Solidão

    Uma das características mais marcantes de nossa época é o crescente número de pessoas que vivem solitárias, privadas do contato humano por vários motivos. Alguns estão sós por serem idosos e terem perdido a companhia do cônjuge de tantos anos e agora se acham sem rumo nem esperança, também pode ser pela solidão deprimente causada pelo divórcio, pela falta de trabalho ou pelo excesso dele, pela enfermidade física ou mental ou até pela escolha de certas pessoas que decidem viver sozinhas. Os hospitais, as clínicas e as casas de repouso estão superlotados, no entando esses internos se encontram a sós com seus problemas.

    Eles estão lá, nós aqui. Precisamos compreender mais o nosso dever de apresentar o nosso divino Amigo a essas pessoas solitárias. A voz do Senhor tem que ser ouvida através de nós. Assim como para escutar uma emissora de rádio precisa-se sintonizar o aparelho na freqüência correta, o cristão somente será uma testemunha de Cristo à medida em que prestar atenção à voz de Senhor para retransmiti-la aos outros. No decorrer do dia, essa voz deveria constituir um suave fundo musical, tranqüilizador e permanente, que resiste às mais ruidosas interferências, levando a paz e a companhia do Senhor para todos os aflitos e sobrecarregados que estivessem ao nosso redor.

    O problema é que muitos cristãos também se encontram solitários. Não porque Deus foi incompetente e não cumpriu Sua promessa de nunca deixá-los sós. Mas simplesmente porque essas pessoas afastaram-se tanto do Senhor que nem conseguem mais ouvir à Sua doce voz, quanto menos retransmiti-la a quem precisa dela.

    Precisamos nos dispormos cada vez mais, parar de pensar que nós é que devemos ser o centro de toda a preocupação de Deus e orar para sermos usados por Ele para levar a Sua amável companhia às outras pessoas que ainda nem se encontraram com o Senhor de nossas vidas. Se queremos ser vasos úteis e disponíveis ao Senhor, precisamos primeiro nos esvaziarmos para que o nosso Deus encha a nossa vida e assim transbordemos desse amor sobre as outras pessoas. Debaixo da graça de Deus elas nunca mais se sentirão sós.