Histórias de amor

“Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro” (1 Jo 4:19).

É… A princípio eu pensei que estava escrevendo para a coluna errada. É que no site existe uma coluna chamada HISTÓRIAS DE AMOR, inclusive a minha história, ou melhor, uma parte dela, está lá. Mas a História a seguir é uma história de um amor muito bonito, mas por tratar-se de uma história de pessoas conhecidas, influentes e muito importantes, eu achei melhor, por questão de ética, não citar nomes. É possível que alguns, ou muitos já conheçam esta história e os seus protagonistas.

Ele, um homem determinado, forte, alto, de voz imperativa e alguém que, sem sombra de dúvida, estava muito apaixonado. Ela, linda, desejada, mas havia sofrido decepções em seu primeiro relacionamento. Traições, violência, desilusões fizeram parte de seu passado e ela já nem sabe mais o que esperar da vida. Seu primeiro relacionamento foi vencido pelo fracasso. Frustrações.

Ele a via sempre de longe e a cada dia que se passava lhe doía mais vê-la daquela maneira. Ele então resolveu se aproximar dela. Mandou que um amigo falasse Dele para ela. Ela estava muito vulnerável, o coração ferido, as mágoas de um passado marcado pelo que ela pensava ser felicidade, mas era apenas ilusão. A alma estava vazia como resultado das noites que curtia outrora. Ela depositou no seu primeiro relacionamento toda confiança, e foi traída. Pensou que a alegria que desfrutara algumas vezes era a real felicidade. Pensou ter encontrado um amor de verdade. Tudo ilusão. Ela, a principio, relutou e disse não querer conhecê-lo, mas Ele, persistente, determinou no seu coração que provaria o amor que sentia por ela e não iria descansar enquanto ela não tivesse em seus braços. E começou a flertá-la e depois foi se aproximando aos poucos. Ela viu em seus olhos a possibilidade da vida feliz que tanto sonhava, mesmo que fosse diferente do que pensava e, no dia em que seria o mais feliz da sua vida, ela resolve aceitar o seu pedido e mergulhar nessa história de amor. Ela descobre que Ele é mais do que ela sonhou, Ele vê nela qualidades que nunca antes ninguém a disse que ela tinha e, até mesmo os defeitos dela, Ele sempre teve a delicadeza de nunca citar. Ela a cada dia se apaixona mais à medida que passa a conhecê-lo melhor. Ele não tem família. Só o seu Pai num lugar muito distante. E disse para ela: “Meu Pai é Dono de tudo lá e tudo vai ser seu também.” Depois de um tempo, ficaram noivos, ela ganhou uma aliança e uma linda jóia e eles marcaram o casamento. Ele disse para ela: “Eu porém vou ter que preparar toda a festa na minha terra, me espere que eu volto para lhe buscar e aí nos casamos”. Ele foi e a deixou esperando. Nos primeiros dias e meses ela aguardou com toda alegria o momento de vê-lo de volta, mas com o passar dos anos ela começou a viver de uma maneira como se ele jamais fosse voltar. À maioria dos lugares que ia, não estava com a aliança na mão. O sinal do seu compromisso ficava e ela ia. Vez por outra sentia saudades dos tempos do seu primeiro relacionamento e, esquecendo-se do seu compromisso, teve outros envolvimentos. Enquanto o seu noivo estava lá preparando a festa, a noiva esquecia da fidelidade que havia prometido, havia esquecido do compromisso firmado. E quando ele voltar como será? Perguntavam aqueles que sabiam do seu noivado.

Ela trocou a jóia em um objeto sem valor que ela disse que usaria com maior freqüência. Achou que Ele nunca voltaria enquanto o seu noivo a cada dia a amava mais, com um amor incondicional, inigualável, insondável. E a cada dia se fazia a ela uma pergunta que não queria calar: Como será quando Ele voltar?

Não preciso dizer que estou falando de Jesus e da Igreja. Todos nós que já estivemos do outro lado tivemos um passado marcado pelas decepções, fracassos, traições e Ele já nos havia amado. Mesmo depois de toda a vida pecaminosa, Ele demonstrou o seu amor por nós, veio em busca de nós e relutamos. “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós” (Jo 15:16). Quantas vezes temos esquecido as nossas alianças e nos envolvido com coisas ilícitas, ou até mesmo deixando pra trás a nossa comunhão com DEUS e trocando-a por uma noite de prazer, por alguns reais a mais e vivendo a vida como se a santificação fosse uma opção e não uma sede. A aliança com DEUS é o de mais precioso que cada um de nós pode ter, e a jóia pode ser comparada com o ministério que DEUS deu a cada um de nós e estamos deixando-o para trás porque existem coisas que, para nós, são melhores e mais urgentes. Vivendo sempre muito mais o EU como o centro de tudo. Muitas vezes me pergunto como pode a Igreja do Senhor na terra, tendo passado por tantas coisas nas mãos de Satanás, quando outrora servíamos ao pecado, que conhece a Cristo e pensa, e até mesmo chega a desviar-se de seus caminhos, sabendo ser Ele o único caminho que nos conduz à vida eterna.

O compromisso foi firmado. Ele é fiel ainda que sejamos infiéis (2 Tm 2:13) e ainda que pareça demorar, Ele vai voltar pra buscar sua noiva. Depois Dele ter demonstrado todo amor e firmado o compromisso, onde está a sua aliança e o que você está fazendo com a jóia que Ele lhe deu? Será que temos sido a expressão do amor de DEUS? Será que temos vivido como os apóstolos à espera e na certeza de que Ele pode voltar a qualquer momento? Fica pra você, como Igreja de DEUS e Noiva do Senhor, a pergunta: Como será quando Ele voltar?