Jogos Mortais 3

Se você não assistiu Jogos Mortais 1 e Jogos Mortais 2, compre ingressos para outro filme ou então alugue os dois primeiros DVDs. Jogos Mortais 3 (Saw 3) está intrinsecamente ligado aos primemos dois filmes. Desse vez, vemos o “modus operandis” de JigSaw e sua recruta Amanda em ação.

O esquema é o mesmo dos filmes anteriores: JigSaw (um psicopata com tumor cerebral que começou a dar valor à vida quando estava à beira da morte), resolve arbitrariamente propor um jogo funesto de vida e morte para as pessoas que segundo ele, não dão valor à vida.

Agora, JigSaw está mais pra lá do que pra cá e nem consegue sair da cama. Embora ele ainda escolha as vítimas e as armadilhas às quais cada uma ficará aprisionado, é a sua aprendiz Amanda (Shawnee Smith) [ex-vítima da mente doentia de Jig] que prepara os instrumentos de tortura e rapta os “jogadores”.

Os escolhidos dessa vez são Lynn e Jeff. Lynn (Bahar Soomekh) é uma médica com problemas no casamento que acabam afetando sua postura profissional. No fim de um dia de trabalho ela é raptada e, quando acorda, está no galpão abandonado e encontra Jig e Amanda. Lá ela é obrigada a manter Jigsaw vivo para que ele complete mais um de seus jogos. Se JigSaw morrer, a doutora morre junto, pois fica presa em um mecanismo mortífero que detecta as batidas do coração de Jig.

A outra vítima é Jeff (Angus Macfadyen). Ele é uma pessoa amargurada pela morte acidental do filho e deseja ardentemente matar o responsável. JigSaw quer que Jeff aprenda a perdoar para terminar o jogo e manter-se vivo.

O terceiro filme mantém o padrão de mortes excruciantes, sangue e revelações surpreendentes. Porém, o primeiro filme da seqüência é indubitavelmente mais aterrorizante. O efeito da máscara de porco no apartamento do Adam enquanto a luz é apagada e ele tira fotos para poder enxergar, o médico cortando o pé, a expressão de terror do Adam (Leigh Whannell) na cena final e o próprio fim de “Saw 1” é surpreendente. Por falar em final, o filme poderia ser chamado de História sem Fim. Pelo visto, haverá “Saw 4”.