Conheça o projeto Avanço, que ajuda famílias carentes de Piracicaba

O projeto “Avanço”, como é conhecido hoje, desempenha uma significativa contribuição para com os bairros Jardim das Flores, Parque dos Eucaliptos, Monte Líbano e Morada do Sol, bairros bem carentes de Piracicaba, cidade situada a 180 Km da cidade de São Paulo, mas a família tem planos de levá-lo um pouco mais longe ainda.

Valter Custódio, sua esposa Cecília, seus filhos e mais diversos colaboradores trabalham desenvolvendo inclusão social pela música cristã, pelo evangelismo sistemático (Escola Bíblica Dominical, Estudos Bíblicos, Escola Bíblica de Férias), através de teatro com fantoches, da exibição de filmes cristãos, desenhos, espetáculos teatrais, realização de acampamentos, retiros, esportes, etc.

A proposta do Projeto Avanço é fazer o ser humano ser salvo e incluído com dignidade no reino de Deus e entre seus semelhantes. Eles trabalham na prevenção das drogas, prostituição, alcoolismo, antes de precisar da restauração, pois compreendem que é melhor prevenir do que tentar livrar depois.

Estão há 16 anos na estrada, mas na verdade tudo começou 22 anos atrás, mais ou menos dessa forma:

Em 1985, um jovem casal, Valter e Cecília, saíram de São Caetano do Sul rumo a Piracicaba, imaginando encontrar no interior a tranqüilidade e a inocência de um povo simples, mas logo perceberam que estavam algumas décadas atrasados, pois toda sorte de problemas já se instalava, como drogas, prostituição, alcoolismo, entre outros.

Enquanto buscavam tranqüilidade exterior, interiormente havia uma intranqüilidade muito grande. No bairro em que se instalaram não havia oportunidades e sim necessidade de transformação. Sem muita estratégia, o casal se aproximava para transformar a comunidade através das crianças.

Enquanto ampliavam a pequena casa, permitiam a colaboração de adolescentes e assim geravam uma proximidade. Começava assim uma inclusão social bilateral: um jovem casal sem companhia e um grupo de crianças e adolescentes sem estrutura familiar.

Mas ainda lhes faltava um grande passo, que era freqüentar uma comunidade que difundisse os valores do Reino de Deus, e oferecesse ajuda espiritual. Observando algumas famílias que se mostravam diferentes em todos os aspectos, procuraram ali encontrar o que necessitavam e ajuda para a difusão do evangelho.

E assim foi, durante 6 anos.

Deus lhes enviou alguém especial: Neusa Degaspari, professora, casada, mãe de dois filhos e um exemplo de cristã. Ela trabalhava a semana toda em 2 escolas como professora e toda sexta-feira, durante 6 anos, sem faltar sequer uma vez, com chuva, com enfermidade, ela estava ali, sempre com o mesmo sorriso, o marido Paulo e os filhos Paulinho e Márcio.

O que surpreendia a todos era ver que, em um quarto de 25m² com mais de 100 crianças de todas as idades, se colocavam em silêncio para ouvir histórias daquela professora que cochichava aos seus ouvidos. Outros por ali passaram, mas essa tia colocou ali seu tesouro e seu coração. Seus filhos conduziam o pequeno louvor, seu marido doou a assiduidade e o tempo, pois dele dependia estarem ali. Ah, quantas saudades dessa tia…

Após 6 anos, a tia querida entendeu de Deus que era hora de parar e entregou então nas mãos de Valter e Cecília novamente a frente do trabalho, colocando-os assim em uma saia justa e na dependência total de Deus, pois eles tiveram que assumir tudo: histórias, louvor, lanche… começava assim a fase de aparelhar o projeto. Resolveram incentivar o filho Rafael a aprender violão, pois esse poderia ajudar na música (o que faz hoje, junto com seus irmãos), Valter passou a ser o contador de histórias e Cecília assumiu a assistência, tirando piolhos, fazendo curativos, ouvindo seus problemas, etc.

Sem recursos para sustentar a família, Valter arrumou um emprego em São Paulo, o que logo começou a atrapalhar o projeto e o levou a deixar esse trabalho. Mais recentemente, há 6 anos, conseguiu comprar uma pequena propriedade de 25 mil m², com seus próprios recursos, para ali levar o projeto e assim ampliá-lo, dando assistência às crianças e jovens, não apenas na Palavra de Deus, mas também com recursos para poderem aprender uma profissão.

Ainda falta muito. Coisas como barracão, alojamento, área de lazer e outras dependências ainda estão nos sonhos. E é aí que você, querido leitor dessa matéria e parceiro de tantos projetos de irmaos.com, entra. No momento o telhado é de bambu e lona, mas ali é ensinada diariamente a Palavra de Deus às crianças e jovens sedentos da verdade. Hoje não é mais um trabalho familiar pois outras pessoas já colaboram com o projeto, mas ainda são poucos e o sonho precisa de você, pois a Seara é grande e há a grande necessidade de expandir o projeto para outros bairros, pois essas pessoas precisam ser resgatadas do reino das trevas para o Reino do amor de Deus.

Se você que lê, gostaria de nos ajudar, aqui vão algumas dicas:

O trabalho precisa de apoio financeiro , de conselheiros, de mão-de-obra, de doações em geral (vestuários, alimentação, remédios, materiais de construção); você também pode adotar uma criança com um pequeno valor mensal.

Ajude Valter e sua família a salvar famílias inteiras dessas áreas de risco, incluindo as mesmas no Reino do Senhor Jesus!

Informações você pode obter com o irmão Julio Ometto através do telefone (19) 3426-7168.

Doações devem ser feitas para
BANCO BRADESCO
AGÊNCIA 0145-7
CONTA POUPANÇA 109071-2

Veja algumas fotos do Projeto Avanço: