser chamada? Foi ela que escolheu ser instrumento de Deus para livrar o seu povo? Vejam o que Deus fez com ela e por ela. Aí você e eu podemos entender claramente que Deus a escolheu e a direcionou em cada ação e reação. Mas isso só foi possível porque ela buscou a direção do Senhor e se submeteu a ela.

Você tem escolhas a fazer? Então pense nesses versículos, e depois, simplesmente, deixe Deus escolher por você.

– Se você está ansioso – Ao invés de ficar ansioso pela escolha, “lance sobre Deus a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de você” (1 Pedro 5:7).

– Se você está sofrendo – Ao invés de tentar levar sozinho essa carga pesada, ouça a voz de Cristo que diz: “Vinde a Mim você que está cansado e sobrecarregado, e eu o aliviarei. Tome sobre você o meu jugo, e aprenda de mim, porque sou Manso e Humilde de coração; e achará descanso para a sua alma. Porque o Meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30).

– Se você está com dúvida – Ao invés de ficar apavorado, “olhe firmemente para o Autor e Consumador da sua fé…” Hebreus 12:2.

Pense:

Deixar Deus escolher por você não significa que Ele vai fazer por você, e sim que Ele vai lhe fornecer subsídios para que você faça a escolha certa e depois a execute com maestria.