Ideologia, eu quero uma pra viver!

Quando Cazuza cantou essa canção nos anos 80, eu creio que ele se sentia indignado diante da condição imposta pelo governo e aceita pela massa, de comemorar, ou viver com apatia diante das arbitrariedades que ele mesmo canta nos versos de “Ideologia”.

(Pra quem não conhece a letra: http://cazuza.letras.terra.com.br/letras/43860)

É isso que acontece quando um homem ou um grupo começa a disseminar determinada idéia que afirmam ser correta e sem falhas. À medida que as pessoas vão ouvindo e gostando, vão aderindo e compactuando com o que lhe for imposto.

Temos vários exemplos de homens que conseguiram milhões de adeptos para suas idéias (ainda que loucas), em todo o mundo, como Gandh, Dalai Lama, e até mesmo Lúcifer que, por sua obstinação, levou 1/3 dos anjos consigo. O mesmo aconteceu conosco quando ouvimos o evangelho. Aceitamos, acreditamos no que ouvimos e então começamos a fazer parte de uma determinada denominação e queremos fazer o mesmo com outras pessoas, e foi assim que chegamos a ser reconhecidos em todo o mundo como crentes, evangélicos, protestantes, ou seja lá o nome que você preferir. O que importa é que temos o nosso lugar ao sol. (rsrs)

Realmente, temos uma ideologia que nos motiva a viver e a querer mais adeptos. Mas será correto termos o evangelho, a palavra viva do grande Deus, meramente como uma ideologia? Será que o grande lance é simplesmente defendermos a nossa fé e convencermos mais pessoas a fazerem o mesmo?

Infelizmente existem pessoas que defendem o evangelho dessa forma. O evangelho não é ideologia, porque não é uma idéia que vem de homens que são dotados de falhas e que podem se enganar em afirmá-las, porque essas vêm da própria mente muitas vezes insana e doente.

O que defendemos são palavras de homens ungidos por Deus pra colocar cada ponto e cada vírgula no lugar que está. O evangelho é algo que não mente, não falha e não erra. O evangelho é poder de Deus, poder que nos capacita a ganhar almas e não pessoas.

Enquanto os homens buscam simplesmente uma ideologia pra viver, nós buscamos a vida eterna com Deus. Enquanto eles buscam a solução em palavras humanas, nós temos a solução em nossas mãos.

Que o nosso desejo seja o mesmo dos grandes “ideólogos” do mundo, que é fazer que, com o tempo, suas idéias se tornem a idéia de todos.

Façamos a nossa parte, pregando o evangelho e disseminando Jesus pelo mundo! Ainda que não sejamos a maioria, teremos o privilégio de sermos os escolhidos de Deus para nos tornarmos cidadãos dos céus.