Seja otimista

“Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse subamos animosamente e possuamo-la em herança, pois certamente prevaleceremos contra ela. Porém os homens que com ele subiram disseram. Não poderemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós. E diante dos filhos de Israel infamaram a terra que tinha explorado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar, é terra que devora os seus moradores. Todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.” Nm 13: 30-32.

INTRODUÇÃO

Vamos imaginar que temos um copo com água pela metade. O pessimista verá o copo é dirá que o copo está quase vazio e o otimista verá o copo é dirá que o copo está quase cheio.

Ninguém quer ficar perto daquela pessoa que só vive reclamando da vida.

OS ESPIAS

Sabemos que foram enviados 12 espias para olharem a terra de Canaã.

Trouxeram os frutos (cacho de uva, o qual dois homens trouxeram numa vara, bem como romãs e figos).

O RELATO DOS OTIMISTAS

Só Calebe e Josué vieram a relatar o que realmente de bom existia naquela terra. Confiaram na Promessa de Deus.

O RELATO DOS PESSIMISTAS

Os outros 10 espias viram tudo que Calebe e Josué tinham visto e preferiram relatar sobre os homens de grande estatura (os gigantes). Não confiaram na Promessa de Deus.

Ao relatar sobre os homens de grande estatura, fizeram que os filhos de Israel murmurassem, quisessem voltar ao Egito e até que apedrejassem os outros.

CONCLUSÃO

“Não entrareis nesta terra, a respeito da qual eu, levantando a mão, jurei de nela vos fazer habitar, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.” Nm 14: 30.

Todos os filhos de Israel daquela geração e os 10 espias não entraram na terra prometida pelo o Senhor, com exceção de Calebe e Josué.

Não faça como aqueles espias.

Se Deus tem uma promessa para você, vai se cumprir.
Não murmure porque ainda não chegou o momento.
Não olhe para o gigante.

“Esperei com paciência pelo Senhor, ele se inclinou para mim. E ouviu o meu clamor.” Salmos 40:1.

Que Deus os abençoe.