Um projeto de vida eficaz

    Se hoje fosse realizada uma pesquisa perguntando qual é o seu projeto de vida, o que você responderia? Certamente que, entre o momento da pergunta e o da sua resposta, seus pensamentos iriam longe e todos os seus sonhos passariam diante de seus olhos como num filme. Talvez você estivesse com planos de montar seu próprio negócio ou mesmo construir uma casa na praia. Talvez seu maior sonho seja casar-se e constituir uma família só sua. O fato é que todos nós temos algo a construir, algo a realizar. Mas será que o Senhor faz parte dos nossos planos?

    Quantos projetos são frustrados pelo simples fato de não terem a aprovação de Deus! Na verdade, na maioria das vezes, Deus nem é consultado, e desta forma se torna um mero plano humano, falível, muitas vezes sem objetivo definido.

    Planejamento. Este é um aspecto importante a observar quando pensamos em realizar algo em nossas vidas. Se observarmos este princípio, as chances de nossos projetos darem certo serão bem maiores. No planejamento temos a vantagem de prever alguns erros que poderiam prejudicar o projeto e impedir a sua conclusão com êxito. O sucesso do projeto vai depender de como nós o conduzimos. Precisamos também ter os objetivos bem definidos e dentro da vontade de Deus para sabermos como poderemos chegar lá. Muito do que fazemos não dá certo porque os objetivos não correspondem ao que Deus quer para as nossas vidas.

    Se quisermos verdadeiramente que nossos projetos se realizem, precisamos estar em sitonia com Deus e com Sua palavra. Deus não aprovará nenhum projeto que esteja em desalinho com suas diretrizes. Por natureza somos tentados a querer fazer o que nos apraz, porém não é o que nos agrada que interessa, e sim o melhor de Deus para nós. E nem sempre o melhor de Deus é o que nos agrada. Que o diga o Senhor Jesus!

    Além de planejamento e objetivos, é imporante sonhar. Os sonhos nos ajudam a manter viva a esperança de que um dia conquistaremos alguma coisa. Contudo, a mola que faz mover nossa esperança é saber que temos um Deus grande que nos conhece e supre todas as nossas necessidades. Se encarássemos com sinceridade as palavras no livro de Jeremias, saberíamos que o Senhor nos olha de seu Santo trono e nos diz: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jeremias 29:11).

    Deus sabe o que é melhor para nós e está disposto a nos contar se estivermos dispostos a ouvi-lo.

    “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do Senhor permanecerá” (Provérbios 19:21).