Se Esdras visse essas coisas…

“Agora, ó nosso Deus, que diremos depois disto?” (Ed 9)

Não consigo entender como o povo hebreu ainda conseguiu fazer um bezerro de ouro para adorar depois que DEUS fez todos aqueles sinais no Egito e libertou o povo. Dar a Glória que pertence unicamente ao Criador para uma imagem? Onde é que esse povo estava com a cabeça? É muito natural a ira de DEUS diante de tudo isso. O tempo vai passando e bem depois do Êxodo, lá no livro de Juízes, a história é de um povo pecador que, depois de pedir e receber o perdão de DEUS, volta a fazer as mesmas coisas; pediam perdão, mas não se arrependiam. E o povo de DEUS acostumou-se a viver em desobediência e DEUS resolve expor o seu povo à humilhação. Humilhação para Israel seria estar aprisionado, cativo, dominado por outra nação.

Na época do exílio babilônico, DEUS permite o cativeiro para exortar o seu povo a se voltar para Ele, andar segundo os seus estatutos, e o que acontece? Mais uma vez o povo faz o que desagrada a DEUS. De novo? É, parece que nós nunca aprendemos a lição. Quantas vezes DEUS nos fala para não fazermos certas coisas e nós não damos a mínima importância para isso? Aí o Pai, que repreende e exorta aqueles a quem ama, nos expõe a provações para nos aproximarmos mais Dele. Aí de novo estamos nós reclamando, blasfemando e fazendo outras coisas que sabemos que estão erradas, sem peso de conciência.

Quando estavam cativos, os homens de Israel sabiam que não lhes era permitido desposarem mulheres de outras nações. Ao saírem do cativeiro eles levaram consigo de volta para Israel as mulheres da Babilônia. Como será que DEUS olhou lá do céu?

E como será que Ele está olhando agora? As mulheres da nossa nação cada vez mais sem pudores, o homossexualismo e a depravação fez com que moral e bons costumes virassem coisas do passado; no meio evangélico a virgindade sendo vista como coisa cafona. Outro dia um amigo foi num encontro de bandas de musica gospel e lá encontrou uma irmã da sua igreja que estava acompanhada, dois dias depois ele a encontrou e perguntou pra ela: “Aquele é seu namorado?” e ela o respondeu: “Não, eu só fiquei com ele…”. Se Jesus disse que a boca fala do que está cheio o coração, o nosso coração está cheio de conformismo com esses valores dessa sociedade hipócrita que busca soluções longe de DEUS. “Só fiquei” foram as palavras dela. Como é que uma pessoa que deve ter a mente de Cristo procede desta maneira? Sem peso nenhum de consciência. Casamentos que começam com a idéia de que se não der certo separa…

Quando o povo saiu do cativeiro, o que Esdras falou foi que estava com nojo daquele povo (Ed 10). O que será que ele diria se visse o nosso Brasil hoje? O que será que ele iria achar dos nossos cristãos que, chamados para ser luz do mundo, não estão passando de lâmpadas queimadas? “Se o sal da terra for insípido, para nada serve senão para ser pisado pelos homens”. E por causa de atitudes como essas, nós (cristãos) estamos deixando de receber o tratamento respeitoso que nos é devido por herdar o Nome de Jesus. É por atitudes assim e por não haver peso de consciência que nós, como Filhos de DEUS, vemos tanta gente dizendo: “Pra ser evangélico assim…”.

É preciso se ter noção que pra carregar esse Nome, não pode ser com qualquer comportamento, é preciso buscar a santificação. “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá a DEUS.” (Hb 12:14).

E como o sacerdote falou: “O que diremos depois disto?” Como justificar diante de DEUS o comportamento e as atitudes de cristãos dos nossos dias? Não se pode generalizar, mas a verdade é que grande parte do povo de DEUS na terra não tem feito a diferença para que foi chamado. Pense nisto e responda pra si mesmo: O que Esdras acharia de você?

Que DEUS o abençoe!