Presença

“Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” 1 Coríntios 3:16

Na antigüidade, os encarregados de transcrever as sagradas escrituras, cada vez que iam escrever a palavra Deus ou seus sinônimos, se banhavam e trocavam de roupa. Eles entendiam que Deus, por ser tão santo e grande merece o melhor de nós. Estava pensando na quantidade de roupa e as vezes que tomavam banho quando transcreviam um salmo. É certo que isso soa extremista, mas perdemos essa consciência.

A graça nos aproximou do Deus eterno e o fez noso Pai. Nos deu intimidade, confiança, segurança e acesso à sua santa presença. Deus deixou de ser distante e duro, e se tornou num ser que perdoa e esquece nosso pecado. E perdemos a consciência da santidade de Deus.

Isto aconteceu com os coríntios, que eram tão carnais quanto nós. Tinham tanta confiança que estavam abusando da bondade de Deus, e por isso Paulo tem que repreendê-los. Ele os lembra de que Deus é santo e que cada filho de Deus é portador do Espírito Santo.

É dizer que levamos a Deus conosco para todos os lados. Nunca se vai, sempre nos acompanha. Deus está em sua vida quando você vai de trem, quando está jogando futebol, quando está abrindo páginas na internet, quando critica as suas ex-amigas, quando mente, quando vai a esse encontro obscuro, quando está com sua namorada no canto mais escuro da praça, quando está pensando nisso que não tem coragem de fazer mas que o agradaria, quando cola na prova, quando reclama de tudo, quando deprecia a sua esposa, quando grita numa luta, quando olha pras meninas na rua, quando fala do que fizeram à noite, quando desfruta tanto esse pecado.

Deus está dentro de você e está fazendo Deus parte do seu pecado. Ele não vai quando você está pecando. O Deus santo do universo tem que suportar a sujeira toda vez que você peca.

Deus não lhe pede que tome banho e troque de roupa toda vez que você vai falar com Ele, mas também não pede que abusemos de sua confiança e não nos importe nada ofendê-lo com nossas atitudes.

A presença de Deus está em nós cada dia.

REFLEXÃO – Somos templo de Deus.

Notas:

Traduzido por Paulinho Degaspari

por Daniel Perez Cliffe