De 1 a 4 de maio tem Curso de Capelania Hospitalar em SP

Nos dias 01 a 04 de maio de 2008, será ministrado o Curso de Capelania Hospitalar nível 1 no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo, localizado à rua Pedro de Toledo, 1800, na vila Clementino em São Paulo. O curso será ministrado das 08:00 às 18:00 no anfiteatro B do Hospital.

O investimento é de R$ 180,00 por pessoa e poderá ser parcelado em até 3 vezes, sendo que o valor total deverá ser pago antes do evento para garantir a participação.

Para participar do curso é necessário a aquisição do kit ACEH completo.

Informações, inscrições e aquisição do Kit:
(11) 5088-8551, (11) 3896-1348 e (11) 3258-4133.

Coordenação geral do curso: Eleny Vassão de Paula Aitken.

A Capelania hospitalar é um ministério cristão que tem por objetivo acompanhar pacientes em hospitais para consolar, levar esperança e evangelizar. É um projeto, em primeiro lugar, de atendimento espiritual aos pacientes hospitalizados, bem como aos seus familiares, estendendo-se também aos profissionais da saúde e estudantes desta área.

OS 10 PONTOS DA CAPELANIA HOSPITALAR EVANGÉLICA
(Escrito pela capelã Eleny Vassão)

1: Convicta de que seu principal objetivo é consolar, levar esperança e vida através da apresentação da Pessoa de Jesus Cristo, Deus encarnado, Salvador e Senhor de todos aqueles que se arrependem de seus pecados e O aceitam como seu Salvador, tornando-se estes moradas do Espírito Santo de Deus.

2: Aceitar que esta mensagem, quando apresentada, leva a pessoa a se posicionar diante de Deus, ou para a Vida Eterna ou para a Morte Eterna.

3: Saber que a Pessoa que convence o Homem do pecado, da justiça e do juízo é o Espírito Santo de Deus, não o apresentador da mensagem. Por esta razão, devemos apresentar o Evangelho integral, confiados no conhecimento da Palavra de Deus e na direção do Espírito, mas descansar quanto aos resultados.

4: Os capelães e visitadores hospitalares devem ter, além de bom conhecimento de toda a Palavra de Deus, vida cristã digna, transparente e comprometida com Jesus, pois ele será a primeira “bíblia” a ser lida tanto pelos pacientes como pelos profissionais da saúde de um hospital.

5: Deve estar preparada para equipar os crentes para que procedam eticamente em ambiente hospitalar, respeitando suas normas, horários e relacionando-se respeitosamente com os profissionais da saúde.

6: Os capelães e visitadores voluntários devem se lembrar que as pessoas às quais vai ministrar são criaturas feitas e amadas por Deus, separadas dEle pelo pecado, espiritualmente mortas, mas que poderão ter vida ao receberem a Jesus como seu Salvador, e que é esta mensagem principal a ser dada.

7: Os membros da Capelania devem ser preparados para ouvir com respeito o paciente, identificando como Deus o tem preparado para descobrir as suas maiores necessidades espirituais através das experiências e vazio que está sentindo.

8: A apresentação das Boas Novas do Evangelho deve ser feita a partir dessas necessidades identificadas, apontando, através da Palavra de Deus, como o Homem pode encontrar TODAS as respostas para sua vida através da Palavra de Deus, a Bíblia.

9: A ação social deve estar associada à apresentação do Evangelho, como meio para mostrar às pessoas o cuidado e o amor de Deus, ao conhecer e suprir-lhe as necessidades materiais através de Seu povo.

10: Saber que, ao levar o paciente a conhecer a pessoa de Jesus, Ele estará lhe trazendo a “paz que excede todo o entendimento” através de Seu Espírito, Palavra e de pessoas capacitadas por Ele. Com isso, melhorando a sua resposta à hospitalização e tratamento, aumentando sua imunidade orgânica, trazendo-lhe esperança, segurança e alegria. Ele estará amadurecendo diante das tempestades da vida, extraindo delas preciosas lições e se tornando a cada dia mais semelhante a Jesus.