Livre-se do remorso (2)

Leia antes: Livre-se do remorso (1)

Você começa a fazer terapia. Você se senta no sofá com a sacola a seus pés e derrama todas as suas pedras e dá nome a elas uma a uma. A terapeuta escuta. Ela se identifica. É dado um conselho útil. Mas quando o tempo acaba, você é obrigado a juntar as pedras e levá-las com você.

Você fica tão desesperado que tenta uma reunião no fim-de-semana. Um pouco de emoção. Um abraço arriscado. Uma noite de paixão roubada. E por um momento a carga está mais leve. Mas então o fim-de-semana passa.

O sol de domingo se põe e esperando por você na porta está – você a pega – sua sacola de remorsos e rejeições.

Alguns até levam a sacola para a igreja. Talvez a religião ajudará, nós raciocinamos. Mas ao invés de remover algumas pedras, alguns pastores bem intencionados mas equivocados podem aumentar a carga. Os mensageiros de Deus às vezes trazem mais dor do que ajuda. E você pode sair da igreja com umas poucas pedras novas na sua sacola.

O resultado? Uma pessoa percorrendo seu caminho pela vida, pesada por causa do passado. Não sei se você percebeu, mas é difícil ser racional quando você está carregando uma sacola de estopa. É difícil afirmar quando você está faminto por afirmação. É difícil perdoar quando você se sente culpado.

Paulo tinha um comentário interessante sobre o modo como tratamos as pessoas. Ele disse isso a respeito do casamento, mas o princípio aplica-se em qualquer relacionamento. “Quem ama sua mulher, ama a si mesmo” (Efésios 5:28). Há uma ligação entre o modo como você se vê e o modo como você vê os outros. Se você está em paz consigo mesmo – se você se gosta – você se dará bem com os outros.

O oposto também é verdadeiro. Se você não se gosta, se você está envergonhado, desconfortável ou bravo, as outras pessoas vão saber. A parte trágica da história da sacola de estopa é que tendemos a atirar nossas pedras naqueles que amamos.

A menos que o ciclo seja interrompido.

O que nos leva à pergunta, “Como uma pessoa fica aliviada?”

O que, por vez, leva-nos a um dos mais amáveis versículos da Bíblia, “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30).

Você sabia que eu iria dizer isso. Posso ver que você está lendo este texto e balançando sua cabeça.

“Eu tentei isso. Eu li a Bíblia, sentei no banco da igreja – mas nunca recebi alívio”.

Se este for o caso, posso fazer uma pergunta intencional mas delicada? Poderia ser que você foi para a religião e não para Deus? Poderia ser que foi a uma igreja, mas nunca viu Cristo?

“Venham a mim,” diz o versículo.

É fácil ir ao lugar errado. Eu fui ontem. Eu estava em Portland, Maine, pegando um vôo para Boston. Fui à mesa, entreguei minha mala, peguei meu ticket, e fui para o portão. Passei pela segurança, tomei meu assento, e esperei o vôo ser chamado. Esperei, esperei e esperei – finalmente, fui à mesa para perguntar à atendente e ela olhou para mim e disse, “Você está no portão errado.”

Agora, e se eu fizesse beicinho e suspirasse, “Bem, não deve haver um vôo para Boston. Parece que estou preso”?

Você diria para mim, “Você não está preso. Você só está no portão errado. Vá ao portão certo e tente de novo.”

Não é que você não tenha tentado – você tem tentado por anos lidar com o seu passado. Álcool. Romances. Vício no trabalho. Religião.

Jesus disse que Ele é a solução para o cansaço da alma.

Guia para Discussão

Pontos para Meditar

“Poderia ser que você foi para a religião e não para Deus? Poderia ser que foi a uma igreja, mas nunca viu Cristo?”

  1. Você já foi para a “religião” ao invés de Deus? Se já, o que aconteceu?
  2. Como é possível ir à igreja mas não ver Cristo? Você vê Cristo quando vai à igreja? Explique.

“Vá a Ele. Seja honesto com Ele. Admita que você tem segredos na alma com os quais você nunca lidou. Ele já sabe quais são. Ele só está esperando você pedir Sua ajuda. Ele só está esperando você dar a Ele sua sacola. Vá em frente. Você ficará feliz de ter feito.”

  1. Como você vai a Jesus? Você já foi a Ele deste jeito?
  2. Pergunte a si mesmo que coisas estão na sua sacola. Você já trouxe estas coisas a Ele? Se não, por que não?

Sabedoria da Palavra

  1. Leia 2 Coríntios 7:5-13. Qual é a ligação entre tristeza e remorso nesta passagem (veja especialmente o versículo 10)? O que a tristeza segundo Deus produz?
  2. Leia Mateus 11:28-30. O que Jesus nos diz para fazer nesta passagem? Como fazemos isso? Qual é o resultado? Você já experimentou tal “descanso”? Explique.

    Traduzido por Cynthia Rosa de Andrade Marques
    Texto original extraído com permissão do site www.maxlucado.com