Mostre-me sua glória

Um ansioso Moisés pede ajuda. “E Moisés disse ao Senhor: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome; também achaste graça aos meus olhos. Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, e separados seremos, eu e o teu povo, de todo o povo que há na face da terra?” (Êx 33.12,16).

Você dificilmente o condenaria por ter medo. Cercado por israelitas que desejavam voltar para o Egito e por um deserto com ventos quentes e pedras escaldantes, o ex-pastor precisa de segurança. Seu Criador oferece. “Disse, pois: Irá minha presença contigo para te fazer descansar. Então disse o Senhor a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos; e te conheço por nome” (Êx 33.14,17).

Você poderia achar que aquilo teria sido suficiente para Moisés, mas ele hesitou. Pensando, talvez, naquela última frase, “farei também isto que tens dito…” Talvez Deus tolere mais um pedido. Então ele engole, suspira e pede…

O que você pensa que ele vai pedir? Ele tem a atenção de Deus. Deus parece desejar ouvir sua oração. “E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo” (Êx 33.11). O patriarca percebe uma oportunidade de pedir qualquer coisa. Que pedido ele vai fazer?

Ele poderia pedir tantas coisas. Que tal um milhão de pedidos? Esse é aproximadamente o número de adultos que Moisés liderava (Êx 12:37). Um milhão de ex-escravos teimosos, mal-agradecidos, adoradores de bezerros que murmuram a cada passo. Se Moisés tivesse orado “Será que dá para transformar essas pessoas em ovelhas?”, quem poderia culpá-lo?

Ovelhas. Apenas alguns meses antes, Moisés estava naquele mesmo deserto, perto daquelas mesmas montanhas, de olho em um rebanho. Que diferença dessa nova situação. Ovelhas não fazem exigências no deserto nem transformam bênçãos numa grande confusão. E elas certamente não fazem bezerros de ouro nem pedem para voltar ao Egito.

E quanto aos inimigos de Israel? Campos de batalha esperavam adiante. Combates com hititas, jebuseus… Eles infestam aquela terra. Será que Moisés pode formar um exército com hebreus construtores de pirâmides?

Farei também isto, que tens dito…

“Você poderia simplesmente nos transportar até Canaã?”

Moisés sabia o que Deus podia fazer. Todo o Antigo Oriente sabia. Eles ainda estavam falando sobre a vara de Arão ter sido transformada em uma cobra e no Nilo ter virado sangue. O ar tão denso com moscas que você conseguia respirá-las. O chão tão coberto de gafanhotos que não dava pra andar sem pisar neles. Trevas em pleno dia. Plantações destruídas. A carne salpicada de chagas. Funerais para o primogênitos.

Deus transformou o Mar Vermelho em tapete. O maná caiu. Codornizes em debandada. Água fluiu de uma rocha. Deus pode mover montanhas.

De fato, Ele moveu a montanha do Sinai quando Moisés se pôs ali. Quando Deus falou, o Sinai tremeu e os joelhos de Moisés balançaram. Moisés sabia o que Deus podia fazer.

Ainda pior, ele sabia o que aquelas pessoas eram capazes de fazer.

Moisés as encontrou dançando ao redor do bezerro de ouro, suas lembranças de Deus eram tão apodrecidas quanto o maná de ontem. Ele carregava os mandamentos de Deus escritos em tábuas de pedras, enquanto os israelitas estavam adorando um animal de fazenda sem vida.

Era mais do que Moisés podia suportar. Ele derreteu o animal de metal, transformou o ouro em pó e obrigou os adoradores a beberem aquilo.

Deus estava pronto para liquidá-los e recomeçar com Moisés, como tinha feito com Noé. Porém, duas vezes, Moisés clamou por misericórdia, e duas vezes a misericórdia foi estendida sobre eles (Êx 32.11-14,31,32).

E Deus, comovido com o apelo de Moisés, escuta suas orações. “Disse, pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar” (Êx 33:14).

Mais Moisés precisa de mais. “Rogo-te que me mostres a tua glória” (Êx 33:18).

Traduzido por Cynthia Rosa de Andrade Marques
Texto original extraído com permissão do site www.maxlucado.com